Observatório Alviverde

26/02/2014

RESPEITEM O TRABALHO DE KLEINA E ABRACEM O TIME! ESTA É A MELHOR RECEITA PARA O TÍTULO!













Se, no Brasil, a crise é de caráter, a crise, no Palmeiras, é de falta de respeito!

Este é o assunto que irei abordar hoje, ainda que sabendo de sua repercussão, -mínima-, sem qualquer efeito didático em relação à maior parte da torcida, o que, confesso, seria o meu objetivo!

Mas, como ensina o velho monge e escritor tibetano Lobsang Rampa, de tantos ensinamentos profundos e de tantos livros, "é melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão!"

Na relação Palmeiras/Alcides, eu não seria capaz de contar quantas vezes amaldiçoei a escuridão palmeirense, sem, no entanto acender qualquer ponto de luz.

Amaldiçoei a escuridão da incompetência, do descaso, da burrice, da arrogância e da prepotência de tantos diretores e de tantas diretorias, sem que obtivesse, com isso, resultados outros que não fossem a dor, a derrota, o desencanto, o desalento e a frustração!

Creio que você mesmo, leitor deste OAV, que tem a paciência de ler estas garatujas virtuais, também passou pelas mesmas situações e vivenciou os mesmos problemas que vivi, daquelas derrotas doídas e inexplicáveis que poderiam ser evitadas, cuidassem os nossos dirigentes com mais acuro e competência de nossa Sociedade Esportiva...  

Enganam-se, porém, aqueles que imaginam que esta postagem irá censurar Nobre, a atual diretoria, ou que vá pichar o técnico Kleina e os jogadores, cujas orelhas, certamente, ainda estão vermelhas e afogueadas diante de tanta crítica, de tanta censura e de tanto estardalhaço em face de uma normalíssima e benfazeja derrota, -afundou o CU-ríntia e devolveu a humildade ao nosso time- domingo passado em Ribeirão.

Meu foco -com todo o respeito que merecem todos os nossos irmãos palmeirenses-  será a torcida do Palmeiras, em decorrência das circunstâncias esdrúxulas que envolvem-lhe o comportamento e as atitudes.

Trata-se. sim, de uma torcida diferenciada, ímpar, exceção das exceções! Para o bem e para o mal, porém!

Quero começar expressando a minha desagradável constatação e completa perplexidade, em face da capacidade indizível da torcida alviverde em maximizar eventos mínimos e desimportantes, de agigantá-los e promover a chamada tempestade em copo d'água...

Pois é isto mesmo o que muitos dos nossos estão fazendo agora, - ilógica e inexplicavelmente-, tirando o sossego e o foco da comissão técnica e dos atletas, justamente em um momento de decisão de campeonato, quando o time teria de partir, resoluto e com ampla vantagem para brigar pelo título! Isso tem nome e denomina-se oportunismo.

Explico: o torcedor palmeirense, em média, muito escolarizado, - teimoso e obstinado em suas opiniões- tem as suas teses e delas não abre, -como se dizia, antigamente, no interior-, nem para o trem carregado de chumbo. Nesse aspecto, falta-lhe humildade!

Quando o time está bem -caso deste ano- os caras seguram um pouco as suas teses e ficam à espreita de um mínimo tropeço do time para ir à Internet e bradar: "-Não disse que o Kleina era fraco?" Não disse que ele não servia"? 

Eu mesmo disse isso, porém antes dele ser contratado, mas, tive paciência para esperar o trabalho para uma análise posterior. Hoje, tenho as minhas dúvidas em relação ao assunto e já não afirmo peremptoriamente, como antes, que ele não serve!

A cada má atuação da equipe -jamais existiu na história do futebol um time que um dia não jogasse mal- aqueles que não nutrem simpatias por Gilson Kleina, conveniente e oportunisticamente se esquecem de tudo de bom que ele fez e passam aconsiderar irrelevantes todos os números -espetaculares- obtidos até agora pelo treinador! Isso, também tem um nome, maldade!

Como se não bastasse tudo isso, por incrível que pareça,  não é que os caras querem desempregar o técnico que realiza a melhor campanha no Paulistão e que já está virtualmente classificado? A isto não se pode deixar de usar a expressão burrice!

Acrescente-se a tudo o que foi dito, o inoportunismo, o descabimento, o despropósito e, principalmente, a impertinência de tratar desse assunto no momento crucial do Paulistão. Isso é muita ignorância!

Fique muito claro que bato fote nesse segmento da torcida porque este não é o momento mais adequado às críticas e, muito menos, às mudanças, ainda que o time venha a perder outras vezes, daqui até os jogos finais! O que importa, primeiro, é a classificação e, depois dela, o título!

Aos apressados e afobados eu lembro que a organização do futebol de um clube da magnitude do Palmeiras, pressupõe uma certa precaução, disciplina e coordenação de ações fora de campo a fim de que se possa aspirar e chegar aos títulos. 

Entre elas está, -com certeza- a manutenção de um técnico que lidera com folga a competição que ora se disputa, o Paulistão, desde a primeira rodada!

Por mais que alguns torcedores esbravejem, gritem e protestem, não existe nenhuma motivação séria ou cabimento para que Nobre dispense Kleina neste momento. Seria, completamente, ilógico e irracional!

Só se o presidente fosse muito doido ou muito burro, o que, pelo contrário, conforme já provou, não é. 

Portanto, que tirem o cavalo da chuva os detratores de Kleina porque Nobre jamais vai agir assim nesta final de Paulistão!

Ele não se atreverá a atentar contra a razão ou contra a lógica dos fatos! Nobre é milionário, excêntrico ou não, não sei, mas não é louco!

Ademais, se Kleina está entre os primeiros e pode chegar em primeiro, por que motivo defenestrá-lo agora? Em razão de erros pontuais cometidos domingo passado em Ribeirão, amplamente apontados e acerbamente criticados?  

Se Kleina houvesse cometido tantos erros quanto aqueles todos que parte da galera lhe imputa, o Palmeiras seria não o líder, mas o lanterna do Paulistão! 

Como se nota, a muitos, não lhes interessa ver ou admitir isso, pois torcem mais para que as suas opiniões se concretizem do que pelo próprio Palmeiras! Como são medíocres os que agem assim...

Apesar de tudo, se for para conversar sobre a mudança de treinador, topo a discussão com a ressalva de que este não é o momento mais adequado para o debate, justamente quando o Palmeiras está a poucas semanas e a pouquíssimos jogos da final de um Campeonato que disputa -os números e o retrospecto não mentem- na qualidade de favorito. 

Terminada a competição,-aí sim-, vamos debater a conveniência da continuidade ou da dispensa de Kleina. 

As finais do Paulistão, que se aproximam muito rapidamente, representarão a consagração ou a ruína do jovem treinador. Quem viver, verá!

Ou vocês ainda não perceberam que Luxa, amigo pessoalíssimo de Brunoro, está de prontidão, montando -simbolicamente- guarda em frente à sede do Palmeiras? 

Dispensar Kleina agora, da mesma forma que critica-lo e aos jogadores sob a forma de campanha contínua, incessante, dirigida e recalcitrante,  é improducente e só vai prejudicar a equipe nesta arrancada rumo ao título.

Esta é a hora de -todos nós- estendermos os braços para abraçar Kleina e o time, deixando as diferenças e as críticas de estrutura clubística e da conveniência ou não da troca de comando e de atletas para uma data mais conveniente, depois do campeonato.

Lembrem-se, todos, que o Palmeiras, neste momento, está impedido de contratar e inscrever qualquer jogador, em face do regulamento do Paulistão.

Do ponto de vista legal, pode, até, mudar o treinador, mas, pensem, meditem, ponderem, raciocinem e concluam perguntando a sí próprios e respondendo com toda a sinceridade: 

"-Dá para dispensar, agora, o técnico de melhor campanha do campeonato?"

Da mesma forma, por que esculhambar alguns jogadores como Mazinho e Juninho, quando se sabe que não poderão ser contratados substitutos para eles, e, no atual elenco, o que temos é pior ou, no máximo, igual a ambos?

POR AMOR AO PALMEIRAS, PEÇO A TODOS QUE APOIEM O TIME E DEIXEM PARA "DERRUBAR! KLEINA -SE FOR NECESSÁRIO-  E DISPENSAR OS JOGADORES QUE NÃO CORRESPONDEREM AO FINAL DO CAMPEONATO! 

COMENTE COMENTE COMENTE