Observatório Alviverde

22/10/2012

A FALÊNCIA DOS PONTOS CORRIDOS! O PALMEIRAS VENCEU, MAS ESTÁ APENAS ENXUGANDO GELO!



RECADO AO TÉCNICO DO CU-RINTIA.

Não, senhor Adenor! 

O fato de seu mistão ter empatado com o Bahia, não o coloca numa redoma, num andor ou num altar e, nem por isso, o senhor está sendo diferente de Felipão, nem de nenhum outro treinador, mas, rigorosamente, igual!

Digo isto porque no futebol e na política não existem atitudes diferentes quando os interesses dos clubes ou dos partidos falam mais alto!.

Pouco importa que o CU-rintia tenha empatado e tirado dois pontos do Bahia.

Quando o sr. colocou em campo um time de reservas em um jogo que interessava a terceiros, no mínimo, facilitou para o time que, talvez, não o senhor, mas seu patrão, quer ajudar.

Essa, de lançar torpedos orais e farpas ironicas indiretas, que, se sabe, são endereçadas a Felipão e ao Palmeiras, não condiz com a personalidade e a educação que o senhor proclama possuir.

Outro dia o senhor afirmou ser grato a Felipão que o teria ajudado em início de carreira, mas o que falou depois do jogo de sua equipe mista contra o Bahia, conforme publicação do site de A Gazeta Esportiva, evidencia que o senhor "conserva ódios, mágoas e rancores no "freezer"! (Tancredo Neves)

Alegar que o empate de seu misto com o Bahia é sinônimo de lisura, de honestidade, valendo por um atestado de idoneidade, só impressiona quem tenha na cabeça, não massa cinzenta, mas massa preta e branca ou de qualquer outra coloração..

A verdade é que seu clube, ao escalar um mistão desentrosado,  fez tudo para facilitar o jogo para o Bahia e o simples fato de facilitar, evidencia, per si, que queria entregar, ponto!

Da mesma forma o seu atleta Jorge Henrique teve a desfaçatez, de dizer, segundo o mesmo site,  que os jogadores cu-rintianos podem chegar em casa e olhar seus filhos de frente após o empate com o Bahia, insinuando que os palmeirenses, não!.

Por acaso esse "folgado", eterno provocador, debochado, desleal com os adversários e indisciplinado quando entra em campo, sofre de amnésia?

Ou já está sendo, tão precocemente, abraçado por aquele alemão que atende pelo nome de Alzheimer?

Suspeito que sim, pois ninguém seria tão esquecido ao ponto de deletar da memória a vergonhosa entrega do jogo do Cu-ríntia para o Flamengo em 2.009 com a finalidade exclusiva de evitar que o Palmeiras chegasse ao título do Brasileiro ou à Libertadores.

Ah, antes que eu me esqueça, sobre esse assunto, o site  da GE não publicou uma única palavra!

Jorge H, propositadamente, convenientemente, se esqueceu daquele jogo e, até,  do lance em que o goleiro Felipe sequer foi para a bola na cobrança de um pênalti ao final do jogo, a fim de que o Flamengo saísse vencedor!

Perguntas simples, triviais e banais a JH : 

"Em que time joga Felipe em 2012"?

"Naquela época, os jogadores do CU-rintia olharam de frente para os seus filhos? 

Ou de soslaio, de esguelha, virando-lhes as costas?.

Portanto, Sr. Adenor, não se jacte nem se arvore em paladino da honestidade, porquanto, há muitos anos, aprendi com o velho Dru que honestidade nunca foi virtude, mas simples obrigação e cidadania!. 

Creio, eu que não o conheço pessoalmente, que, intrinsecamente, o senhor seja, um homem probo, correto e bem-intencionado

Convenhamos, entretanto, que a política podre do futebol, verdadeira guerra nos dias de hoje, o impediria de agir em conformidade  com os seus preceitos, conceitos pessoais e moral porque os atributos pelos quais .o senhor tanto zela, infelizmene, são e serão, sempre, inferiores e menos importantes do que as razões e interesses da instituição à qual você esta ligado, que o emprega e remunera!.

Nessas horas só terá livre-arbítrio para agir da forma que bem lhe aprouver aquele treinador que forçado a escalar um time misto com finalidades obscuras, demite-se do cargo! Você não se demitiu! 

Em todo o caso, parabéns por ter feito o seu "catadão reserva" correr e se doar, nos limites de seu poder e influência junto ao grupo.

Por favor, só não insulte a inteligência daqueles que conseguem ver além do alcance, com as lunetas indefectíveis do bom senso.

 O Cu-rintia, ao contrário do que o senhor propaga e quer nos convencer, nunca foi um clube de trajetória retilínea e, menos ainda, propugnador do "politicamente correto". 

DETALHE: Uma das coisas no Palmeiras que mais me irritaram nos últimos anos, foi a injustíssima demissão de Tite do Palmeiras, encomendada por um dirigente parvo, superado e arrogante, em conluio com o veterano Edmundo que, por insuficiência técnica estava sendo tirado, aos poucos, da equipe.

Tite, em meu entendimento, é o melhor técnico do país e a Seleção deveria ser entregue a ele, não a Mano, Felipão, Luxa, Muricy ou qualquer outro! .

Por falar em Muricy, não disse que o Santos iria "entregar", isto é, jogar mal e perder?

Muitos dirão que estou sendo oportunista ao mencionar o possível fato, mas eu lhes revelo que preferi não assistir a essa partida, dando preferência ao Atlético GO e Sport, que me interessava muito mais..

Findos os dois jogos, telefonei para cinco pessoas chegadas, de minha total confiança, um palmeirense, um cu-rintiano, dois cruzeirenses e um atleticano, que assistiram ao "delivery" do peixe em domicílio pontepretano. 

Os cinco, isto é, a unanimidade,  convergiram na análise, sem que houvessem falado entre sí, e têm fundadas suspeitas de que o Santos correu para não chegar, principalmente Neymar, aquele que imagina que é melhor do que Messi ou do que Ronaldinho Gaúcho!.

Por isso é que eu tenho convicção plena de que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos virou um campo minado e  tem de ser reestudado e aprimorado.

Tanto a decisão do título quanto o descenso passam por caminhos escusos e intricados de maletas pretas, malas brancas, corpo mole, prestidigitação, facilitação e entregas de jogo, que também ocorriam nos sistemas anteriores de mata-mata, mas em escala muito reduzida.

Hoje, um time não depende, exclusivamente,  de si para chegar ao título e nem para livrar-se do rebaixamento,

Vejam que o Palmeiras venceu, mas o Sport também venceu o Atlético GO em Goiânia, em jogo estranho, nebuloso no qual investi e perdi meu precioso tempo ao assistir a ele,.

O time da casa, virtualmente rebaixado, alheio e desinteressado, sem qualquer esforço ou criatividade, deu-se ao luxo de jogar burocraticamente e, até, de  desperdiçar um pênalti. Muita coincidência!

No contexto do campeonato, apesar da importante vitória contra o Cruzeiro, o Palmeiras, praticamente, marcou passo já que a rodada foi madrasta e quase não ajudou.

A principal ajuda veio, paradoxalmente, de nosso maior rival,  que empatou com o Bahia, deixando-o, agora, a alcançáveis 4 pontos, com a desvantagem baiana nos outros critérios de desempate em relação ao Verdão(36 x 32)

Da mesma forma, o empate da Portuguesa com o Náutico, em Recife, nos fez reverter dois pontos na vantagem da lusa, agora, de 7 pontos. (39 x 32).

Considerando-se os clubes que ainda não têm a garantia matemática de estar fora do descenso, tiramos 2 pontos em relação ao Coxa que tem, neste momento, 1% de chances de ser rebaixado (42 x 26).

Revertemos 3 pontos em referência ao Santos, cujo percentual terórico de queda também é de 1%. (42 x 32).

9 pontos nos separam do Náutico, cujo risco de queda também é o mínimo, 1% (41 x 32).

Se. em relação a todos esses clubes, ganhamos pontos e revertemos, embora minimamente, algumas situações, em contraposição, os demais resultados foram catastróficos.

O Sport agora com 76% de percentual de queda, nos ultrapassou novamente,. mantendo a diferença de 1 ponto estabelecida há algumas rodadas  (33 x 32),

A Ponte, - são 3% as suas chances de cair - ao final desta rodada, aproveitando o "delevery" sem taxas, do peixe, manteve os 8 pontos de vantagem sobre o verdão, mesmo subindo para 40 pontos. (40 x 32).

Da mesma forma o Flamengo, - 5% de risco de queda por seus méritos, derrotou os bambis e subiu à casa do 40 pontos, continuando com 8 pontos à nossa frente (40 X 32)

A conclusão a que chego no que se refere à rodada que só termina quarta-feira é a de que o Palmeiras venceu, mas a vitória teve pouco efeito prático;

Acontece que os adversários mais próximos, uns por facilitações, outros por méritos, mantiveram a distância previamente estabelecida em relação ao Verdão.

Pode-se dizer, sem erro que "o Palmeiras apenas enxugou gelo", pois tudo continua, quase, na mesma, obrigando o Verdão a outro jogo de superação contra o Inter em Porto Alegre esta semana.

Trata-se de um adversário que estabelece, historicamente, na rivalidade e na lista de confrontos a maior diferença de vitórias em cima do Palmeiras, entre todos os grandes clubes do Brasil.

Que ninguém se iluda em relação à derrota deles em casa para o Figueira na rodada anterior, que, também, me pareceu um jogo embaçado, opaco, obscurom com muita nebulosidade, raios e trovões, estranhíssimo, suspeitíssimo...

Agora são mais dois jogos e seis rodadas. 

CONSIDERANDO APENAS OS JOGOS DOS TIMES QUE CORREM RISCOS MAIORES OU MENORES DE DESCENSO, EIS OS JOGOS QUE RESTAM PARA O FINAL DO BRASILEIRO:

 24/10/2012 22:00 (Qua)     Figueirense     x     Botafogo-RJ     Orlando Scarpelli

33 ª Rodada
Data/Horário         Jogo         Local

25/10/2012 21:00 (Qui)     Ponte Preta     x     Cruzeiro     Moisés Lucarelli
25/10/2012 21:00 (Qui)     Santos     x     Náutico     Vila Belmiro
25/10/2012 21:00 (Qui)     Fluminense     x     Coritiba     A definir
27/10/2012 16:20 (Saba)     Internacional-RS     x     Palmeiras     Beira Rio
27/10/2012 18:30 (Saba)     Sport     x     São Paulo     Ilha do Retiro
27/10/2012 18:30 (Saba)     Botafogo-RJ     x     Atlético-GO     Engenhão
27/10/2012 18:30 (Saba)     Figueirense     x     Portuguesa     Orlando Scarpelli
27/10/2012 18:30 (Saba)     Bahia     x     Grêmio     Pituaçu
31/10/2012 21:50 (Qua)     Atlético-MG     x     Flamengo 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
34 ª Rodada
Data/Horário         Jogo         Local

03/11/2012 19:30 (Saba)     Palmeiras     x     Botafogo-RJ     Fonte Luminosa
03/11/2012 19:30 (Saba)     Cruzeiro     x     Santos     Independência
03/11/2012 21:00 (Saba)     Flamengo     x     Figueirense     Engenhão
04/11/2012 17:00 (Dom)     Atlético-GO     x     Corinthians     Serra Dourada
04/11/2012 17:00 (Dom)     Vasco     x     Sport     São Januário
04/11/2012 19:30 (Dom)     Náutico     x     Internacional-RS     Aflitos
04/11/2012 19:30 (Dom)     Coritiba     x     Atlético-MG     Couto Pereira
04/11/2012 19:30 (Dom)     Portuguesa     x     Bahia     Canindé
04/11/2012 19:30 (Dom)     Grêmio     x     Ponte Preta     Olímpico
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
35 ª Rodada
Data/Horário         Jogo         Local

10/11/2012 19:30 (Saba)     Botafogo-RJ     x     Portuguesa     Engenhão
10/11/2012 19:30 (Saba)     Atlético-GO     x     Santos     Serra Dourada
10/11/2012 21:00 (Saba)     Corinthians     x     Coritiba     Pacaembu
11/11/2012 17:00 (Dom)     Palmeiras     x     Fluminense     Fonte Luminosa
11/11/2012 19:30 (Dom)     Cruzeiro     x     Bahia     Independência
11/11/2012 19:30 (Dom)     Ponte Preta     x     Internacional-RS     Moisés Lucarelli
11/11/2012 19:30 (Dom)     Figueirense     x     Sport     Orlando Scarpelli
11/11/2012 19:30 (Dom)     Náutico     x     Flamengo     Aflitos
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
36 ª Rodada
Data/Horário         Jogo         Local

18/11/2012 17:00 (Dom)     Flamengo     x     Palmeiras     Engenhão
18/11/2012 17:00 (Dom)     São Paulo     x     Náutico     Morumbi
18/11/2012 17:00 (Dom)     Santos     x     Figueirense     Vila Belmiro
18/11/2012 17:00 (Dom)     Atlético-MG     x     Atlético-GO     Independência
18/11/2012 17:00 (Dom)     Portuguesa     x     Grêmio     Canindé
18/11/2012 17:00 (Dom)     Coritiba     x     Vasco     Couto Pereira
18/11/2012 17:00 (Dom)     Sport     x     Botafogo-RJ     Ilha do Retiro
18/11/2012 17:00 (Dom)     Bahia     x     Ponte Preta     Pituaçu
 +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++=

37 ª Rodada
Data/Horário         Jogo         Local

25/11/2012 17:00 (Dom)     Figueirense     x     Grêmio     Orlando Scarpelli
25/11/2012 17:00 (Dom)     Vasco     x     Flamengo     A definir
25/11/2012 17:00 (Dom)     Palmeiras     x     Atlético-GO     A definir
25/11/2012 17:00 (Dom)     Corinthians     x     Santos     Pacaembu
25/11/2012 17:00 (Dom)     Internacional-RS     x     Portuguesa     Beira Rio
25/11/2012 17:00 (Dom)     Cruzeiro     x     Coritiba     Independência
25/11/2012 17:00 (Dom)     Sport     x     Fluminense     Ilha do Retiro
25/11/2012 17:00 (Dom)     Bahia     x     Náutico     Pituaçu
25/11/2012 17:00 (Dom)     Ponte Preta     x     São Paulo     Moisés Lucarelli
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
38 ª Rodada
Data/Horário         Jogo         Local

02/12/2012 17:00 (Dom)     Portuguesa     x     Ponte Preta     Canindé
02/12/2012 17:00 (Dom)     Coritiba     x     Figueirense     Couto Pereira
02/12/2012 17:00 (Dom)     Náutico     x     Sport     Aflitos
02/12/2012 17:00 (Dom)     Santos     x     Palmeiras     Vila Belmiro
02/12/2012 17:00 (Dom)     Atlético-GO     x     Bahia     Serra Dourada
02/12/2012 17:00 (Dom)     Flamengo     x     Botafogo-RJ     Engenhão

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

JOGOS EM QUE PODEM OCORRER PROBLEMAS DE CORPO MOLE, DESINTERESSE OU DE EMPENHO ACIMA DO NORMAL MEDIANTE MOTIVAÇÕES$$$$$$$$$$$


25/10/2012 21:00 (Qui)     Ponte Preta     x     Cruzeiro     Moisés Lucarelli

OBS - O Cruzeiro não almeja mais nada neste brasileirão e vai jogar em Campinas 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
10/11/2012 19:30 (Saba)     Atlético-GO     x     Santos     Serra Dourada
OBS - Poderá ser (deverá ser) um simples amistoso
 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 10/11/2012 21:00 (Saba)     Corinthians     x     Coritiba     Pacaembu
 OBS - Se houver necessidade. Esse jogo de cartas marcadíssimas, ainda que tudo corra mal para o Coxa, garante o time na elite. O Coritiba não vai cair!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
11/11/2012 19:30 (Dom)     Cruzeiro     x     Bahia     Independência
OBS - Jogo para o qual o Palmeiras deve ficar muito atento, porque o Cruzeiro não disputa mais nada.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
11/11/2012 19:30 (Dom)     Ponte Preta     x     Internacional-RS     Moisés Lucarelli
OBS - Pode acontecer, O Inter já não tem mais grandes ambições neste brasileiro;
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
11/11/2012 19:30 (Dom)     Náutico     x     Flamengo     Aflitos
OBS - risco é duplo em relação ao Náutico e a arbitragem
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
18/11/2012 17:00 (Dom)     São Paulo     x     Náutico     Morumbi
18/11/2012 17:00 (Dom)     Santos     x     Figueirense     Vila Belmiro
 OBS - Se for para enterrar o Palmeiras, não tenham dúvida de que entregam
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 
25/11/2012 17:00 (Dom)     Internacional-RS     x     Portuguesa     Beira Rio
OBS - Vai depender da posição da Lusa em relação ao Palmeiras.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
25/11/2012 17:00 (Dom)     Cruzeiro     x     Coritiba     Independência-   
OBS - Só se o Coritiba estiver precisando, o que é improvável. Mas, se precisar...
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
25/11/2012 17:00 (Dom)     Sport     x     Fluminense     Ilha do Retiro
 OBS - Vai depender das necessidades do Flu
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 25/11/2012 17:00 (Dom)     Ponte Preta     x     São Paulo     Moisés Lucarelli
OBS - Vai depender das necessidades do São Paulo 
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
02/12/2012 17:00 (Dom)     Portuguesa     x     Ponte Preta     Canindé 
OBS - Dependendo do que acontecer podem se arreglar e até fazer um jogo de compadres.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
02/12/2012 17:00 (Dom)     Coritiba     x     Figueirense     Couto Pereira
OBS- Se preciso, um salva o outro.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 
 02/12/2012 17:00 (Dom)     Náutico     x     Sport     Aflitos
OBS - O que pode pegar e alterar o resultado são os políticos, como aconteceu ano passado em Minas. Os clubes e os jogadores são insuspeitos, mas recebem órdens.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
02/12/2012 17:00 (Dom)     Atlético-GO     x     Bahia     Serra Dourada
OBS - Quem vai pagar para o Atlético correr? O Palmeiras, o Sport, a Ponte, o Fla?
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
02/12/2012 17:00 (Dom)     Flamengo     x     Botafogo-RJ     Engenhão
OBS - Os cariocas são unidos nas adversidades, mesmo em relação aos adversários co-estaduanos.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A partir de agora, parece que estamos livres da entrega de nossos adversários estaduais, seguramente os mais perigosos.

Doravante precisamos vencer os nossos jogos e a diretoria tem de ficar ligada e atenta a todas essas perspectivas.

Os resultados desta rodada em que vencemos e faturamos os três pontos, mostram quanto será problemático sair da situação em que nos meteram Felipão, Frizzo, Tirone e aquela súcia de dirigentes invejosos, ávidos pelo poder, interesseiros, sem nenhum amor ao clube, pouco ou nada preocupados com o destino de nosso futebol.

COMENTE COMENTE COMENTE