Observatório Alviverde

10/10/2019

O PROBLEMA DAS LATERAIS, A SUPOSTA BRIGA DUDU-FELIPE MELO E O MAL QUE A MÍDIA CONTINUA CAUSANDO AO PALMEIRAS!!!


O PROBLEMA DAS LATERAIS

Dizem que os laterais do Palmeiras, leia-se Marcos Rocha e Diogo Barbosa, estão enterrando o time.

Mas alguém na mídia ou fora dela teria dito que Marcos Rocha está sendo obrigado a defender um latifúndio de campo pelo seu setor e tendo de cercar sozinho de dois a três adversários?

A inexistência do primeiro combate a partir do meio de campo pelo setor direito da defesa palmeirense, a partir da saída de Felipão e do declínio técnico e físico de Bruno Henrique, liquidou com o sincronismo tático do time por esse setor de campo. 

Lembrem-se, até Gustavo Gomes vinha jogando mal, devido a inexistência de marcação na intermediária. Em razão disso o time tomou e vem tomando muitos gols!

Quem teria a obrigação de cobrir Rocha seria, repito, Bruno Henrique!

Mas, cadê que ele guarneceu a posição contra o Santos ou, ao menos, esteve lá? 

Apenas Dudu presta ajuda ao setor! Mas, na verdade,  precisamos de Dudu descansado e inteiro no ataque e só eventualmente na defesa.

Como, então, culpar exclusivamente o mediano Rocha que sempre se esforça e rende além do que pode?

Quanto à deficiência dele no jogo aéreo, como exigir que um atleta de baixa estatura possa ganhar as disputas de bolas pelo alto sobre jogadores de dois metros de altura ou mais?  

O erro, em meu modo de ver,  é do treinador que teria de alterar o sistema de  marcação nos lances de bola parada e nos cruzamentos contra a área, a fim de evitar que Rocha tivesse de disputar o jogo aéreo.

Em relação a Diogo Barbosa, embora não seja um lateral perfeito, é um atleta de razoáveis recursos técnicos. 

Pelo fato de obedecer o treinador e guarnecer posição sem se aventurar ofensivamente, vem sendo rejeitado pela torcida.

Numa suposta reformulação pode ser um bom reserva!
==============================

A NEFASTA INFLUÊNCIA DA MÍDIA

Ressalvados os profissionais sérios e corretos da imprensa, a derrota do Palmeiras para o Santos encheu de satisfação e alegria a maior parte dos repórteres e comentaristas da TV, dos jornais e das mídias sociais.

As loas gratuitas e os elogios exagerados que vinham sendo dedicados ao time, partindo, até, de cronistas reconhecidamente inimigos ou anti-palmeirenses, constituíram-se em um elemento anestesiante para o grupo que acreditou na falácia midiática de que o Palmeiras tinha o melhor time, o melhor elenco do país e que era favorito a tudo.

Só otários poderiam acreditar nisso e na sinceridade dessas pessoas, porque, verdade seja dita,  o time só chegou onde chegou em razão do esquema defensivista de Felipão em que o time jogava feio, mas, o que é muito mais importante, ganhava a maioria dos jogos e disputava os primeiros lugares em todos os torneios que disputava.

Felipão, sim, foi a grande estrela e o foguete propulsor tanto do time campeão brasileiro do ano passado na melhor campanha já realizada em um Brasileiro como da larga série de vitórias deste ano até o time perder o chamado fio da meada. 

E fique claro que ele valorizou o grupo e não o contrário, haja vista a precariedade do time muito mal montado que lhe entregaram às mãos.

O Palmeiras, individualmente, foi um time normal, até de boas peças, mas nunca de excepcional qualidade como alegava a mídia, e, ao mesmo tempo, um falho em N posições, modestíssimo por sinal.


Felipão cometeu erros? Fique bem claro que sim e muitíssimos, por sinal! Ele foi muito criticado neste espaço e em outros, mas nunca ao ponto de a maioria exigir sua demissão.

Seus detratores, que o criticavam pelo futebol feio, supunham que o time pudesse render mais sem ele, acusado de ser um mono-tático e de engessar o time em retrancas.

Por isso o atacaram sem tréguas, gerando um ambiente propício para que o oportunista "Fat-Boy" o defenestrasse do  cargo e do Verdão. Verdadeiro absurdo!

Faltou personalidade à diretoria e paciência a grande parte da torcida para continuar e insistir com Felipão. 

Em meu entendimento, a contratação de Mano, pelas circunstâncias traiçoeiras da demissão de Scolari, a mim me pareceram adredemente preparadas ou aquilo a que chamamos de "cobra mandada".  Senão, vejamos!

Quem assumiu da noite para o dia, na contratação mais rápida de um técnico a que assisti no Palmeiras, para o posto de Scolari?

Foi outro profissional que -coincidentemente- houvera passado a pouco pelo Cruzeiro EC, time para o qual Mattos certamente voltará assim que deixar o Palmeiras. Quem viver, verá! 

Espero ver e o mais rapidamente possível. Fosse nesta sexta-feira, me alegraria demaaaaaais!

Em vez de investir em um ou dois jogadores pontuais, principalmente em um meia habilidoso e fundista, Mattos, o algoz de Felipão, preferiu investir muito dinheiro na dispensa de um treinador, na contratação de outro e em dois centroavantes -pasmem- em pleno processo de recuperação física, Henrique Ceifador e Luís Adriano, talvez pelo irrelevante fato de que vinham da Europa. 

Então, saiu Scolari e entrou Mano,  que foi demitido do clube brasileiro no qual o Palmeiras tem feito 90% de suas contratações nacionais, o quase rebaixado Cruzeiro Esporte Clube. 

Se mal pergunto me perdoem, mas o Cruzeiro, que ultimamente não tem jogadores sequer para montar um time forte visando o seu próprio uso, teria atletas disponíveis no banco de reservas para atender às necessidades palmeirenses?

Quantos titulares do time mineiro o Palmeiras conseguiu contratar até hoje? 

Ao que me consta, nenhum, entre as dezenas que passaram a defender o Verde na gestão de Mattos! Só a "reborréia"! Aí tem! 

Tem tudo o que não interessa e nunca interessou ao Palmeiras!

==============================
VESTIÁRIO EM GUERRA

A mídia carregou nas tintas e insinuou que havia algo podre nas entranhas do vestiário palmeirense.

Garantiu que houvera uma briga feia entre os dois líderes e melhores jogadores da equipe, Dudu e Felipe Melo! Deslavada mentira!

Mas, ainda que houvesse ocorrido, haveria necessário de tamanho destaque? 

Fossem, ambos, jogadores dos outros clubes haveria tal ênfase e tal pressa por denunciar sem checar aquilo que foi desmentido veementemente ontem à tarde pela assessoria de imprensa de Dudu?

Mas o desmentido foi divulgado com a ênfase que merecia, isto é, nas mesmas proporções da falsa notícia, ou como se chama mais modernamente, do "fake news" midiático? Mas é claro que não! 

E o Departamento de Futebol do Palmeiras, comando pelo "obeso" (pronuncia-se obéso, não obêso) por que não se manifestou com a ênfase exigida e desmentiu a informação com  veemência? 

Ou só temos diretor de futebol para comprar, vender, emprestar, doar, ou, enfim, comercializar atletas? 

Ah, antes que eu me esqueça e encerre a postagem, o Palmeiras, por acaso, anunciou que faria uma limpeza completa no elenco ao final do Campeonato? 

Teria essa diretoria amadora, sem gabarito e sem o menor conhecimento do mundo da bola sido tão estúpida, a ponto de ter  coragem de atirar contra o próprio pé? Fique claro que não!

Deu para perceber como é orquestrado esse verdadeiro trabalho de sapa contra o Palmeiras? Será que a displicência de alguns atletas em campo (fato real) não teria essa raiz?

Interessante que, além de reverberar uma informação tendenciosa e criminosa, que certamente causou um reboliço no elenco, a mídia agora se jacta e se diverte em ter levado a instabilidade e a insegurança aos atletas do Verdão. Um descalabro, uma vergonha!

A desonesta informação midiática, por todos os veículos de comunicação reverberada, parece, sim, ter desmotivado a rapaziada da reserva.

Da mesma forma pode, perfeitamente, ter causado ou causar outras consequências: em alguns o medo da dispensa e em outros e a instabilidade pela dispensa com a acomodação da maioria, dos atletas. 

Mas não era exatamente isso que a "tchurma" da mídia mais queria?

A consequência de tudo é esta:

"Por que razão os reservas e os jogadores que se sentem ameaçados irão se esforçar neste final de temporada?

Por que iriam dar tudo de si pelo time se já estão sabendo antecipadamente que estão prestes a ser dispensados?"

Muitos torcedores palmeirenses que adoram colocar o carro à frente dos bois ouvem a mídia patife, pegam corda, e em vez de contrariar os bandidos midiáticos, dão ressonância a esse tipo de informação e contribuem para a vitória e a realização daqueles a quem só importa mesmo a desgraça da SE Palmeiras. 

O mais interessante é que a diretoria amadora sequer se manifestou, nem de maneira informal a fim de desmentir essa inoportuna ilação. Isso nem é mais amadorismo, é várzea mesmo!

Para que não digam que tenho mania de perseguição em relação à mídia eu só quero que me digam qual outro clube que disputa o Brasileiro teve o anúncio de uma suposta limpeza de elenco ou dispensa em massa de jogadores?

O Fla? O Santos? O Curica? O Bambi? O Grêmio? O Inter? O Galo?  O Athlético?

Para que se encurte e conclua o assunto, nem no Cruzeiro, que muito mais do que o Palmeiras ou do que qualquer outro clube brasileiro,  pecisará de uma reforma completa de seu elenco atual, com média de idade acima dos 30 anos, a imprensa afirmou que haverá uma mudança radical. É muito clubismo, parcialismo, muito ódio e muita irresponsabilidade dessa gente!

Ou você que sempre adverte, provoca e comenta que este blog critica demais a mídia, é capaz de desmentir o óbvio a ponto de admitir que "o errado é que está certo" (royalties para meu saudoso amigo Kafunga, o maior goleiro da história do Galo Mineiro, depois homem de rádio e de televisão)?

COMENTE COMENTE COMENTE