Observatório Alviverde

13/11/2018

A MATEMÁTICA GARANTE: COM 78 PONTOS, TIME NENHUM TIRA O TÍTULO DO PALMEIRAS!



Por não ser bom em matemática declinei do Curso Científico e optei pelo Clássico.

Daí eu sempre dizer que a ciência de Pitágoras (aquele grego dos teoremas) retirou-me das carreiras técnicas e despejou-me nas humanas, fazendo de mim um jornalista, atraído que fui pelo maior veículo de comunicação de massas de minha época, o rádio esportivo.

A minha ojeriza pela matemática persiste, certamente pelo meu pouco saber da matéria e pelas dificuldades que tenho no trato desse assunto.

De qualquer forma agradeço à matemática por ter me encaminhado numa profissão para a qual sempre fui vocacionado, o jornalismo, preferencialmente o esportivo. 

Ela, a matemática, foi a grande alavanca de minha vida, levando-me à condição de autodidata, diplomado pela escola do mundo, justamente aquela que mais ensina e leva o ser humano ao saber, seja através da curiosidade, do interesse, da atenção, do exemplo, da imitação mas, principalmente, do amor e da dor.

Exatamente como disse em seu éstro o grande Francisco Otaviano.

"Quem passou pela vida em brancas nuvens e em plácido repouso adormeceu (...) foi um espectro de homem, não foi homem. Só passou pela vida, não viveu". 

Passei pela vida em nuvens de muitos matizes, jamais repousei de meus deveres e sou convicto de que muito pouca gente a viveu com a intensidade que vivi. 

Ainda bem, sobrevivi e estou aqui para contar as minhas histórias e para dizer que por mais que eu tente me livrar da matemática, não consigo, e, jamais conseguiria, haja vista que ela é perene em nossas vidas.

Vejam que acabei de dizer que o jornalismo foi a grande alavanca de minha vida, e assim que termino a frase que escrevi, me dou conta de que alavanca é uma palavra que lembra o grande matemático e físico grego Arquimedes, também físico e astrônomo, justamente  aquele que disse: "Deem-me um ponto de apoio e uma alavanca que eu moverei o mundo”.

Parafraseando Arquimedes conclui-se que o Palmeiras entregou a alavanca nas mãos do nosso "matemático da bola", o calculista Scolari, que, agora, já tem tudo até o -nosso- ponto de apoio para mover o mundo do futebol e garantir a décima conquista nacional do primeiro campeão mundial de futebol, a SE. Palmeiras.

Atendendo ao meu irmão que sugeriu o tema quero dizer que "para se mensurar as perspectivas de um time para a conquista de um título tem de se aferir os números do certame, de rodada a rodada".

Hoje, a possibilidade de o Palmeiras ganhar o título, segundo os matemáticos, é da ordem de 92%. 

Além do Palmeiras só outros três clubes têm chances matemáticas de chegar ao título: 
o Inter, com 5%, o Fla, 2% e o Grêmio que tem apenas 1% de chances. 

Esse é o panorama de hoje que só irá se alterar se o Palmeiras perder ou empatar contra o Flu na próxima rodada e os seus três perseguidores vencerem.  

Essa circunstância diminui o percentual de chances do Verdão pois desgasta a vantagem obtida, atualmente da ordem de 5 pontos.

Por isto é que eu digo (vou repetir) que o percentual de chances, só poderá ser auferido de rodada em rodada.

A forma mais prática para se estabelecer às chances reais de título, HOJE, é esta:

O Grêmio, com 58 pontos, vai disputar 15, e pode chegar, no máximo, aos 73.

O Fla, com 60 pontos, vai disputar 15, podendo chegar, no máximo aos 75.

O Inter está com 62 pontos, vai disputar 15 e pode chegar, no máximo, aos 77.

O Palmeiras tem 67 pontos, vai disputar 15 e pode chegar, no máximo, aos 82.

ENTÃO, matematicamente,

a) Quando o Palmeiras chegar aos 74 pontos elimina o Grêmio. Bastam 2 vitórias e 1 empate.

b) Quando o Palmeiras chegar aos 76 pontos elimina o Fla. Bastam 3 vitórias.

c) Quando o Palmeiras chegar aos 78 pontos liquida o Inter. Bastam 3 vitórias e 2 empates. 
PS - não estou considerando o imponderável dos critérios de desempate que se alteram a cada jogo, em que très vitórias podem ser suficientes, mas somente a vitória direta do Verdão.

ENCERRANDO O ASSUNTO NA PERSPECTIVA DE HOJE:
Considerando-se os números e as perspectivas de HOJE, o Palmeiras será matematicamente campeão somando 11 pontos, isto é, se conseguir 3 vitórias e 2 empates.

DETALHES IMPORTANTES: 
1) Consideramos tudo de uma forma geral levando em conta apenas os pontos ganhos e deixando de lado os critérios de desempate em que o Palmeiras dificilmente será batido.

2) Independentemente dos resultados que irão suceder, se o Palmeiras obtiver os 11 pontos, não pode mais existir erro, considerando-se que foi considerada a hipótese absurda de todos os concorrentes conseguirem a pontuação total.

3) À medida em que cada adversário tropeça as eliminações serão antecipadas e o Palmeiras diminui as suas necessidades de pontuação em relação a cada um deles.

Se o Palmeiras vencer o Flu e o Grêmio perder para o Curica, o time sulista já será carta fora do baralho.

PARA ENCERRAR: 
Na absurda probabilidade dos três adversários vencerem todos os jogos, o Palmeiras, se chegar aos 78 pontos, isto é, se obtiver  três vitórias e dois empates, será o Campeão Brasileiro.

Essa possibilidade, porém, não existe em relação a Fla e Grêmio porque os dois times vão se encontrar e medir forças no Maracanã, dia 21, pela 36ª rodada.

O Palmeiras, tem de entrar firme contra o Flu e tratar ganhar,  isto é, de fazer "per si" a pontuação necessária para ficar com o título. 

Desde que vença poderá paralelamente, dar-se ao luxo esperar por tropeços de seus adversários aumentar a diferença de pontos e antecipar a conquista!

COMENTE COMENTE COMENTE