Observatório Alviverde

13/04/2016

A MÍDIA INSISTE EM COLOCAR FRED NO PALMEIRAS, MAS É CONVERSA PRA BOI DORMIR. SE NÃO FOR, MATTOS SABE MENOS AINDA DE FUTEBOL DO QUE EU PODERIA PENSAR OU IMAGINAR!

 FRED

 Image result for fred fluminense
 Em bases modestas a contratação compensaria!

Fred, 32 anos, grande ídolo do Flu, na iminência de deixar o tricolor carioca por incompatibilidade com o novo técnico Levir Culpi , -dizem-, está na mira do Palmeiras.

Para mim não passa de "grupo", de noticia maliciosa, plantada com a finalidade exclusiva de tumultuar o ambiente palmeirense, às vésperas de duas importantes decisões, da Libertadores e do Paulistão.

Como os habituais detratores do Palmeiras estavam sem assunto para -conforme costume- incendiar a concentração, interpretaram da forma que melhor lhes aprazia uma resposta conveniente do presidente Paulo Nobre, através da qual intentam desconcentrar os jogadores do Verdão.  

Atendendo a um repórter que lhe perguntou "se Fred interessava ao Palmeiras", Nobre, política e elegantemente, obtemperou que "todo o bom jogador, em princípio, interessa ao Verdão".

Bastou a resposta educada para que uma catadupa de interpretações e de conclusões tomasse conta do noticiário, ainda que desprovidas de nexo, de lógica e muito longe da realidade.

Respeito todos aqueles que veem em Fred um grande artilheiro, um portento, uma panaceia e que tanto se encantam com a perspectiva desse jogador vestir a camisa palmeirense...

Entretanto sou de opinião que dar guarida a esse assunto, tanto e quanto considerá-lo, ao menos no momento atual, é um tiro no pé. 

Este bloguista, na atual circunstância, não aconselharia a ida de Fred para o Palmeiras e considera que se Mattos insistir na contratação desse jogador, vai dar uma prova cabal e definitiva de imaturidade tanto e quanto vai demonstrar que futebol é uma matéria para além de seu alcance. 

A minha preocupação é a de Cuca tomar à frente e, intempestivamente, exigir a contratação de Fred, de quem é amigo e com quem já trabalhou a exatos seis anos, haja vista que essa não é a prioridade do Palmeiras.

Quem não sabe, (qualquer criança sabe menos Mattos, Cícero e Nobre) que as principais necessidades e deficiências da equipe residem na ausência de um zagueiro central à altura da grandeza do clube (se houvesse boa vontade, respeito à base e ausência de interesses financeiros poderia ser Nathan) e de um armador de grande qualidade. 

Torço para que Cleyton Xavier, (estaria, ele, já recuperado e 100% apto?) seja esse jogador que comande a equipe em campo.

Quando digo que Fred com todo o seu prestígio não é a prioridade do Palmeiras, não significa que eu considere o "pretendido" um jogador desprovido de técnica ou um atacante inepto, desqualificado para vestir a camisa verde e branca. 

Sei, perfeitamente que, embora já esteja a caminho do ocaso da carreira, Fred ainda tem algumas achas de "lenha para queimar". 

Malgrado seus 32 anos e sua limitada mobilidade em campo, não o coloco no rol dos jogadores desprovidos de capacidade aeróbica, nem  no estágio físico terminal de um Zé Roberto. Ele ainda vai demorar um pouco para chegar lá...

Creio, mesmo, que Fred, em razão de sua boa técnica, da experiência adquirida e de sua condição de craque (da área, de área, só na área) ainda pode fazer muitos gols. 

Para isso necessitaria de um time que o acionasse e o procurasse o tempo todo, com um esquema tático visando, exclusivamente, ao abastecimento e ao atendimento de suas características de "atacante de referência", marca registrada desse jogador.

A tudo isso some-se o status que o acompanha (quem não sabe que Fred é uma grife) em relação ao novo grupo, inchado e desunido, que Cuca está tentando unir e que poderia desunir-se ainda mais.

Não obstante tudo isso, o Palmeiras tem quatro centroavantes, Barrios,  Alecsandro, Cristaldo e até Rafael Marques, embora o noticiário divulgado já adiante que o Palmeiras poderia incluir Cristaldo e Rafael Marques na negociação.

O principal entrave em um negócio desse jaez é o salário estratosférico que Fred recebe no Flu, da ordem de 800 mil reais, do qual, certamente, o jogador não vai querer abrir mão. 

Há uma informação circulando, segundo a qual o Palmeiras teria oferecido 500 mil reais a título de salários, mais alguns achegos por produtividade. 

Esses números, entretanto, eu os credito à criatividade e inventividade  de repórteres a um só tempo maldosos e sensacionalistas, pois o próprio negócio não pode ser colocado como uma realidade, mas, exclusivamente, como possibilidade. 

De um ponto de vista prático e lógico, não creio que o Palmeiras se disponha a pagar nem os 500 mil reais anunciados pela mídia...

Se o fizer, em meu entendimento, seria passar um atestado público de falta de visão, incoerência, e, sobretudo, de incompetência porquanto Fred não vale tamanho investimento.

Entretanto, como Cuca gosta muito do jogador e Mattos tem como lema a velha frase de Silvio Santos "tudo por dinheiro" eu já estou colocando as minhas barbas de molho.

Para finalizar quero dizer que não sou hipócrita e faço questão de deixar claro que em circunstâncias e condições de menor valia, isto é, mediante um preço justo e perfeito, compatível com as condições atuais de Fred, eu o contrataria.

Entretanto, conduziria o negócio à socapa, escondido, sem alarde, estardalhaço ou divulgações e somente ao final da Libertadores e do Paulistão, anunciaria a contratação, antes não!

Antes, proporcionadas todas as condições e dadas todas as chances para que CX-10 mostrasse se pode ou não ser esse jogador que tanto a torcida espera e com o qual tanto conta, e na tendente hipótese de Cleyton não poder, eu contrataria um camisa dez desequilibrante e e especial.

COMENTE COMENTE COMENTE