Observatório Alviverde

11/08/2016

O COLOMBIANO MINA, EGÍDIO, RAFAEL MARQUES E RÓGER GUEDES PODEM SER AS NOVIDADES PALMEIRENSES DOMINGO EM CURITIBA!


Ora, tantos dirão, um empate do Verdão em dispensável jogo-treino contra o Nacional da Comendador Souza e da A-3 em plena Academia, é um sinal revelador de que as coisas não andam bem no Palmeiras de Cuca, com o que eu, definitivamente, não concordo. 

Primeiro porque quem realizou o coletivo não foi o time principal e, ainda que fosse, na prática não teria nenhuma importância. Como dizia Valdir Pereira, Didi, o original, um dos principais jogadores da história do futebol brasileiro em todos os tempos, "treino é treino e jogo é jogo". 

Depois porque em testes desimportantes contra adversários de outros pagos, a rapaziada tende a se encolher e se poupar a fim de evitar o jogo brusco e, sobretudo, as incômodas contusões musculares, problemas nos quais o Palmeiras, faz tempo, é o maior campeão do Brasil, não se sabe bem porquê!

Ontem, contra o Naça, o grupo treinou desmotivado pelo fato de que só vai jogar daqui a quatro dias, isto é, domingo, dia 14 em Curitiba às l8,30H contra o Atlético Pr., em seu estádio provido de grama artificial, sempre um desafio para qualquer time que como o Palmeiras esteja condicionado a atuar sobre grama natural.

Muita água, é óbvio, vai passar sob a ponte dos treinamentos alviverdes nesta quinta-feira, amanhã, sexta e, sobretudo, depois de amanhã, no sábado, quando ocorre o treino que, efetivamente, vale, pois define quem vai jogar e como o time vai ser portar taticamente. 

Não sem justa razão, esse treino é chamado de "apronto" e é nele que serão travadas todas as batalhas por posições no time principal.

Três jogadores entre os que participaram do treinamento de ontem foram bastante exigidos por Cuca: Egídio, Rafael Marques e Róger Guedes. 

Os três são candidatos à titularidade domingo contra o rubro-negro paranaense

Egídio é a principal opção para substituir Zé Roberto que, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, estará fora do time e do jogo.

Rafael Marques tem tudo para ocupar o comando do ataque, em razão das contusões de Leandro Pereira e Barrios, tanto e quanto pela suspensão de Alecsandro, mas dependendo do esquema tático a ser adotado por Cuca, Róger Guedes também está cotado para substituir qualquer deles e até para deixar Rafael no banco.

Considerando-se que o time que vai começar o jogo em Curitiba é outro, completamente diferente dos dois times que Cuca colocou em campo nos dois tempos do treino de ontem, (formados só por reservas) temos de projetar o time para domingo com os titulares de praxe e os três atletas cotados para substituir aqueles que estarão impedidos de atuar.

Considerando-se que Mina terá condições de jogo para domingo. e, igualmente,  Edu Dracena, Cuca tem condições de colocar em campo o que ele tem de melhor, do ponto de vista individual, também com uma vasta gama de opções táticas para colocar em prática.

Como você escalaria o time principal considerando-se as ausências, o retorno de Mina e as dúvidas que persistem entre Rafael Marques e Róger Guedes no ataque?

Que esquema tático você adotaria para derrotar o perigoso Furacão paranaense em sua Arena? 

COMENTE COMENTE COMENTE