Observatório Alviverde

22/04/2021

COM MUITA DIFICULDADE PALMEIRAS DÁ O PRIMEIRO PASSO RUMO À CLASSIFICAÇÃO!

 

Existe uma frase no hino do Palmeiras que eu gostaria, imensamente, se fosse cancelada. 

É esta:

"...sabe bem o que tem pela frente, que a dureza do prélio não tarda"!

O tempo passa e eu vejo essa frase pessimista como um mantra, interferindo em nossos resultados.

Como sempre destaco, a única decisão desde a década de 50 aos dias de hoje (das que me lembro) em que o Palmeiras ganhou com sobra foi no Paulista de 2008, quando decidiu o campeonato em melhor de duas partidas com a Ponte, ganhando a primeira em Campinas por 1 x 0 e goleando no segunda no Parque Antártica na final por 5 x 0. 

Noves fora essa decisão não me lembro de outra em que o time tenha suplantado com facilidade o adversário, de modo a proporcionar à torcida conquistas sem tanto derramamento de adrenalina.

Ontem, em Lima, no Peru, em sua estreia na fase de grupos da Libertadores e enfrentando um dos times mais fracos entre todos os que teve pela frente nos últimos tempos, o time palmeirense após construir 2 x 0 de maneira natural e como consequência de sua superioridade em campo, fraquejou e entrou (outra vez) na frase do hino.

Tudo por conta de Alan Empereur (Não me parece zagueiro para o Palmeiras) expulso por excesso de violência e reincidência, dando início a um processo de desgaste do time quando o Verdão viu-se reduzido a apenas dez homens e sofreu os dois gols no curto prazo de três minutos .

No primeiro gol o time peruano explorou a baixa estatura de Marcos Rocha cruzando em cima dele para a conclusão de Gutierrez (de cabeça).

O segundo decorreu de um toque infantil cometido por Danilo e que, realmente, existiu. 

A bola, de fato, tocou no antebraço do volante palmeirense e os lances fatídicos ocorreram, respectivamente, aos 19 e aos 22 minutos do 2º tempo. 

Por falar em arbitragem, nós que sempre criticamos as arbitragens contrárias desta vez não temos motivos para criticar o árbitro uruguaio, que se não foi bem (de fato não foi) ao menos não prejudicou o Verdão.

Após várias alterações no time, sem, no entanto, abdicar do sistema de três zagueiros, o Palmeiras acabou se iluminando ao final do jogo e conquistando o gol da vitória no último lance, em bola cruzada de cobrança de córner por Scarpa que o jovem zagueiro Renan chapou com  a cabeça, devolvendo a alegria à torcida palmeirense.

Atribuo estas notas aos palmeirenses

Weverton (6), Rocha (5), Luan (6), Gomez (6) Empereur (4) Danilo (6) Patrick (6,5) Vitor Luís (4) Veiga (7,5), Rôny (7,0), Luiz Adriano (5), Renan (7), Danilo Barbosa (6) Esteves (5) Scarpa 6 e Wesley (5). Abel Ferreira (5).

Se a apresentação da equipe esteve abaixo das expectativas da torcida, há de se registrar que o resultado foi excelente em face do empate de 1 X 1 entre os dois outros concorrentes do Grupo A, Defensa Y Justícia da Argentina e Independiente del Valle do Equador.

Na próxima rodada o Palmeiras jogara em casa, no Allianz, contra o Independiente del Valle, clube equatoriano da cidade de Sangolqui localizada na zona metropolitana de Quito.

Como você analisa o resultado do Palmeiras, ontem, no Peru?

O resultado apertado representa uma advertência ou faz parte do contexto?

COMENTE COMENTE COMENTE