Observatório Alviverde

23/11/2013

HOJE EU TIVE ORGULHO DE SER PALMEIRENSE!



Muito menos pela vitória de goleada, muito mais pela performance da equipe em campo, hoje eu tive orgulho de ser palmeirense.




Ontem eu dizia neste blog:
(sic)
"Não sei qual será a atitude ou a postura do time do Palmeiras, esta tarde, em Campo Grande, em um jogo, para o Verdão, de caráter essencialmente comemorativo". 

Hoje eu digo: 
A goleada sobre o Ceará, construída com o esforço e a dedicação de todo o elenco, foi convincente e não deixa a menor dúvida de que o elenco deu tudo de si pelo resultado positivo.

Ontem eu afirmava:
(sic)
O Palmeiras entra em campo, exclusivamente, para cumprir a tabela e receber o troféu alusivo à conquista do título brasileiro da Série B.

Hoje, obrigo-me a me corrigir:
O Palmeiras entrou em campo, cumpriu a tabela e recebeu, com méritos, depois de uma magnífica atuação, o troféu alusivo à conquista do título brasileiro da Série B.

Ontem eu duvidava da equipe, vocês se lembram?
(sic)
"Mas, a julgar pelo que tenho visto dos atletas alviverdes em jogos nos quais o Palmeiras abre vantagem e o time abdica de jogar, creio que haverá, sim, acomodação."

O que precisa ser dito hoje:
Com exceção de alguns minutos, ao final do jogo, com a goleada garantida em que o Palmeiras ensaiou o estúpido "olé", o time não abdicou de jogar e nem se acomodou em momento algum. A goleada estabelecida é a prova cabal de que o time foi responsável em campo e que não se acomodou.

Vejam qual era o meu estado de espírito em relação ao time antes do jogo:
(sic)

"Não me passa pela cabeça que a moçada entre motivada com grande disposição para o jogo e, muito menos, que se esforce no sentido de ter como objetivo primacial, derrotar o time do Ceará."

E hoje?
Vejo-me obrigado a reconhecer que a "boleirada"palmeirense, contratriando as minhas expectativas entrou em campo com muita gana, volúpia e enorme disposição, se esforçando, do início ao fim do jogo.

Eu supunha que fosse acontecer assim:   
"Imagino que o time entrará em campo e tentará jogar normalmente, porém sem muito esforço. Sou convicto de que o Palmeiras não apresentará, em campo, tudo o que sabe e pode.

Errei feio:
O time se esforçou e honrou a tradição da camisa do começo ao final do jogo, como de há muito não fazia.

Outros erros de cálculo na postagem de ontem: 
(sic)
"Se encontrar facilidades e o adversário não apelar para o jogo mais duro, mais pesado, mais disputado, o Palmeiras pode até lutar pelo resultado.
 

Mas, se o Ceará descer a borduna, estou certo de que a rapaziada palmeirense não vai encarar pois ninguém vai querer terminar o ano contundido ou em tratamento. 
Nessas circunstâncias, o jogo poderá ser mais favorável ao time nordestino."

O que tem de ser dito
O Palmeiras não encontrou facilidades embora, por seus méritos, tenha facilitado o jogo. Apesar de o adversário, em muitas circunstâncias, ter apelado para o jogo pesado, às vezes violento, ainda assim o Verdão não afinou e nem esmoreceu e o jogo, em momento algum foi favorável ao time nordestino..

Encerrando o assunto, eu disse, ontem:
(sic) " Definitivamente, o Palmeiras não vai fazer o chamado jogo da vida e nem terá como objetivo único e final derrotar o time alencarino.

A não ser que a equipe esteja embalada pela chegada de uma ou mais malas brancas de adversários dispostos a tirar o Ceará da disputa pela vaga da elite. Será?"


Verdade

O Palmeiras não fez o jogo da vida, mas por sua conduta e atitude em campo, mostrou que tinha como objetivo derrotar o Ceará ou qualquer que fosse o adversário.

Se houve ou não a influência de qualquer mala branca é impossível afirmar, mas não se pode creditar apenas a esse aspecto fictício ou subjetivo, a grande atuação da equipe palmeirense, hoje, em Campo Grande, acima de todas as expectativas.

C-O-N-C-L-U-S-Ã-O  

Hoje, o Palmeiras contrariou seus nocivos hábitos de tantos anos, que ajudaram a levar o clube a uma situação de constrangimento no cenário esportivo brasileiro.

A filosofia equivocada do derrotismo e da acomodação deixou, hoje, de nortear a atuação do time que parece ter acordando da letargia que o dominava há anos!

Muito mais do que a goleada clássica de 4 x 1 , o que mais me deixou satisfeito foi a mudança de atitude do time que, espero, possa se tornar rotineira a partir de agora.

Teria sido, apenas, em razão da entrega da taça de campeão?

Ou, também, da necessidade de uma autoafirmação?

Seria para homenagear a grande massa palmeirense de Campo Grande e de todo o Mato-Grosso do Sul, seguramente e sem favor a maior do estado, d-i-s-p-a-r-a-d-a-m-e-n-t-e?  Para que não digam que estou exagerando, já morei lá e conheço bem essa faceta!

Seria para jogar por Kleina que o elenco deseja continue à frente da equipe em 2014?
-
Independentemente de qualquer aspecto, citado ou não, o fato é que, desta vez, o Palmeiras não decepcionou.

Venceu e convenceu, jogando como campeão e como sempre adoraríamos que jogasse!

Parabéns ao grupo.

Que a atitude do elenco no jogo da Taça, contra o Ceará, não se restrinja, apenas, a hoje, mas que volte a ser, novamente, uma constante na vida do Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE

NOTA ZERO PARA VALDÍVIA
Valdívia foi a grande decepção, ontem, contra o Ceará.
Agiu de forma juvenil e indisciplinada quando a torcida pediu para que ele participasse do jogo
Deveria ser punido pela indisciplina explícita, indigna de um craque de seu calibre.
Tivesse eu algum poder no Palmeiras, o puniria .
Em vez de retribuir o carinho da torcida que exigia a sua presença em campo, preferiu o pugilato!
É "máscara" demais para o meu gosto!

NOTA NOVE PARA ODINEI RIBEIRO
Um dos narradores mais criticados neste espaço, Odinei Ribeiro realizou, hoje, excelente transmissão no jogo da Taça entre Palmeiras x Ceará.
Em razão disso, faço questão de publicar a foto do narrador do PFC.
Desta vez, ele mereceu!
Biografia | Site Odinei Ribeiro
Odinei Ribeiro transmitiu muito bem o Palmeiras 4 x 1 Ceará em Campo Grande.

Além de acompanhar os lances com precisão e sem trocar os nomes, soube valorizar, no relato. a vitória do Palmeiras, os atletas e o clube.
Criticou com acerto a infantilidade de Valdívia e manteve o público inteirado sobre a dança da classificação da série B (AD)

PALMEIRAS X CEARÁ NÃO SERÁ UM JOGO FESTIVO!


PALMEIRAS RECEBE A TAÇA DA SÉRIE B NO MORENÃO, EM CAMPO GRANDE  MS.



SERÁ QUE O VERDÃO VAI LUTAR PELA VITÓRIA?

RECEIO QUE NÃO E EXPLICO PORQUÊ!

Com 59 pontos, ao lado de Sport, Figueirense e Icasa, mas em 6º lugar por causa dos critérios de desempate, o Ceará necessita, prementemente, de uma vitória sobre o Palmeiras.

Se perder, o "Vovô" nordestino fica mais longe da classificação, haja vista que só existem mais duas vagas em disputa. Palmeiras e Chapecoense já abiscoitaram as duas primeiras.

Não, não vou gastar meu precioso tempo pesquisando as perspectivas de todas essas equipes.

O que interessa, a nós palmeirenses, é, apenas, sublinhar que o Ceará, esta tarde, vai lutar pela sobrevivência, o que o torna um adversário belicoso e perigoso, muito mais do que de costume.

Não sei qual será a atitude ou a postura do time do Palmeiras, esta tarde, em Campo Grande, em um jogo, para o Verdão, de caráter essencialmente comemorativo. 

O Palmeiras entra em campo, exclusivamente, para cumprir a tabela e receber o troféu alusivo à conquista do título brasileiro da Série B.

Mas, a julgar pelo que tenho visto dos atletas alviverdes em jogos nos quais o Palmeiras abre vantagem e o time abdica de jogar, creio que haverá, sim, acomodação.

Não me passa pela cabeça que a moçada entre motivada com grande disposição para o jogo e, muito menos, que se esforce no sentido de ter como objetivo primacial, derrotar o time do Ceará.

Imagino que o time entrará em campo e tentará jogar normalmente, porém sem muito esforço. Sou convicto de que o Palmeiras não apresentará, em campo, tudo o que sabe e pode.

Se encontrar facilidades e o adversário não apelar para o jogo mais duro, mais pesado, mais disputado, o Palmeiras pode até lutar pelo resultado.

Mas se o Ceará descer a borduna, estou certo de que a rapaziada palmeirense não vai encarar pois ninguém vai querer terminar o ano contundido ou em tratamento. 

Nessas circunstâncias, o jogo poderá ser mais favorável ao time nordestino.

Definitivamente, o Palmeiras não vai fazer o chamado jogo da vida e nem terá como objetivo único e final derrotar o time alencarino.

A não ser que a equipe esteja embalada pela chegada de uma ou mais malas brancas de adversários dispostos a tirar o Ceará da disputa pela vaga da elite. Será?

Você espera o que do jogo de hoje?

COMENTE COMENTE COMENTE