Observatório Alviverde

05/10/2015

O DESASTRE PALMEIRENSE EM CHAPECÓ!


 Resultado de imagem para O RETRATO DA VERGONHA


Qual foi, mesmo, o placar do jogo de ontem?
Contemos bem devagar para não perder a conta:

Chapecoense 1, 2, 3, 4, 5 X 1 Palmeiras mas podia ser mais!

Um acinte, um desrespeito, um deboche, uma vergonha! 

I-n-a-c-e-i-t-á-v-e-l.

I-n-a-c-r-e-d-i-t-á-v-e-l! 

Cúmulo da ineficiência!
Auge da incompetência!
Desastre dos desastres!
Catástrofe!
==============================

O culpado pela degringolada em Chapecó não foi, isoladamente, Egídio.
Coloquem, também, na conta do obstinado turrão Marcelo Oliveira.
Bi-campeão brasileiro é bi-perdedor da Copa do Brasil com o Coritiba.
Se não se cuidar está caminho do Tri, agora à frente do Palmeiras.

==============================
Há quanto tempo venho dizendo que Oliveira muda tudo no Palmeiras, exceto o manjadíssimo 3-2-5-1, esquema do qual não abre mão sob nenhuma hipótese. 

Ele prefere escalar errado, jogar recuado e acuado feito time pequeno, sempre sob pressão, em contragolpes, à base da bola parada e do jogo aéreo, do que colocar em campo os melhores jogadores de que dispõe no elenco. Por isso o Palmeiras perdeu completamente a capacidade de acuar o adversário e de impor o seu ritmo. 

Parece que Marcelo ainda não se deu conta de que é técnico de um clube gigantesco e de dimensões nacionais que atende pelo nome de Palmeiras

Ou este OAV não vem dizendo isto há tempos, tanto e quanto repetiu tudo no "post" de sábado passado? 

Ou este blog não cantou a pedra antes ao dizer que 
 (sic)
"Oliveira não abre mão de seu esquema inicial, e, para não desmanchar o 3-2-5-1 prefere tomar sufoco a sufocar o adversário e não escala o argentino Allione, disparamente melhor e de muito mais mobilidade do que o limitado Amaral."

Ou este OAV não disse, também, que 
(sic)
"A experiência me diz que o Palmeiras tentará ganhar o jogo na chamada bola parada ou pelo alto. O risco será alto, na medida em que a Chapecoense é um time muito rápido que, se tiver  espaço, contra-ataca sempre com muito perigo." 

Teria sido, porventura, o jogo, diferente daquele que previmos?

E, quanto ao time que iniciou o jogo, lembram-se do que dissemos?

(sic)
" Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio. Amaral, Arouca, Rafael Marques, Dudu e Jesus. Lucas Barrios. 

Eu, particularmente, não jogaria com esse time. E você?"
==============================

Até quando o complexo de Robin Hood, isto é, a mania de tirar pontos dos grandes, mas entregá-los aos pequenos e aos necessitados continuará contaminando a alma palmeirense?

Até quando a Leal continuará sendo refém da mediocridade de times e de jogadores mercenários, sem identificação com o clube, indiferentes, frios, entregues, sem corpo, sem alma, sem rumo e sem palma?

Até quando a torcida sonhadora e imatura e as diretorias incompetentes que se sucedem no comando do clube continuarão repelindo a base e contratando jogadores sem o menor vínculo afetivo com o clube ou qualquer outro que não seja o interesse pelos salários praticados? 

Esses 1 x 5 têm de servir para algo útil e para demolir a falsa imagem de que, indo ao mercado e contratando muito, todos os problemas do clube estarão resolvidos.

Lembram-se do que eu disse em relação ao que chamei de "cornucópia" das contratações de Mattos, sem que, sequer, o técnico estivesse contratado? 

Que o Palmeiras, bom ou ruim, tinha uma base de jovens da temporada passada e um craque, (o que nem todos tinham ou têm) e que possuia um time base bom, porém a ser trabalhado como um "plus" para 2015. 

Tudo isso, é óbvio, reforçado por algumas contratações pontuais de jogadores experientes visando à formação de um time jovem e vencedor".

Ou, por que, imaginam vocês Mattos prescindiu do único craque de que o elenco dispunha? 

Simplesmente para que fosse aberta a vaga para uma contratação forte e de grande impacto, de 2015 para 2016. 

Se Mattos não queria Valdivia no Palmeiras, por que, então, fez de tudo para encaminhá-lo ao Cruzeiro? 

Fique claro, novamente, não estou reivindicando nada a respeito do chileno, mas, apenas e tão somente lembrando e registrando a falta de visão de Mattos, que gastou milhões (nunca o Palmeiras investiu tanto em contratações nos últimos anos) sem conseguir formar, sequer, um time de respeito.

E àqueles que vassalamente o chamam de Mittos eu só digo o seguinte: com dinheiro na mão, até eu e você,  irmão! E, garanto, faríamos, até, melhor! muito melhor!
==============================

1) Está certo que a Av. Egídio de Araújo Pereira Júnior esteve completamente aberta ao tráfego ontem em Chapecó. Mas, se MO, sabia, perfeitamente, das deficiências do jogador em termos de marcação e de recuperação por que não reforçou a cobertura no setor? Por que quando ele efetuou as alterações olhou, apenas, o lado direito onde havia problemas menores? Estaria ele, taticamente, estrábico?
==============================

2) Por que tanta insistência com o limitado Amaral, que, decorrido quase um ano de contrato e uma temporada, ainda não disse a que veio, em que pesem tantas oportunidades? Giroto, apesar do gol salvador contra o Inter, a julgá-lo pelo que mostrou até agora, não é jogador para o Palmeiras. Girotto, não bastasse Alain Patrick, é a prova cabal de que Mattos, (conforme este blog disse quando de sua contratação), não conhece nada de futebol! E houve gente que entrou no blog para dizer que estávamos "perseguindo" Mattos e "trabalhando" contra ele ...
 ==============================

3) Por  que o Palmeiras, mesmo quando enfrenta times de menor categoria e expressão, além de usar, sempre, o mesmo esquema, sem variantes e sem escalar os melhores jogadores de que dispõe, fica na espera feito time pequeno, jogando, exclusivamente em contra-ataques? 
 ==============================

4) Por que o time, decorrido tanto tempo e cumpridos tantos jogos, revela-se incapaz de sair jogando, de tocar a bola com envolvimento ao adversário e restringe-se à condição de time de bola comprida embora sem jogadores com características ou capacidade para tal? Por que Prass só tenta a ligação direta há tanto tempo e devolve a posse de bola ao adversário em 90% das cobranças de tiros de meta ou na reposição de bola?
==============================

5) Por que, ontem, em Chapecó, Marcelo Oliveira manteve Lucas Barrios, o poste, que já contra os bambis houvera revelado completa ineficiência, nulidade e inutilidade? Por que o mais paraguaio entre todos os argentinos do futebol brasileiro voltou a ser titular? Se Alecsandro não é o suprassumo dos centroavantes, ao menos tem mobilidade, empenho e, sobretudo, força de vontade. Mas Mattos não garantiu que Barrios seria o substituto de Valdívia? Nem no papel!
============================== 
6) Por que Gabriel Jesus, após tantas e calamitosas apresentações consequentes não apenas da momesca máscara atarraxada ao rosto , mas, principalmente, do esquema de jogo, ainda não voltou para o banco? Por que só ele, que não era o mais eficiente entre os juniores, foi aproveitado? Por que Juninho, para se dar só um exemplo, até hoje, sequer foi testado? 
==============================
7) Por que renovaram o contrato de Zé Roberto que, do jeitinho dele, só joga os jogos que lhe interessam e precisa, invariavelmente, de uma semana para se preparar? Mas não era isso que tanto criticavam em Valdívia? Então quer dizer que o velhote, só porque se empenha nos treinos e concede entrevistas otimistas, pode, a seu bel-prazer, continuar fazer apenas o jogo que melhor lhe aprouver? Quem não percebeu (só otários, mesmo) que ele fugiu do jogo de ontem em Chapecó? Já chega desse tipo de jogador, falso exemplo, falso moralista! Em razão da goleada de ontem ele será glorificado e tido como imprescindível, quando, na realidade não passa de um mediano que se sair, não fará a mínima falta na temporada que vem. E, no entanto, vão pagar quase 500 paus por mês a um jogador de provectos 41 anos, que atua, no máximo, quatro vezes por mês se esquecendo que a cada ano decorrido, o seu futebol diminui e o seu físico deteriora. O Palmeiras merece coisa melhor e alguém mais estável!
============================== 

8) Por que o time do Palmeiras é tão fraco na marcação, tão frouxo no jogo e tão sem força de vontade? Será que a boleirada não tem discernimento para ver e seguir o exemplo da curicada,  que consegue jogar, sempre, um futebol consistente e solidário, em que um jogador cobre outro e não tem bola perdida desistência de marcação ou bola perdida por desleixo, tipo aquela do Gabriel Jesus contra os bambis que redundou em outro gol tomado? 
==============================

9) Em um jogo atípico, no qual não se salvou ninguém, nem Prass, o Palmeiras teve alguns jogadores nulos, estáticos, que só jogaram quando a bola lhes chegou aos pés. Barrios, Egídio, Gabriel Jesus e Amaral foram assim, mas a má atuação não foi exclusividade de nenhum deles. Rafael Marques parecia um morto-vivo e Dudu ficou descoroçoado diante da ilha de mediocridade que o cercava. Lucas, Jackson, Vitor Hugo, Girotto, João Pedro e até o substituído Arouca, mesmo sem jogar bem, correram pelos que não correram, mas foi insuficiente. Um time sem solidariedade em que poucos trabalham e muitos se encostam, não vai chegar a lugar algum, senão ao patamar do fracasso.
==============================  

PERGUNTA FINAL A NOBRE!

Mattos (incipiente em futebol), com toda aquela dinheirama de 2015 na mão, escolherá os novos reforços para 2016 ainda que sem a definição de quem será o novo treinador?

Ou o seu (provado, comprovado, ratificado e inegável) fracasso em 2015, per si, não vai bastar para que se imponha um limite à cornucópia?

Continuaremos a construir nossa casa a partir do telhado sem o aproveitamento da base deste ano e com nova leva de mercenários?

COMENTE COMENTE COMENTE
Anônimo
NA TV 
Muito boa a transmissão de Milton Leite, exceto pelo fato de continuar repetindo as piadas de início de carreira, ainda do tempo da TV Jovem Pan, que passaram a "encher o saco" dos telespectadores.
 
Leite, como de hábito, incorreu novamente na falha do excesso de comentários. Se ele gosta tanto assim de comentar, por que não vira logo um comentarista? 
 
Ontem Leite não engoliu a voz e transmitiu com vibração o jogo inteiro: Detalhe: o Palmeiras sofreu um gol logo de cara, o que, certamente, muito contribuiu para tal.
 
Muito bons os comentários de Noriega, salvo o seu ingente empenho (desnecessário) em livrar a banda global da informação dos lances que suscitam dúvidas aos árbitros. 
 
Todos estão carecas de saber que isso já acontece há muito tempo e que alguém informa aos árbitros, muito provavelmente, o delegado do jogo e que as medidas cabíveis são tomadas na medida exata do prestígio de que cada time desfruta junto à TV.
 
Ontem, após tantas primaveras e verões o Palmeiras, finalmente, foi beneficiado, com a ressalva de que nunca se falou tanto no assunto na sequência de uma transmissão tanto e quanto se falou ontem, dando a impressão de que o Palmeiras fora beneficiado, quando se sabe que, simplesmente, fez-se justiça, nada mais. 
 
É preciso acabar com essa hipocrisia e com as mentiras como aquela de Guerra quando do jogo Corinthians x Santos (AD)