Observatório Alviverde

09/04/2013

QUARTO TEMPO!

 

HÁ TEMPOS ALGUÉM, SEGURAMENTE DA MÍDIA, COMENTOU NESTE OAV, TECENDO ELOGIOS AO BLOG, AOS DEBATEDORES E AOS TEMAS EM DISCUSSÃO.

AFIRMOU SER UM HABITUÉ DESTE ESPAÇO, AINDA QUE FOSSE, MAIS, NA QUALIDADE DE LEITOR.

ENTRETANTO, O SIGNATÁRIO FEZ UMA RESSALVA: AFIRMOU QUE ESTE EDITOR “ ERA, EXCESSIVAMENTE, CÁUSTICO E QUE CRITICAVA OS HOMENS DA  MÍDIA PELO SIMPLES PRAZER DE CRITICAR”.

EM OUTRAS PALAVRAS, M.N., ESTAS AS SUAS INICIAIS, DAVA A ENTENDER QUE O BLOGUEIRO ERA UM CRÍTICO INCONSEQUENTE E QUE HAVIA MÁGOA E UM CERTO SADISMO EM SUAS PALAVRAS, QUANDO SE DIRIGIA AOS SEUS COMPANHEIROS DE PROFISSÃO..

DISSE MAIS:

“QUE SENTIA NO EXAGERO DESSAS CRÍTICAS, UMA CERTA FRUSTRAÇÃO DA PARTE DO BLOGUEIRO, PELO FATO DE NÃO ESTAR MAIS NA ATIVA”.

RESPONDO:

M.N., FAZ TEMPO, SAIU DE MEU REPERTÓRIO DE OUVINTE E TELESPECTADOR.

DE HÁ MUITO, NÃO É MAIS UM JORNALISTA QUE TENHA O MEU APREÇO E A MINHA ADMIRAÇÃO DO PONTO DE VISTA PROFISSIONAL.

INFELIZMENTE ELE DERIVOU PELOS MALFADADOS CAMINHOS DO CLUBISMO, DO PARCIALISMO, DA BRINCADEIRA, DA FUTILIDADE, DA MOLECAGEM, DA GOZAÇÃO, DA GALHOFA, DA MOFA, DO RISO, DO DEBOCHE E DO ESCRACHO.

NÃO ME PARECEM, TAIS “ATRIBUTOS”, AQUELES MAIS ADEQUADOS AO SACRATÍSSIMO EXERCÍCIO DE UM JORNALISMO ÚTIL, SÉRIO, PRODUTIVO E CONSTRUTIVO.

EM TEMPO…

PARA QUE NÃO PAIRE NENHUMA DÚVIDA SOBRE O DIRECIONAMENTO DE MINHA RESPOSTA, NEM PENSEM QUE ESTE COMENTÁRIO SEJA DIRIGIDO A MAURÍCIO NORIEGA.

MUITAS VEZES CITADO NESTE ESPAÇO, NORI, EM SE FALANDO DE POSTURA PROFISSIONAL É A ANTÍTESE DE M.N.!

NO CASO EM EPÍGRAFE É, APENAS, UM PORTADOR COINCIDENTE DAS MESMAS INICIAIS, FATO QUE PODERIA CONFUNDIR MUITOS E SUSCITAR DÚVIDAS. DAÍ A RESSALVA!   

NA REALIDADE, ESTOU FALANDO DE ALGUÉM IGUALMENTE IMPORTANTE DA CRÔNICA TELEVISIVA, CUJO NOME NÃO CITO OU EXPLICITO SIMPLESMENTE POR NÃO TER CERTEZA ABSOLUTA, APENAS FORTES INDÍCIOS, DE QUE FOI ELE QUEM POSTOU E PROTESTOU NESTE OAV.

QUERO DEIXAR CLARO QUE, QUANDO CRITICO NOMINALMENTE QUALQUER PROFISSIONAL, NÃO O FAÇO GRATUITAMENTE POR PRAZER, SADISMO, OU FRUSTRAÇÃO.

TUDO É EMBASADO EM FATOS, PROCEDIMENTOS, ATITUDES, ERROS, ACERTOS, POSTURAS, OBSERVAÇÕES QUE VÃO AO ENCONTRO E SE ENQUADRAM ÀS FINALIDADES DO BLOG…

O DIREITO DE DEFESA É ABERTO E LIVRE POSTO QUE QUALQUER PROFISSIONAL EDUCADO PODE POSTAR E SE DEFENDER!

MANTENHO ESTE BLOG SIMPLESMENTE POR AMOR AOS SÍMBOLOS E CORES  DE UM CLUBE INjUSTIÇADO, VILIPENDIADO, ENXOVALHADO E DESMORALIZADO PELA MÍDIA HÁ ANOS, CONTRA O QUAL TODOS DETONAM AUTÊNTICAS ARMAS NUCLEARES VERBAIS!

TIVE, SEGURAMENTE, UMAS QUINZE PROPOSTAS DE TRABALHO APÓS O TÉRMINO DE MINHA CARREIRA DE CRONISTA.

DECLINEI DE TODOS OS CONVITES ATÉ PARA AS MESAS REDONDAS DE TVS A CABO…

NÃO ACEITEI NENHUMA DELAS PORQUE, CREIO, O MEU TEMPO JÁ DECORREU.

SÓ NÃO DIGO “DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI” POIS NINGUÉM SABE COMO SERÁ O AMANHÃ.

CASADO COM A MESMA MULHER HÁ 30 ANOS, AGRADEÇO A DEUS PELA APARÊNCIA JOVIAL EM RELAÇÃO AOS PORTADORES DE MINHA IDADE.

GOZO DE BOA SAÚDE, SINTO-ME BEM, VIVO BEM, MESMO NA CONDIÇÃO DE  APOSENTADO PELO INSS.

FELIZMENTE, POR PRINCÍPIO FAMILIAR, TIVE O CUIDADO DE NÃO DEIXAR OS MEUS SALÁRIOS E AS MINHAS PEQUENAS ECONOMIAS SE DESPERDIÇAR EM FESTAS, BALADAS, CHURRASCOS, EM FREQUENTES RODADAS DE WHISKY CHOPE OU DE CERVEJA, EM CABARÉS, EM LUPANARES OU EM MESAS DE PANO VERDE.

É ÓBVIO QUE CONHECI, FREQUENTEI E EXPERIMENTEI TUDO ISSO, MODERADAMENTE, CONCLUINDO,  HÁ MUITOS ANOS E EM TENRA IDADE, QUE NÃO ERA A MINHA PRAIA.

A ÚNICA COISA QUE JAMAIS CONHECI OU QUE JAMAIS EXPERIMENTEI FORAM AS DROGAS,  DAS QUAIS APENAS OUVI FALAR, MAS NUNCA AS VI OU MANUSEEI.

NUNCA FUMEI EM MINHA VIDA E, EMBORA POSSA SOAR COMO MENTIRA, NUNCA CHEGUEI A VER, UM SIMPLES CIGARRO DE MACONHA.

ENTRETANTO CONVIVI HARMONIOSAMENTE COM CENTENAS DE COMPANHEIROS QUE FIZERAM ESSAS ESCOLHAS INFELIZES, SEM JAMAIS HUMILHÁ-LOS OU REBAIXÁ-LOS, SEM BANCAR O SUPERIOR, MAS SEM DEIXAR NUNCA DE ACONSELHÁ-LOS.

POR MINHA INFLUÊNCIA E CONSELHOS, POUCOS, RECONHEÇO, CONSEGUIRAM MUDAR OS RUMOS DE SUAS VIDAS.

AINDA ASSIM, POSSO DIZER QUE OBTIVE ÊXITO EM ALGUMAS POUCAS TENTATIVAS E ME ORGULHO MUITO POR ISTO.

OS COLEGAS QUE TEIMARAM EM TRILHAR PELOS DESCAMINHOS DA EXISTÊNCIA, SEM EXCEÇÃO,   ACABARAM PAGANDO UM ALTÍSSIMO PREÇO.

A MAIORIA ADOECEU OU ENVELHECEU ANTES DA HORA.

OUTROS MORRERAM PRECOCEMENTE OU TIVERAM A DESDITA DE TER DE VIVER EM CASAS DE REPOUSO, EMBORA EM  PLENO GOZO DE SUAS FACULDADES FÍSICAS, MENTAIS E  INTELECTUAIS. 

TAMBÉM ME ORGULHO EM DIZER QUE SE NÃO SOU RICO, VIVO MELHOR DO QUE MUITOS RICOS E NÃO PASSO POR NECESSIDADES.

TENHO OUTRO ORGULHO, O DE JAMAIS TER OBTIDO VANTAGENS OU UM ÚNICO CENTAVO COM ANÚNCIOS PAGOS POR DIRIGENTES DE FUTEBOL INFLUENTES OU QUE ESTIVESSEM NA ATIVA.

ENTRE AS DEZENAS DE EQUIPES ESPORTIVAS QUE COMANDEI POR ESSE BRASIL, A MAIORIA MINHAS POR ARRENDAMENTO, NENHUMA TINHA O MAU COSTUME DE VIAJAR OU SE HOSPEDAR À CUSTA DOS CLUBES.

NO AR EU CENSURAVA  ENFATICAMENTE, PUBLICAMENTE, AQUELES CONCORRENTES QUE PROCEDIAM DESSA FORMA, DO QUE ME ARREPENDO NOS DIAS DE HOJE POIS O AMADURECIMENTO CONVENCEU-ME QUE CADA UM TEM O DIREITO DE PROCEDER NA VIDA DA FORMA COMO QUEIRA OU COMO BEM LHE APROUVER.

EM RAZÃO DISSO, GANHEI RESPEITO, MAS COLECIONEI INCONTÁVEIS “INIMIGOS DE SANGUE E FOGO” COMO SE DIZ LÁ NO NORDESTE .

JAMAIS ATRASEI OS SALÁRIOS DE NINGUÉM E NEM TIVE CONTRA QUALQUER DE MINHAS EMPRESAS UMA ÚNICA AÇÃO DE QUALQUER COMPANHEIRO QUE TENHA TRABALHADO COMIGO, RADIALISTA OU JORNALISTA,  NA JUSTIÇA DO TRABALHO.

DA MESMA FORMA, JAMAIS ME IDENTIFIQUEI COM QUALQUER CLUBE DAS PRAÇAS EM QUE EXERCI A MINHA FUNÇÃO, PORTANDO-ME SOB A ÉGIDE DO PROFISSIONALISMO, DA INDEPENDÊNCIA E DA IMPARCIALIDADE SEM PREOCUPAÇÕES DE AGRADAR OU DESAGRADAR QUEM QUER QUE FOSSE.

MAS NÃO PENSEM QUE ME CONSIDERO UM HOMEM VIRTUOSO PELOS FATOS QUE RELATEI.

SOU CONVICTO DE QUE TUDO ISSO NUNCA FOI E NÃO É NENHUM MÉRITO OU VIRTUDE, MAS, APENAS E TÃO SOMENTE, O CUMPRIMENTO DE MINHAS OBRIGAÇÕES COMO PROFISSIONAL, PATRÃO E CIDADÃO! 

AO APOSENTAR-ME, TALVEZ POR VOCAÇÃO, TALVEZ POR VÍCIO, COMECEI A ESCREVER NOS MAIS DIFERENTES SITES E BLOGS E DEIXAR AS MINHAS OBSERVAÇÕES.

VERIFIQUEI, ENTÃO, QUE SOMENTE O BLOG DO ALBERTO HELENA NO ESTADÃO E O SITE DE MILTON NEVES, ENTRE OS NÃO PALMEIRENSES, PUBLICAVAM INTEGRALMENTE TUDO O QUE EU ESCREVIA.

JUCA, AVALLONE, PAULO CÉSAR VASCONCELOS, TRAJANO OUTROS “DEMOCRATAS”, QUE TANTO VERBERAM CONTRA A DITADURA, CONTRA A CENSURA  E CONTRA A MORDAÇA DA MÍDIA, TIDOS E HAVIDOS COMO ARAUTOS DA DEMOCRACIA E PALADINOS DA ÉTICA, JAMAIS PUBLICAVAM OS MEUS COMENTÁRIOS.

TUDO O QUE EU TENTAVA DIVULGAR, EMBORA, MODÉSTIA ÀS FAVAS, DE BONS CONTEÚDO E TEOR LINGUÍSTICO,  SEM  PALAVRÕES OU OFENSAS, MORRIA, INEXPLICAVELMENTE, NA MODERAÇÃO.

NA ÉPOCA NÃO COMPRENDIA PORQUÊ, MAS COM O TEMPO APRENDI QUE A MINHA OPINIÃO FORTE, NITRO-GLICERINA PURA, NÃO APENAS INCOMODAVA MAS CONTRARIAVA FRONTALMENTE OS PONTOS DE VISTA, OS INTERESSES OU A FILOSOFIA PROFISSIONAL DE TODOS OS CITADOS  E OUTROS PAVÕES MIDIÁTICOS.

ESSES CARAS, VAIDOSISSIMOS, COMO 95%  DA CLASSE DOS CRONISTAS ESPORTIVOS ADORAM IMPOR AS SUAS TESES E SE ARVORAM EM PODER CRITICAR QUEM QUER QUE SEJA.

EM CONTRAPARTIDA DETESTAM SER CRITICADOS  CONTESTADOS, CONFRONTADOS OU CONTRARIADOS.

NOS BLOGS PALMEIRENSES TENTEI ESCREVER NO PTD, MAS FUI CENSURADO VÁRIAS VEZES. DESISTI.

IMAGINO QUE SERIA CONTRAPRODUCENTE  PARA ELES, DO PONTO DE VISTA POLITICO, DIVULGAR  O QUE EU “MANDAVA”, SEM COMPROMISSO COM NINGUÉM,  .

ESCREVI MUITO PARA O “MUDA PALMEIRAS” E PARTICIPEI DE MEMORÁVEIS DISCUSSÕES NO ÓTIMO SITE PALESTRINOS,  ONDE CONHECI GRANDES DEBATEDORES COMO MESTRE DOS MAGOS, NEY VERDE, EDSON, MARCO, SÉRGIO, CHICO PALESTRINO, TÂNIA CLOROFILA (BLOG DA CLOROFILA), PALMEIRENSE VERDADEIRO E TANTOS OUTROS.

DECORRIDOS CINCO ANOS, MUITOS DELES  AINDA ESTÃO FIRMES, FORTES E SOLERTES AQUI NO OBSERVATÓRIO ALVIVERDE, ESPAÇO CRIADO EM RAZÃO DA PARALIZAÇÃO DO EXCEPCIONAL E INESQUECÍVEL BLOG OBSERVATORIO VERDE.

AO CRIAR O OAV, PENSEI, ANTES, EM LANÇAR UM BLOG MAIS ABRANGENTE QUE ABORDASSE ASSUNTOS DE TODOS OS CLUBES, CONSOANTE COM A MINHA TRADICIONAL POSTURA PROFISSIONAL NEUTRA, IMPARCIAL E INDEPENDENTE.

ENTRETANTO FUI DISSUADIDO, POR MEU IRMÃO DE PEDERNEIRAS.

SUGERIU-ME, ELE, ABRAÇAR E ASSUMIR MEU CLUBE DE CORAÇÃO E, DESINTERESSADAMENTE, GRATUITAMENTE, TRABALHAR PARA O PALMEIRAS E PELO PALMEIRAS, CLUBE SECULARMENTE PERSEGUIDO PELA MÍDIA.

HOJE FAÇO ISTO CONSCIENTEMENTE, NORMALMENTE QUANDO SÃO DESRESPEITADOS OS INTERESSES DO CLUBE, MAS CUIDANDO DE RESPEITAR A ÉTICA, AS LEIS E OS DITAMES DE MINHA CONSCIÊNCIA.

QUANDO CRITICO QUALQUER PROFISSIONAL DA MÍDIA, DOS INVASORES DA PROFISSÃO, AOS JORNALISTAS E AS PESSOAS DESPREPARADAS OU NÃO VOCACIONADAS QUE EXISTEM NO MEIO, NÃO O FAÇO NO SENTIDO DE DIMINUÍ-LOS OU DE REBAIXÁ-LOS.

AS CRÍTICAS SÃO FEITAS SEMPRE COM O INTÚITO DE  ALERTÁ-LOS POR AQUILO QUE, NO CALOR OU NA RESPONSABILIDADE DA FUNÇÃO, NEM O PRÓPRIO PROFISSIONAL ACABA PERCEBENDO.

DA MESMA FORMA, PARA MOSTRAR AOS ODIOSOS PERSEGUIDORES DO PALMEIRAS QUE  NÃO VÃO FICAR SEM RESPOSTA, ISENTOS OU IMPUNES  QUANDO ABRIREM “A CAIXA DE PANDORA” E COMETEREM AS COSTUMEIRAS MALDADES E ATROCIDADES CONTRA O VERDÃO.

A MÍDIA PALESTRINA, DA QUAL, ORGULHOSAMENTE, FAÇO PARTE, VEIO PARA FICAR E PARA CORRIGIR, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, AS INJUSTIÇAS DA CRÔNICA ESPORTIVA E DAS INSTITUIÇÕES QUE GOVERNAM O FUTEBOL EM FACE DO PALMEIRAS.

NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDA DE QUE MAIS FEZ A MÍDIA PALESTRINA PELO PALMEIRAS DO QUE A MULTIDÃO DE DIRIGENTES INTERESSEIROS QUE SE RENOVA EM CADA ELEIÇÃO.

ESSA GENTE SEMPRE PENSA MAIS EM SI E EM SEUS INTERESSES PARTICULARES DO QUE NO CLUBE, IGNORANDO AQUELA QUE AINDA É, QUERENDO OU NÃO OS FABRICANTES DE PESQUISAS, A TERCEIRA MAIOR TORCIDA BRASILEIRA!

COMENTE COMENTE COMENTE