Observatório Alviverde

30/09/2015

HOJE É PRA VALER! QUEM VENCER ESTARÁ A QUATRO PASSOS DO TÍTULO!


 Resultado de imagem para primeiro passo


Respondam-me, primeiro e antes de tudo, o que representam cinco passos na trajetória gloriosa de um time decidido a se tornar campeão?

Teoricamente, fáceis, praticamente difíceis, não podem ser vistos, nunca, como impossíveis.

Mas, tanto para que o Verdão dê mil passos, como para os cinco -decisivos- de que precisa, é necessário, antes de tudo, que seja dado o primeiro, esta noite contra o Inter. 

De qualquer forma, na qualidade de palmeirense, orgulho-me em saber que o Palmeiras está a cinco passos de mais um título importantíssimo em sua trajetória de clube de primeira grandeza do futebol brasileiro!

E o está, ainda que a mídia "bosteje" tanto a respeito de um pretenso "tabu" contra os gaúchos, aspecto que faz tanta questão de usar e cultivar quando se trata do Palmeiras.

Dizem, alguns palmeirenses, que a ação midiática é uma forma de menosprezo ao time que tanto combate, mas, dizem outros, que é uma forma de pressioná-lo, potencializando as dificuldades do time e exacerbando-lhe as responsabilidades da decisão.

De minha parte, prefiro isolar essas ilações e pensar positivamente, ciente de que, como diz o título de um famoso livro de autoajuda, da autoria de Robert H Schuller,  " O Pensamento Da Possibilidade Conduz Ao Êxito". 

Por isso, em relação ao jogo desta noite, penso, apenas e tão somente, na possibilidade, ainda que se corra o risco da impossibilidade que, também, faz parte do jogo!

A propósito, acho que já disse isto neste espaço, mas volto a dizê-lo porque, além de pertinente é de grande utilidade.  " Se não existe possibilidade de fracasso, a vitória é insignificante". (Robert H. Shuller)

Se o Inter fosse o "Arranca Toco FC de Brasilandia" ou o "Quebra Dedos de Currais Velhos" e o Palmeiras não corresse nenhum risco de perder, o jogo de hoje não teria tanto significado e nem mobilizaria um público tão grande como o que vai lotar o Allianz Parque.

Além do adversário à altura, forte, tradicional e qualificado, o que vale nessa relação é que o Palmeiras, do ponto de vista do futebol, depende, hoje à noite, exclusivamente, de suas próprias forças para entrar no Olimpo.

A escassos cinco jogos, da conquista de mais um título da Copa do Brasil e da classificação para a Libertadores, o Verdão não pode, esta noite, sob qualquer hipótese, entregar a rapadura.

Se o fizer causará outra grande decepção à "Leal" que tanto o apoia e que tanto o incentiva há tantos anos, desde a controvertida Mancha paulistana ao mais modesto torcedor do interior.

Ninguém, nunca, jamais e em tempo algum fez uma palestra aos jogadores (aposto que não) mostrando o tamanho e a grandeza da torcida palmeirense.

Este, um dia de decisão para o futebol, o carro-chefe da SE Palmeiras, não é uma data propícia para se fazer críticas...

Obrigo-me, no entanto, a dizer que os "presidentes" do Palmeiras, antes de Nobre, mostraram-se incompetentes para gerir um time de futebol, com raríssimas exceções.

Ao colocarem, invariavelmente, a tal Sociedade Esportiva à frente do futebol, se esqueceram que a razão precípua da constituição e fundação da Società Sportiva Palestra Itália é o próprio futebol.

Em razão disso, temos tido, sempre, times de menor expressão do que os nossos adversários que não cometem o equívoco de colocar o clube sem sobreposição ao time. Os Curicas são o maior exemplo de que o clube deve, apenas, legalizar e legitimar o time, nada mais que isso!

Por essa razão e tantas outras, os dirigentes e os sócios da Sociedade Esportiva, tanto e quanto os torcedores que residem em São Paulo não podem se colocar, como tantos gostam de fazê-lo, como proprietários exclusivos do futebol do Palmeiras.

Muitos ainda vivem 1914 arvorando-se em donos de um clube que, hoje, tem uma das maiores torcidas do país.

Desde o milagre do rádio que o Palmeiras, deixou de ser uma propriedade exclusiva de italianos da cidade de São Paulo e passou a ser um patrimônio mais do que paulista, de âmbito nacional e de todas as etnias que compõem o povo brasileiro, do Oiapoque ao Chuí, do Moá ao Pontão do Seixas.

É isso o que precisa ser dito aos jogadores cuja maioria não tem a menor ideia do tamanho, da grandiosidade e da dimensão da torcida palmeirense por todo o país, valores esses que a mídia paulistana nega existir, mas que, paradoxalmente, controvertidamente, tenta, de todas as formas, destruir e ninguém tenta destruir o que não existe.

Um Brasil inteiro de palmeirenses estará, esta noite, à frente da televisão torcendo por aqueles que vão representá-lo dentro de campo.

O técnico e os jogadores do Palmeiras precisam estar conscientes de que serão apoiados, integralmente, por um formidável exército de torcedores, "al di la"  das cadeiras do Allianz Parque, e que estarão defendendo a gloriosa "maglia" do maior time verde do planeta.

Avanti Palestra! 

COMENTE COMENTE COMENTE