Observatório Alviverde

24/09/2012

A LUTA PELA SALVAÇÃO DO REBAIXAMENTO, NÃO SE LIMITA AOS RESULTADOS!



Meus amigos do OAV.

Não pude assistir ao Figueira 1x3 Palmeiras, mas vibrei muito com o resultado..

Cumpri, espartanamente, a obrigação de assistir ao casamento de um amigo, na mesma hora do jogo.. 

Por isto, deixei de postar no final de semana, esperando por um momento mais adequado, o término da rodada,  para analisar os novos números dela decorrentes.

Pode-se, a princípio, afirmar que, para o Palmeiras, foi uma rodada muito boa, acima das expectativas. 
@@

Deixem-me, primeiro, falar sobre o resultado em Floripa, excelente, e sobre a sua influência na rodada, excepcional....

Lembram-se de quando eu disse para que ninguém ficasse assustado ou alarmado com os números percentuais de rebaixamento que a mídia, sadicamente, divulgava a cada instante?

Os  92 % da semana passada, baixaram 10 pontos e, segundo o site Infobola e o matemático Tristão Garcia, agora é de 82%.
@@

Tudo ocorreu em consonância com a lógica e de acordo com  o que antecipei!

Os números percentuais refletem a posição das equipes em cada rodada, apenas e tão somente naquele momento em que os cálculos foram feitos.

A cada rodada mudam e, quaisquer previsões, a partir daí, são pura futurologia.

Como não tenho ascendência cigana, não uso turbante e nem leio bola de cristal, rendo-me, apenas, aos números.

A propósito por que a mídia não está falando que o percentual de rebaixamento, neste instante, reduziu-se drasticamente, com, apenas, uma única vitória?

Na verdade, tais numeros só podem ser analisados e considerados em termos de tendência, nada mais.
@@.

Para que qualquer equipe evolua na tabela e nos números, é necessário, antes de tudo, que vença e conquiste os três pontos.

Só depois disto, poderá torcer por resultados úteis. 

Sem a conquista da vitória, dificilmente os outros resultados vão interferir ou ajudar.

O Palmeiras só melhorou na tabela e nos números, porque venceu o Figueira.

Agora tem de, obrigatoriamente, continuar vencendo, pois se começar ao menos empatar muitos jogos, não escapa da segundona.
@@

Caso derrote a Ponte Preta na rodada que vem, o tal  percentual matemático de rebaixamento baixa ainda mais.

A partir daí os números alarmantes começam a se transferir para as equipes que concorrem à fuga do descenso, fazendo diminuir o nervosismo, as tensões e a obrigação de ter de vencer todos os jogos.

Se o Verdão obtiver duas vitórias seguidamente, os números, como num passe de mágica,  transmutar-se-ão para menos de 50%..
@@

Analisemos, então, a rodada de ontem!

Ganhamos o confronto direto com o Figueira, somando três pontos, indo a 23 ganhos.

Além de ultrapassarmos o Figueirense em pontos ganhos (23 x 22), passamos a ter uma vitória a mais, (6 x 5) e isso é muito importante.

Por consequencia,  entregamos o penúltimo posto aos "catarinas" , aumentando  para (-) 16 o saldo negativo de gols deles, ( o nosso é de (-) 11 ) evitando que que um adversário direto pontuasse, abrisse vantagem e melhorasse na tabela.
@@

Em relação ao Atlético GO, a diferença de pontos entre o Palmeiras e eles aumentou para três, (23 x 20), assim como o número de vitórias, 6 x 4, e o saldo de gols de (-11) para (-19)..

O lado negativo da derrota do Dragão para o Flamengo é que a urubuzada subiu para 31 pontos, aumentou a distância, oito a mais do que o Palmeiras, e  tem um jogo a mais a cumprir contra o Galo Mineiro.

Teria sido melhor se o Atlético houvesse vencido ou que houvesse ocorrido um empate, para colocar o Flamengo como um adversário a ser alcançado.

Com 31 pontos, oito vitórias, arbitragens favoráveis, e o apadrinhamento vergonhoso da CBF e da Rede Globo, torna-se difícil imaginar o Flamengo na segundona.
@@

No que respeita ao Sport, foi mantida a distância de quatro pontos que os pernambucanos estabeleciam sobre o Palmeiras desde a rodada anterior, embora persista um empate quanto às vitórias (6 x 6).

De qualquer forma, ganhamos algo, pois conseguimos ultrapassá-los no quesito saldo de gols e agora temos a vantagem de um gol (-11 X -12)
 @@

Em referência ao Coritiba, foi melhor que os paranaenses houvessem perdido, embora o empate fosse melhor pois seguraria os dois times e os impediria de deslanchar.

Menos mal que quem deslanchou foi o Sport, bem mais próximo do Palmeiras e,  praticamente, muito alcançável.

Com 28 pontos os paranaenses entram no bloco do rebolo, com apenas cinco à frente do Palmeiras,.

Os coxas ostentam a vantagem de terem obtido oito vitórias, de terem assinalado 38 gols.

Em compensação, com a derrota de ontem, diminuiu a vantagem do saldo negativo dos paranaenses em relação ao Palmeiras, passando para (-) 8 gols, isto é, só três a mais  do que o Palmeiras com, repetimos, (-) 11.
@@

Excepcional, sob todos os aspectos, a derrota do Bahia para o Inter, mantendo o tricolor baiano com 31 pontos, 7 vitórias, saldo negativo de -3 com 30 gols marcados. 

Como a "lua de mel" com Jorginho pode ter acabado, o tricolor baiano pode ter dificuldades contra o Botafogo domingo que vem em Pituaçu.
@@

A boa novidade foi o Náutico ter marcado passo na tabela. Com 31 pontos e em declínio, com mais uma ou duas rodadas poderá estar fazendo parte integrante dos times que lutam para não cair.
@@

A Portuguesa, com 32 pontos e 8 vitórias ainda corre alguns riscos, mas creio ser difícil que venha a lutar para não cair.

O time está arrumado, coeso e jogando um bom futebol, respaldado, na defesa, por um paredão chamado Dida, que alguns torcedores imbecis rejeitariam se o Palmeiras tentasse contratá-lo, da mesma forma que rejeitaram Júlio César, sob a estúpida alegação de que temos "uma escola de frangueiros, digo, de goleiros". Como são parvos...
@@

Temos, sim, de torcer contra o Atlético GO, Figueira, Sport, Coritiba, Bahia, Flamengo e Náutico, assim como temos de torcer para que times que estejam um degrau acima, também percam e entrem no grupo do rebolo, como Ponte Preta, Santos e Cruzeiro.

Lembremo-nos, sempre, que quanto mais times entrarem nessa funesta disputa, maiores serão as nossas chances de salvamento.
@@

Nada disso terá qualquer validade se o Palmeiras deixar de fazer a lição de casa, isto é, de vencer os seus jogos e ir, pouco a pouco, revertendo e revertendo e revertendo a situação até a inversão final dessa vexatória situação vivenciada pelo clube.

Não se iludam, também, que a tarefa seja fácil, posto que muita coisa negativa ainda vai ocorrer nos bastidores dessas batalhas contra o rebaixamento., 

Quem viveu anos e anos envolvido nas mesmas, sabe, perfeitamente, que a situação não será decidida, exclusivamente, dentro de campo.

Certamente, como sempre ocorre mas ninguém divulga, haverá muitos interesses e muita grana rolando paralelamente à competição.

Ocorrerão erros graves de arbitragem, se preciso iguais àqueles do Simon em 2009 que decidirão tantos jogos em detrimento dos clubes que não fazem parte integrante do esquema e do "status-quo" vigente no futebol brasileiro..

Muitos times entregarão alguns jogos visando a rebaixar os seus maiores rivais.

Como negar um fato tão recorrente desde a introdução dos chamados "pontos corridos" que dão azo e são um campo fértil a esse tipo de falcatrua.

Por isso eu pergunto:

Será que o Cu-rintia vai ganhar do Sport em Sampa, domingo que vem? 

Ganhará do Náutico dia 06 em Recife? 

Vencerá o Bahia dia 20/10 em Sampa? 

Derrotará o Atlético GO a 04/11 em Goiânia?

Ou vai entrar com um time misto toda a vez que enfrentar equipes que lutam o "campeonato do descenso" com o Palmeiras,. como aconteceu na derrota para o Figueirense a 05 de setembro em Floripa?
@@

Quem desconhece que a fuga do rebaixamento tem de ser profilática, antecipada, e nunca  no fragor de uma batalha encarniçada que envolve tantos interesses, principalmente os escusos.

Os times que não se cuidam - foi o caso do Palmeiras - ficam na mão do imponderável, pois os fatores que salvam e condenam as equipes ao descenso são implacáveis e transcendem os limites do que ocorre, exclusivamente,  dentro dos campos de futebol.

Vejam em que situação a incúria de Tirone e Frizzo e a incompetência de Felipão, como negá-la, nos meteram:

Estamos nas mãos da CBF, dirigida por um bambi fanático e engajado...

Da Comissão de Arbitragem que, tanto na antiga como na nova gestão, é CU-rintianíssima...

Dos árbitros inimigos e facciosos, corporativamente viciados em prejudicar o Palmeiras ...

Do famigerado STJD comandado pelo notório promotor-persecutor,  antipalmeirense histórico, Paulo Schmidt... 

De um clube marginal que, folgado e sem objetivos na tabela e no campeonato, pode dar-se ao luxo de entregar qualquer jogo...

Da Rede Globo, leia-se melhor, de seus diretores esportivos e tantos funcionários FDPs que querem ir á forra contra a hostilidade que recebem de nossa torcida.

FDPs mesmo!

Foram eles que causaram a incômoda situação de estremecimento no relacionamento entre as partes, humilhando o clube e a torcida, covardemente,  nas transmissões... 

A campanha global escancarada contra Valdívia segue seu curso porque eles não admitem que o Palmeiras possa ter jogadores acima da média;

São eles que excluíram o Palmeiras das transmissões ao vivo sob a falácia de que não dá audiência como as demais equipes.

Finalmente, estamos à mercê da maioria esmagadora da mídia paulistana, a pior do Brasil, que quer proporcionar um enterro de segunda à SE Palmeiras.
@@

A tarefa do Palmeiras, como se nota, é dificílima, mas, apesar de tudo, ainda está em nossas mãos a resolução.

Melhor, convenhamos,  teria sido a prevenção mas como esperar-se isso de dirigentes tão tacanhos e inexpressivos quanto os nossos que. não sem justa razão, são chamados pela torcida de "bananas".

COMENTE COMENTE COMENTE