Observatório Alviverde

19/02/2021

PALMEIRAS TIRA OS BAMBIS DA LUTA PELO TÍTULO DO BRASILEIRÃO/2020!

 

O empate contra os Bambis, arrancado a fórceps no final da partida, evidencia que falta muito ao Palmeiras para ser aquele time que agrada de uma forma constante e consegue gerar confiança a sua torcida.

De qualquer forma valeu porque com esse empate o torcedor palmeirense bate no peito e diz: "outra vez, mais uma vez, tiramos os bambis da disputa de um título e desta vez foi do Brasileirão"!

É claro que poderia ter sido melhor e muito mais folgado porque apesar de ser um clássico, o "Choque Rei",  o Verdão enfrentou um time tecnicamente inferior e teve tudo ao seu favor para partir pra cima, se impor e conquistar um grande resultado em pleno Morumbi

Há que se registrar, porém, que Abel, que ainda não conhece o futebol brasileiro, respeitou demais o adversário e o enfrentou submisso ao jogo defensivo.

Como era de esperar, pouco ou nada conseguiu o Sr. Abel Ferreira, "mais perdido que cachorro em procissão" e sem saber exatamente o que fazer em relação ao time que pouco rendia.

Espero, firmemente que, para os dois jogos decisivos da Copa do Brasil contra o Grêmio, o português reaja, se reinvente e coloque em campo os seus melhores jogadores, respaldados por uma tática frutífera que os leve ao título.

Em minha avaliação a defesa está definida com Weverton, Marcos Rocha ou Maike,  Luan, Gomes e Viña. 

Só que não será nenhuma surpresa se Marcos Rocha voltar ao time principal, muito embora, em função da peculiaridade do time gaúcho, um time de jogadores muito altos, que cruza muito sobre a área, Maike, pela altura, seja o mais indicado.

Há, ainda, a perspectiva de Gabriel Menino começar o jogo na asa direita, indo ambos, Maike e Rocha para o banco de reservas. Nessa hipótese o time ganharia -muitíssimo- em marcação, em força, em segurança, em força ofensiva e em personalidade!

O meio de campo certamente será formado por Felipe Melo (apesar da veteranice o melhor de todos) e mais dois ou três, dependendo do sistema de tático a ser adotado. 

Se Abel optar pelo time mais defensivo terá Danilo, se ofensivo terá Patrick, conquanto exista a realíssima hipótese de ser os dois.

Eu, particularmente, entendo que o meio de campo mais provável terá Felipe Melo, Patrick (Danilo) e Zé Rafael mas  pode, também, ter até o versátil Gabriel Menino no setor, se ele não for aproveitado na lateral direita.

No ataque creio que Abel dará preferência aos seus dois melhores atacantes em disponibilidade, Rony e Luís Adriano, conquanto eu considere essa linha ofensiva sem grandes resultados e espere pelos retornos de Veron e Wesley, muito mais criativos mas ainda entrando em forma após demoradas recuperações de condição física. 

Ainda estamos, todos nós, esperando que Luís Adriano jogue bem, o que, ao menos até hoje, não aconteceu, tirante um ou outro gol.

Tomara que Veron e Wesley (que sentou no banco ontem) já possam estar aptos a entrar no time e que, criativos e individualistas que são,  possam novamente resolver da melhor forma os problemas de ataque do Verdão.

O jogo de ontem teve o poder de indicar caminhos a Abel mas se ele insistir com os mesmos jogadores com os quais vem insistindo, tipo Veiga, a situação do Verdão só tende a se complicar.

Sei, perfeitamente, que ele só pode contar com os jogadores inscritos e com aqueles que estão fisicamente aptos  e, em função disso, até entendo algumas de suas decisões aparentemente estapafúrdias. 

O que não pode é ele continuar insistindo teimosamente com o ineficiente Lucas Lima cujas entradas em campo estão longe de significar ou de acrescentar nada ao time do Palmeiras.

Para que não digam que não falei de flores, quero destacar os seguintes jogadores palmeirenses no confronto de ontem contra os Bambis, atribuindo-lhes notas:

Weverton - Sempre atento e bem leva uma nota 7. O Pênalti contra o Palmeiras foi batido de forma indefensável.

Na defesa destaco Viña embora sem um bom jogo ofensivo ontem à noite. Nota 7.

No meio de campo os melhores, disparadamente, foram Melo e Patrick. Nota 7 para ambos.

No ataque salvou-se Rôny pela batalha, pelo esforço e pelo gol marcado. Nota 7,5.  

Dos que entraram só Scarpa se destacou. Nota 7.

Abel Ferreira. Escalou mal, reclamou demais, levou cartão amarelo e está fora do próximo jogo. Não efetuou as alterações em hora apropriada e o time só ganhou embocadura ofensiva quando faltavam menos de dez minutos para terminar o jogo. Nota 6.

Leandro Pedro Vuaden não poderia ter apitado o "Choque Rei" sobretudo pelos antecedentes. O fato é que o tempo passa, entra ano sai ano e o Palmeiras tolera indicações como essa (desastrosas) para apitar seus jogos e fica quietinho, pianinho.

Já passou da hora de o Palmeiras meter a boca na lata antes dos jogos e reclamar persistente e teimosamente contra vários "sopradores de apito" que só fazem prejudicá-lo nos campeonatos. Vuaden é um deles e dos mais deletérios, por sinal!

Ontem assinalou de forma correta um pênalti para os Bambis, mas ainda no primeiro tempo havia deixado de marcar outro, visibilíssimo, em cima de Rôny.

Ao final do jogo, há quinze segundos (antes) do tempo final do espetáculo, impediu o Palmeiras de cobrar um córner, o que deixa bem claro que ele não tinha o menor interesse em acrescentar o tempo engolido pelo goleiro do São Paulo e, menos ainda, tinha qualquer ambição de que o Palmeiras vencesse. Ele não escondeu isso o tempo todo em que transcorreu o jogo.

O Palmeiras, agora, cumpre mais dois jogos pelo Brasileiro, sendo um em casa contra o Atlético Goianiense e outro aqui em BH contra o Atlético Mineiro.

Do ponto de vista da classificação no Brasileirão/2020, o Palmeiras, (57 pontos), com exagerado otimismo, agora só pode chegar em 3º lugar no máximo.

Se alcançar o máximo que pode, isto é, os 63 pontos, terá condições de superar, o Flu, o Galo Mineiro e o próprio São Paulo, mas, além de vencer os seus compromissos,  precisa que todos esses times percam pontos nos dois jogos que ainda têm a cumprir, o que é muito difícil, embora tenha um confronto direto contra o Galo aqui em BH.

Da mesma forma, caso o próprio Palmeiras venha a perder seus dois últimos compromissos,  poderá ser ultrapassado pelo Grêmio (56 pontos) e pelo Santos (53), hipótese na qual o time conquistaria um modestíssimo 8º lugar.

Agora é concentração total na Copa do Brasil e a nossa expectativa de que o time não nos decepcione e, ao menos, enfrente o Grêmio de igual para igual na Copa do Brasil.

Você acredita na perspectiva desse título?

COMENTE COMENTE COMENTE

HOJE É DIA DE "CHOQUE REI"! QUAL DOS DOIS TIMES OSTENTA MELHORES CONDIÇÕES DE VENCER?

Palmeiras e Bambis correm atrás da bola esta noite no Morumbi por motivos diferentes.

Os Bambis porque ainda têm u'a mínima condição de brigar pelo título e o Palmeiras porque continua a preparação para as duas partidas decisivas da Copa do Brasil contra o Grêmio.

Independentemente de qualquer outro aspecto o clássico pode facilitar os retornos de dois  dos mais importantes jogadores formados pela base: Veron e Wesley que estavam contundidos.

São dois reforços e tanto para o time se voltarem com o mesmo ímpeto da época em que foram obrigados a parar.

Este é o mais provável time palmeirense para o clássico desta noite, programado pra começar às  horas 21,30 H:

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gómez e Viña; Danilo, Felipe Melo e Raphael Veiga; Rony, Breno Lopes e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Este, o  mais provável Bambi:

SÃO PAULO: Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê e Igor Gomes; Luciano e Carneiro (Pablo). Técnico: Marcos Vizolli.

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data e Horário: 19 de fevereiro de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Onde acompanhar: Premiere  

O que você espera do Palmeiras para esta noite?

Qual dos dois time ostenta melhores condições para vencer?

COMENTE COMENTE COMENTE