Observatório Alviverde

07/09/2012

FELIPÃO NÃO INVENTOU. ESCALOU O MELHOR TIME E PARTIU PRA CIMA DO SPORT! O PALMEIRAS MOSTROU QUE TEM TUDO PARA REAGIR E EVITAR O REBAIXAMENTO!



Jogamos um bolão contra o Santos e, no entanto, perdemos.

Não jogamos nada contra a Portuguesa e também perdemos.

Fizemos ótimo jogo contra o Grêmio, e empatamos.

Voltamos a jogar muito contra o Sport, e vencemos.

Por favor, não venham com a ladainha de que o Sport é fraco, pois não existe time fraco neste Brasileiro

Vamos, ainda que tenhamos criticado Felipão e a equipe em um determinado momento - eu mesmo critiquei - reconhecer que o time jogou muito bem e não concedeu qualquer chance ao adversário.
@@

O Palmeiras, ontem, no velho Pacaembu, voltou a jogar como sabe, exibindo-se como time grande e ditou cátedra em campo.

Confesso-lhes, sinceramente, sem querer ser piegas, que senti uma certa nostalgia dos memoráveis tempos da Academia, malgrado a diferença técnica e individual abissal entre os times, do passado e o do presente.

O que marcou, ontem, contra o Sport e induziu-me a lembrar de nossos times antigos e dos tempos de tantas glórias e de tantos títulos, foi a completa entrega da equipe em busca do resultado planejado e colimado.

Os jogadores pareciam estar cientes de que lutavam pela sobrevivência e, por isso, davam tudo de si, correndo sem parar, marcando forte, lutando estoicamente pelos três pontos em jogo.

O Palmeiras esteve longe de ser brilhante, mas encarnou a eficiência através de um futebol solidário, corporativo, cooperativo, passando a impressão, a quem via o jogo pela televisão, que só havia jogadores de verde dentro de campo.

Deu gosto de ver o time mostrar em campo que tem atletas responsáveis, de brio e de caráter, dispostos a tirar o Palmeiras, o mais rapidamente possível, da situação incômoda, ameaçadora e preocupante em que ainda se encontra  

As contusões, as comemorações exageradas pela conquista da Copa o Brasil, a demora na premiação, o esquema tático deficiente, a filosofia exclusivamente defensiva, a falta de definição de um time base, titular, a roubalheira dos árbitros e os problemas psicológicos decorrentes de tudo isso foram superados ontem no Pacaembu, e, esperamos, seja em definitivo.

O domínio da equipe palmeirense foi inteiro, completo, amplo, total, do começo ao fim da partida.

Apesar disso, como é de costume, o argumentador Vilaron, do Sportv, não se dignou, em tempo algum, a registrar ou destacar,  o que as imagens escancaravam, da completa supremacia palmeirense.

Vilaron conseguiu comentar o jogo inteiro analisando o jogo sob o prisma do Sport, como se o Sport fosse o Palmeiras e o Palmeiras fosse o Sport. Isso tem nome e se chama, em bom português, de estrabismo profissional, ou, se preferirem, de miopia profissional..

A grande indagação é quando que o Sportv vai parar de apequenar esse gigante verde que os olhos míopes de seus profissionais não conseguem enxergar? .

Jota Júnior, que vinha se constituindo no melhor narrador do Canal quando dos jogos do Palmeiras, pareceu-me incomodado com o gol de desempate do Palmeiras.

Só assim para que se compreenda a razão pela qual ele, que vinha executando um relato p-e-r-f-e-i-t-o parou de narrar o jogo e, de uma hora para outra, virou comentarista do Sport, do Sport, do Sport!

@@

Nem com mais de 30 mil pessoas no estádio os caras querem admitir a grandeza do Palmeiras e como é de costume na mídia paulistana, tratam o clube como o "patinho feio" do futebol paulista.

É  i-n-a-c-r-e-d-i-t-áááááááááá-v-el  a falta de visão da maior parte da imprensa esportiva paulistana que quer negar aquilo que está mais na cara do que a barba de papai noel da condição do Palmeiras como clube de massa, mas tratado como um clube tipo América Mineiro, Paraná Clube, Juventude, Anapolina e outros em seus estados de origem em relação aos times de elite.

Interessante é que quando cobrem os jogos do CU-rintia, tudo é lindo e maravilhoso porque a "FIEL", sim, é que sabe fazer a festa, que sabe colorir (de preto e branco? HAHAHAHAHAHA) os estádios de futebol, sendo focalizada à exaustão, o jogo inteiro por todos os canais.

@@

Jota Júnior não falou, não realçou uma única vez que fosse, a beleza do espetáculo proporcionado pela torcida palmeirense, que as câmeras do Sportv, embora apenas de relance, transmitiam para todo o país e, por extensão, ao mundo.

Será que o Sportv proíbe os seus profissionais de elogiar o Palmeiras, ou, mesmo, de reconhecer até aquilo que as câmeras estão mostrando?

Marcelo Lima Henrique, o soprador de apito.  castigou o Palmeiras o tempo todo, invertendo as pequenas infrações, deixando a becada do Sport escoicear a vontade, economizando nos cartões.

Valdívia, sempre marcado por um bolo de três ou quatro adversários sofreu mais do que sovaco de paralítico e apanhou o tempo todo, sob os olhares sádicos e cúmplices do árbitro carioca, mas Vilaron não tocava no assunto que saltava aos olhos de quem assistia pela TV.

Faça-se justiça a Vilaron que acertou em cheio nos lances de Valdívia e Obina, ao dizer, de pronto, que não houvera pênalti em nenhum deles. Acertou e ganhou pontos e credibilidade ao menos de minha parte.

O que ele e TODOS os comentaristas paulistas do Sportv precisam colocar em prática quando transmitem os jogos do Palmeiras é dar ao time, na hora da análise, a mesma importância que dão aos outros três grandes e parar de analisar somente o adversário. Isso, além de revoltante,  já encheu o saco! 

No Figueirense x CU-rintia eles só falaram no CU-rintia, que jogava com um mistão. 

No Bahia e SP só falaram no Bambi.  

E assim segue o curso da injustiça, atrelada, em cangalha, com a mediocridade, a que eu prefiro chamar de falta de visão mas, que, pode ser,sim, e é muito mais provável que seja, implicância e má vontade total  contra o Palmeiras.

@@

Pela primeira vez Felipão tirou o chapéu de Santos Dumont e não inventou. Colocou em campo exatamente o que tinha de melhor e liberou o time para atacar. 

Deu no que deu, uma vitória importantíssima e que pode ser o marco de uma recuperação total.

O que o jogo de ontem mostrou, categoricamente, é que o Palmeiras, completo, tem time suficiente para alçar voos mais altos neste segundo turno e escapar do rebaixamento até com uma certa tranquilidade.

@@

Vou apresentar a "relação" dos jogadores que se destacaram individualmente, deixando o comentário do jogo por conta de cada um de vocês.

TODOS!
@@

Ontem fomos, de fato, um time de futebol.

Mas Ramos e Tiago Heleno na defesa,  

Correa, Henrique e Tiago Real, na meia-cancha, jogaram muito.

Real, realmente, reinou e foi o melhor entre todos!

Mas que o time com o craque Valdívia é muito outro, ninguém discute.

Menos a turma da mídia que decretou, há muitos anos, que o Palmeiras não pode ter nenhum craque. 

Pobre mídia!

@@

O importante é que vencemos, convencemos e aumentamos o número de vitórias para cinco, acima de todos os que estão abaixo na tabela e melhoramos o nosso saldo de gols (agora, é de -6) o mesmo, aliás, dos dois clubes imediatamente à nossa frente.


PELO QUE JOGOU ONTEM, VOCÊ ACHA QUE O PALMEIRAS TEM TIME SUFICIENTE PARA DAR A VOLTA POR CIMA?

SE CONTINUARMOS JOGANDO O QUE JOGAMOS, ATÉ ONDE PODEMOS CHEGAR?

COMENTE COMENTE COMENTE