Observatório Alviverde

29/09/2014

NÃO PEGUEM VALDÍVIA PARA CRISTO!





Não peguem Valdívia para Cristo, pois, nem santo ele é!

Foi deprimente ver e ouvir, ontem, no PFC, Milton Leite, Noriega e  o invasor  Beletti demonizarem Valdívia em face de um lance infeliz do chileno, ele que foi a única coisa boa, exceção exclusiva de um jogo horroroso que os três cronistas (dois de verdade e um de mentirinha, infiltrado) fizeram questão, não apenas de deixar de realçar e registrar, mas, principalmente, de omitir. É revoltante!

Salvaguardo os repórteres, autênticos laranjas, desvalorizados pelo sistema de relato global, que privilegia a opinião em detrimento da informação, os quais, sequer conheço por nome, tamanha é a "desimportância" dos mesmos no atual esquema de transmissões, vaziíssimo, superadíssimo, tanto e quanto a maioria dos ex-jogadores que, indevidamente, dele participam.

Aliás, esses tais, invasores, com raríssimas exceções, (daria para salvar um?) péssimos no linguajar, detratores cruéis da língua portuguesa, parecem ciosos e obstinados, apenas, em defender seus interesses pessoais, seus ex-clubes, companheiros e amigos! Uma vergonha!

Até parece que as tais "estrelas", (as de fato e de direito e as outras, criadas pela mídia), entre as quais a Globo não inclui um único, exclusivo ou solitário ex-palmeirense, vão proporcionar à decadente rede o retorno da audiência, perdida nos desvãos dos interesses comerciais e do clubismo visível e indesmentível que caracteriza a instituição. Ledo engano!

A direção global têm tentado de tudo visando a aumentar a audiência, colocando cada vez mais à margem os verdadeiros jornalistas, substituídos, irresponsavelmente, até por ex-atletas que, jamais, foram estrelas, como Giuliano Beletti, presente, ontem,  em Floripa no jogo do Palmeiras, para, simplesmente, estragar a transmissão, por seu incontível antipalmeirismo, latente em seus tempos de jogador, escancaradamente manifesto em sua nova função de palpiteiro esportivo.

Por que este ex-jogador, um mediano, que jamais foi estrela, extremamente violento, truculento e botineiro quando jogava futebol, de português tosco e idéias curtas está comentando em TV, se ele não é do ramo nem radialista ou jornalista credenciado?

Pode-se dizer, sem medo de equívocos que o atual sistema global de cobertura esportiva televisiva, em razão de tudo o que menciono, é, muito mais do que ontem, hoje, ridículo e tendencioso, cheio de narradores-comentaristas de opiniões, perfeitamente, dispensáveis! De Galvão, a Machado, de Leite a Luis Roberto e a tantos outros...

Milton Leite, curintiano confesso, narra os gols dos adversários do Verdão com uma ponta de riso e sarcasmo embutidos na expressão verbal, como se estivesse a gozar e tripudiar  sobre alguém bem próximo. Sou do ramo e conheço essas coisas! Negá-las é o mesmo que querer tapar o sol com a peneira!

Nem tanto a Milton ou a Beletti que nem devia falar ao microfone, o exagero, as desmesuradas e intermináveis críticas a Valdívia, ontem, por um lance em que ele errou ao tentar ser altruísta e jogar pelo time e para o time, pegaram mal, principalmente, para o comentarista Maurício Noriega que, lamentavelmente, aderiu às mesmas. 

Jornalista de honrada origem, eficiente, ponderado, equilibrado, Nori, d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e, não tem mais o preito de minha admiração e o meu reconhecimento profissional quando comenta os jogos do Palmeiras. 

Definitivamente, não dá mais para ouvir, ainda que eu agradeça os céus por ter ouvidos!

A mim pouco me importa se, com isso, ele não se importar, pois sei que importa, principalmente, à maior parte da torcida palmeirense que, queira ele ou não, queiram ou não seus companheiros, a Globo, o Ibope, a Folha e o Datafolha, ainda é a terceira maior deste país!

Não o admiro e nem o considero, principalmente nas vezes em que segue as opiniões de Milton Leite, um narrador que, apesar do inegável talento no segmento, arvora-se, indevidamente, reiteradamente, em comentarista ferino, interferindo, diretamente, no trabalho da equipe de tv, quando deveria, isto sim, assumir a posição de magistrado!

Milton, tão competente no relato dos jogos de outros clubes, de-c-i-d-i-d-a-m-e-n-te,  não deveria mais ser escalado ou designado para narrar os jogos do Palmeiras! 

Nunca, jamais, em tempo algum e sob quaisquer circunstâncias! Nossa imensa e sofrida torcida não merece semelhante castigo!

Quero, reiterando, deixar claro que pegaram mal, muito mal mesmo, as críticas acerbadas, absolutamente infundadas e à beira do "non sense", de Moe, Larry e Curly, digo, de Leite, Nori e Juliano acerca do "lance que (teoria laticínia furadíssima) teria levado o Palmeiras à derrota". Teria mesmo?

A maioria esclarecida de nossa torcida, considerando os erros e acertos de Valdivia no jogo de ontem contra o Figueira, não aceita, definitivamente, que se coloque sobre o chileno a exclusividade da culpa e, menos ainda, que o responsabilizem solitariamente, mas, apenas, solidariamente, pela derrota! 

Aos poucos palmeirenses conduzidos pela onda emocional produzida pelo indigesto Milk (ele só vibra em jogos do Palmeiras quando sofremos gols, a narração de ontem foi um fiasco), peço-lhes que raciocinem acerca do lance. Pensem no que vou dizer:

Valdívia só perdeu o gol em face de seu companheirismo, de seu altruísmo, de seu elevado espírito de equipe, pela percepção e antevisão (os craques são assim) de que João Pedro estaria livre e em melhores condições para enfiar a bola às redes! Enganou-se!

Valdívia errou? É óbvio que sim, mas errou, apenas, no campo de jogo tentando acertar e proporcionar o melhor para a equipe. 

Aos injustos deflagradores da injustiça eu pergunto: 

qual craque, incluam Pelé, Di Stefano, Eusébio, Cruyff, Maradona, Messi, Cristiano Ronaldo, Zico, Da Guia, Rivaldo e outros, de todos os tempos, já não se equivocou em lances semelhantes?

Houve sobre eles alguma crítica tão violenta e desproporcional quanto a que Cleone, Barrerito e Mangabinha, digo, Leite, Noriega e Beletti, o Trio Parada Dura da Globo, disparou contra o chileno?

Em razão da truculência verbal com o que o triunvirato tratou o assunto (de forma, até, mais violenta do que Beletti fazia em campo enquanto jogador) eu lhes digo o seguinte: 

"até concordaria, houvesse Valdívia ousado um drible, uma ginga ou uma improvisação de efeito, tentado uma parada de bola, um chapéu, um preciosismo ou uma invencionisse de qualquer natureza. 

Não, não foi isso o que aconteceu, mas, simplesmente, um acidente, um erro normal de jogo! Ele, simplesmente, errou tentando fazer o melhor. Qual, então, o crime do chileno?

Na mesma proporção eu penso:

"se disseram o que disseram em face do companheirismo e do desprendimento de Valdívia, o que não teriam "bostejado" na transmissão houvesse o lance sido perdido por um drible a mais de Valdívia?.

O palmeirense inteligente sabe, compreende e entende os "porquês" dessa campanha contínua, focada e dirigida contra o único jogador com capacidade de, neste momento, dar ao Palmeiras a liga em campo, a competência, a dignidade e o tom de um time de média grandeza do atual futebol brasileiro, capaz de evitar o rebaixamento

Interessante é que, coincidentemente, em, ao menos, três lances espetaculares de Valdivia, (geniais mesmo), o narrador global transitava por assuntos que só interessavam a ele próprio, grande palrador, em perfeita ausência de sintonia com tudo aquilo que as imagens estampavam. 

Sobre as sucessivas faltas, as marcadas ou não, sobre Valdívia, quando foi que Moe, Larry e Curly, digo, o narrador, o comentarista e o infiltrado, ao menos mencionaram que estavam ocorrendo?

Logo no primeiro lance do jogo, um zagueiro do Figueira enfiou o braço no rosto do Mago, mas o lance foi tratado pela equipe do PFC como "normal de jogo". Contra o Palmeiras, sobretudo se o lance envolve Jorge Valdívia, tudo é normal! Até a violência!

Querem outro exemplo? 

Aos 20 minutos, outra cacetada em Valdívia, que, como de costume Mr. Milk registrou "en passant" como, "apenas e tão somente uma pegada forte", e, como ele gosta de dizer repetidamente em seu surradíssimo bordão, " seeegue o jogoooo"!

Em contrapartida, tudo era motivo para que (mais do que a chuva que caia em Floripa), chovessem, também, críticas a Valdívia, ainda que, novamente, pelo excesso de infrações que, impunemente, sofria, ter, ele, muito mais, atuado no chão, do que em pé, na horizontal do que na vertical. 

Mas isso, da mesma forma que ressaltar os méritos de suas grandes jogadas ninguém nunca menciona ou realça na televisão! Esperar isso de Leite? N'avoues jamais!

Resumo dessa ópera bufa, autêntico "dramma bernesco" protagonizado pela "giocosa tchurma" que infelicita as transmissões televisivas globais, a que somos compulsoriamente obrigados a assistir por falta de opção e, como se não bastasse, tal e qual perfeitos idiotas, pagando para ver: 

"Se há falta em Valdívia, o lance é normal! Se Valdívia reage à falta de punição aos adversários, ele não passa de um indisciplinado criador de casos que tem de ser mandado embora pelo bem do Palmeiras". 

Mandado embora, vírgula, para onde? Para Itaquera? Para o Morumbi? Para as Laranjeiras? Para a Gávea? Mas se for mandado para fora do Brasil, também haverá de servir! 

O Palmeiras não pode ter craques porque a maior parte dos componentes da mídia, além de não reconhece-los, trabalha no sentido de negá-los ou esvaziá-los. 

Um santista da jovem pan, cronista metidíssimo, vaidosíssimo, embora não passe de um mediano, egresso, dizem, de Araraquara, cujo nome não cito para não proporcionar-lhe retorno e cartaz, vive dizendo na terra, no mar e no ar, que Ademir da Guia jamais foi um craque. 

HAHAHAHAHAHA. Só rindo, para não chorar! Mas é assim há largos e longos anos! Pior do que isso, é, só mesmo, constatar que ainda tem gente que acredita nele!

Fique claro que, ao dizer tudo o que disse, eu não quero proclamar nenhuma vocação à santidade da parte do chileno que, do ponto de vista comportamental, não é melhor, nem pior do que ninguém". Simplesmente, igual! Rigorosamente, igual!

Portanto, "não peguem Valdívia para o papel de Cristo, pois nem santo ele consegue ser"!

A respeito do jogo e suas consequências, voltarei a postar assim que puder!

Mas, com tudo e apesar (deles) e de tudo, continuo acreditando que, embora machucados, ainda vamos sair dessa enrascada!

COMENTE COMENTE COMENTE