Observatório Alviverde

04/04/2018

QUEM SERIA O MELHOR SUBSTITUTO PARA FELPE MELO?



Tenho ouvido, visto e constatado críticas fortes a Tchê-Tchê, Thiago Santos e, principalmente, a Moisés. 

Coincidentemente, são os jogadores do elenco que podem ser escalados para substituir o suspenso Felipe Melo no clássico que decide o Paulistão, domingo, contra o Curica.

Tais críticas, umas certas, outras erradas, ora justas, ora injustas têm sido contumazes a esses três atletas, o que me causa um certo desconforto e temor por não saber como reagirá o atleta escalado para um jogo de tal porte.

Tchê-Tchê, reconheço, de fato, pode ter caído de produção, mas, entre admitir a queda técnica, plenamente recuperável  e pedir a dispensa sumária de um jogador desse jaez, como muitos fazem, há uma distância quilométrica.

Que Thiago Santos é um jogador de condição técnica limitada, concordo plenamente, mas afirmar que não tem nível ou gabarito para jogar no Palmeiras trata-se de um formidável exagero.

Que Moisés, depois que retornou da cirurgia não reedita a sua brilhante performance do ano retrasado é inegável, mas afirmar que não está em condições de substituir Felipe Melo à altura é conversa para boi dormir.

Sendo objetivo em minha análise, quero dizer que, entre os três, pela ordem, o melhor substituto para iniciar o jogo contra o Curica, sem qualquer dúvida, é Moisés, um atleta que, para mim, está, apenas, sem ritmo de jogo.

Quanto mais for escalado, quanto mais jogar, mais, muito mais, Moisés estará apto a substituir Melo na posição que antigamente se chamava de "chefe de médios".

Liderança, tanto e quanto disposição em campo não lhe faltam e, se, do ponto de vista defensivo ele é inferior a Felipe Mello, do ponto de vista do apoio e da chegada ao ataque em muito o suplanta.

Ademais tem uma força de munheca descomunal que o permite lançar arremessos laterais ofensivos como verdadeiros cruzamentos em direção à área adversária, tanto e quanto habilidade para a cobrança de de faltas de qualquer distância.

Em relação a Tchê, imenso jogador, eu o preservaria no banco em face de sua versatilidade e facilidade para atuar em várias posições por qualquer dos lados do campo.

Thiago Santos é daqueles jogadores bons de grupo, obediente tático, eficiente, eficaz, capaz de substituir qualquer companheiro da zaga ainda que em situações extremas.

É utilíssimo se o jogo se torna violento ou passa da conta do ponto de vista físico porque ele é daqueles atletas corajosos que não têm medo de cara feia.  

Como Tchê-Tchê Thiago também de começar no banco pois, não obstante a sua inegável utilidade, em caso de qualquer problema que possa ocorrer com Moisés será ele o seu substituto.

Se Moisés conseguir no "derby" de domingo, render o que sabe e pode, o Palmeiras terá em campo um jogador mais completo e até de melhores condições técnicas que Felipe Melo, conquanto Felipe esteja jogando um bolão!

Quem você considera entre Moisés, Tchê e Thiago o melhor substituto possível para a vaga de Felipe Melo?

COMENTE COMENTE COMENTE