Observatório Alviverde

09/10/2019

SANTOS 2X0 PALMEIRAS! VERDÃO LEVA UM BAILE E PERDE FEIO NA VILA BELMIRO!



Embora eu não seja propriamente um fleugmático, não vou me estressar em face da derrota do Palmeiras, ontem, para o Santos, time que o superou em campo sob todos os aspectos e mostrou um futebol muito melhor.

O meu primeiro pensamento sobre o jogo é este: a derrota foi justa, justíssima, não cabem reclamações e nem pode ser contestada sob qualquer aspecto.

O Santos, em campo, teve tudo o que o Palmeiras não teve, isto é, força e energia, inteligência, expediente, espírito de luta, vontade de vencer, tanto e quanto jogou agrupado e de acordo com a filosofia de jogo adotada por seu treinador. 

O Palmeiras foi a antítese de tudo isso e não realizou absolutamente nada no campo de jogo.

Não significa, porém, que a vitória santista, do ponto de vista da arbitragem, tenha sido limpa e imaculada mesmo com a inútil presença  do VAR.

Conforme antecipei, quando se anunciava a adoção desse recurso no Brasil, serviria apenas para coonestar, isto é, para tornar honestos e legitimar os erros propositais cometidos secularmente pelos árbitros contra o Palmeiras. A prática provou que este velho cronista estava com a razão!

A conduta parcialíssima -ontem- da arbitragem e do VAR embora não tenha tido interferência direta no resultado do clássico, interveio, do ponto de vista psicológico, no elã, no psicológico e no desempenho dos jogadores do Palmeiras.

Tudo pelo fato de mais de 90% das faltas cometidas pelo Santos não serem marcadas e em 100% das disputas de bola entre os jogadores palmeirenses e santistas eram assinaladas infrações pro adversário, ainda que não houvessem ocorrido.

Em resumo. o cara-de-pau que apitou o jogo, também conhecido como Flávio de Souza viu irregularidades dos palmeirenses em todas as bolas divididas ou disputadas, fossem ou não infrações.

A partir do momento em que o Santos abriu a contagem ele começou a marcar tudo, picotando o jogo incessantemente quando o Palmeiras ensaiava atacar ou contra-atacar! Um disparate, uma vergonha!

Ao final, ainda que com o vasto tempo de paralisação decorrente do VAR e das seguidas simulações de contusão da parte dos jogadores santistas, ele não acresceu os minutos que teriam de ser acrescentados ao jogo.


O VAR mostrou ao que viera quando exigiu a expulsão de William, medida disciplinar despropositada considerando-se que nada ocorreu de mais sério e o histórico disciplinar positivo do atacante palmeirense.

Outra vez um fator exógeno ajudou, muitíssimo, o time santista e arrebentou com o Palmeiras, tanto no primeiro como no segundo tempo. Será que apenas eu enxerguei isso?

Sei que muitos não gostam do que estou dizendo e até me criticarão, mas o fato é que pelo que vi das decisões do árbitro central, e, principalmente dos responsáveis pelo VAR o Palmeiras, ainda que jogasse bem -não jogou- dificilmente sairia vencedor.

AGORA, PRESTEM MUITA ATENÇÃO NO QUE VOU DIZER:

O resultado de ontem foi catastrófico para o Verdão? 

À primeira vista, claro que foi, ponto!

Maaaaasssss...

Se o Flamengo perder para o Galo esta noite no Maraca, a distância para o líder continuará a mesma, isto é de 5 pontos. É difícil e, se não é provável, é muito possível! 

Um empate também impede que o Fla dispare à frente dos demais, pois a diferença passaria para 6 pontos em 14 rodadas ainda a disputar com muitos clássicos na tabela dos cariocas e o confronto direto em Sampa.

É bem verdade que o Santos desalojou o Palmeiras da vice liderança sem dó e sem piedade e passou a ocupar o  segundo lugar que era do Verdão pelo critério do número de vitórias.

Da mesma forma os Bambis, que empataram com o Bahia, diminuíram um ponto na diferença para o Verdão que tinha 8 pontos à frente deles e agora só tem 7.

Foi mantida a diferença de 9 pontos para o sexto e o sétimo colocados, os dois gaúchos, Inter e Grêmio, que distam 9 pontos do Verdão.

Descontado o Flamengo, o grande problema agora, é o Curica, quarto colocado, que joga esta noite em casa contra o Atlético PR. 

Com 42 pontos, se vencer chegará aos 45 e ficará a apenas 2 pontos do Palmeiras. Se perder, a diferença atual de 5 pontos será mantida e, em caso de empate, ainda será de 4 pontos.

Então, no que diz respeito às chances matemáticas, o Palmeiras, apesar da fragorosa derrota, continua teoricamente tendo chances até de título, mas, na prática há de se dizer que a tarefa vai se transformando a cada rodada como a de ontem em uma "missão impossível". 

E o será, principalmente se o time jogar o futebol indigente que jogou ontem na Vila Belmiro, sem entusiasmo, sem força, sem brilho, sem flama, sem tática, sem técnica e, principalmente, sem vergonha.

Para que todos tenham uma noção do desastre tático e técnico de ontem quero dizer que em jogos nos quais o Palmeiras esteve mal, sempre um ou outro jogador se salvava ou se destacava da mediocridade geral.

Ontem, não! Ninguém se salvou! Rigorosamente, ninguém. Nem Felipe Melo, nem Dudu!

Nota 4, então, para o time inteiro e para Mano, inclusive.

Para encerrar, um aviso aos navegantes:

"EU NÃO VOU DESISTIR"!

Vou torcer e apoiar o time até o fim, ainda que convicto, conforme escrevi por estes dias que uma derrota palmeirense ontem e uma vitória do Flamengo hoje encaminharia os cariocas ao título.

Mas além das remotíssimas chances do Palmeiras chegar, o time precisa de apoio para lutar por uma vaga direta na Libertadores/2020.

Então, de nada adianta dizer que Jailson falhou nos dois gols (falhou mesmo) porque não saiu na bola alçada e que espalmou para dentro da área um chute de longa distância e que Prass é melhor que ele!

Da mesma forma também é inútil dizer a esta altura que os nossos laterais são limitados tanto na marcação como na construção.

Na postagem de ontem, deixei claro que, com a ausência de Gustavo Gomes, a melhor opção era o veterano Dracena para zaga central formando dupla com Vitor Hugo. 

Luan, outra vez, esteve mal mas temos, todos, de reconhecer que continua aquele boqueirão de que falei, à frente de Marcos Rocha e de Luan, pelo lado direito da defesa, sobrecarregando bastante o trabalho da dupla de beques responsável pelo setor.

Foi por alí que o Santos incursionou tantas vezes, faixa de campo que deveria ter a presença de Bruno Henrique para o primeiro combate, mas ele nunca chegou no setor.

O espaço vazio sem o devido preenchimento obrigou o único jogador criativo e acima da média do time, Dudu a voltar para cobrir um longo espaço e exercer uma tarefa que não era dele.

Estou procurando da hora do jogo até agora, "vivos ou mortos", os atacantes palmeirenses, mas não encontrei nenhum vivo. Todos, sem exceção, sem a menor condição física ou técnica, verdadeiros zumbis dentro de campo. Verdadeiros mortos vivos. Até Dudu!

Não há que se culpar Mano Menezes, à frente do time por tão pouco tempo e que, na média dos resultados não está tão mal quanto pintam.

Ademais, este não é o momento do derrotismo, do entreguismo e da falta de brio, mas de união da torcida visando, no mínimo, a uma vaga direta na Libertadores/2010. As chances palmeirenses são enormes mas será preciso brigar por elas.

Quem pensa e tem consciência, sabe que não é mais possível contratar ou inscrever jogadores para o Brasileirão e que o Palmeiras tem de ir até o fim com o elenco que aí está e com o novo técnico e a nova comissão técnica que (imbecilmente) a torcida palmeirense exigiu fossem contratados. É preciso, mesmo a contragosto, apoiar o atual grupo de jogador pois, do contrário, adeus Libertadores/20.

Creio que agora deu para que aqueles que combatiam Felipão e que exigiram a sua dispensa chegassem à conclusão que o melhor daquele time que bateu recordes de invencibilidade não era Dudu, Melo, Bruno Henrique, Gustavo Gómes, William ou qualquer jogador.

O melhor de todos, a maior estrela do time era mesmo Felipão que fez um elenco limitado e um time de jogadores fracos e medianos chegar ao ponto de ser considerado o melhor do Brasil!

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 x 0 PALMEIRAS
Data: 09/10/09.às 21,30H

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Flavio de Souza
Assistentes: Danilo Manis (Fifa) e Neuza Back (Fifa)
VAR: José Filho
Público: 11.408 pagantes
Renda: R$ 592.000,00
Cartões amarelos: Carlos Sanchez (SAN): Felipe Melo e Carlos Eduardo (PAL)
Cartão vermelho: Willian (PAL)
Gols:
SANTOS: Gustavo Henrique, aos 12 minutos do 1º Tempo, e Marinho, aos 17 minutos do 1º Tempo
SANTOS: Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota; Marinho, Tailson (Lucas Venuto) e Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Sampaoli

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Zé Rafael); Dudu, Willian e Luiz Adriano (Carlos Eduardo)
Técnico: Mano Menezes

COMENTE COMENTE COMENTE 
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD) 

SANTOS X PALMEIRAS, O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS DO FUTEBOL PAULISTA PODE VALER UM BRASILEIRO!!!



Ninguém, nem mesmo eu, abordou o tema da falta que fez Mano Menezes no banco quando do jogo Palmeiras x Galo Mineiro no último domingo.

Uma coisa é o comandante, outra é Sidney Lobo, subalterno, dando ordens a um grupo de jogadores ainda confusos e atordoados pela saída intempestiva de Felipão e todas as consequências dela decorrentes, sendo a principal a mudança da filosofia de jogo.

Esta noite, com Mano no banco, é natural que o time ganhe mais confiança e, consequentemente, venha a render mais muito mais!

No confronto do 1º turno, no esquema Felipão, o Verdão goleou impiedosamente o time santista por 4 x 0, mas no esquema, isto é, no modo de jogar de  Mano, não se sabe o que poderá ocorrer. Trata-se de um jogo sem favorito e quem se esforçar e lutar mais deve sair vencedor.

Por falar em Mano, que errou na escalação e na maneira de atuar do time respectivamente contra o Inter e o Galo Mineiro, ele, no intervalo dos jogos, soube reparar e consertar os seus próprios desacertos, provando a muitos aquilo que eu já sabia, de seu grande conhecimento e capacidade como treinador.  

Entendo-lhe os erros (poucos) e admito que, até que ele venha conhecer a fundo todas as individualidades de que dispõe, ainda poderá cometer mais alguns deslizes até encontrar a onzena ideal para colocar em prática a sua filosofia de jogo. 

Só espero que nenhum erro ocorra esta noite contra o Santos, jogo de suma importância para o Verdão que não pode pensar, sequer, em empatar, quanto mais em perder. Um empate, hoje na Vila, poderá ser fatal no contexto da luta pelo título.

Outra volta a que reputo da maior importância, será de Luiz Adriano, (5 gols marcados na gestão Mano) praticamente confirmado no time. 

A julgarmos pelo oportunismo e facilidade de conclusão desse jogador tenho certeza de que  dará ao ataque palmeirense um maior sentido de profundidade, penetração e de aproximação do gol, justamente o que faltou ao time contra o Galo Mineiro, mormente na etapa inicial do clássico de domingo passado.

Espero que Adriano, tido como desgastado fisicamente e por isto afastado do jogo de domingo passado, com o descanso de que desfrutou no final de semana, possa estar fisicamente apto e aguente jogar até o fim.

Seu substituto deve ser o pouco produtivo Borja, em face da suspensão de Deyverson pelo terceiro cartão amarelo. Isso me preocupa muitíssimo, mas se Borja vier a atuar vamos torcer para que ele acerte.

No setor defensivo o Palmeiras terá dois desfalques, o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómes. Ambos servem, respectivamente as Seleções do Brasil e do Paraguai, 

 Em meu entendimento, apenas Gómes, efetivamente, fará falta.

Digo isto porque considero Prass e Jailson muito superiores ao goleiro que está servindo a Seleção e o imprevisível Luan, anunciado como substituto, embora bom zagueiro é inferior ao paraguaio.

Há também a possibilidade de Mano escalar Dracena na zaga interior direita como o último homem, formando dupla com Vitor Hugo, uma dupla que me agradaria mais do que aquela formada por Luan e Vitor Hugo.

No entanto, a perspectiva da escalação de Luan pode e em meu entendimento deve se materializar. 

Vem ao encontro de uma necessidade premente do time que tem um imenso espaço aberto pelo lado direito da defesa à frente de Marcos Rocha, muito explorado pelos adversários nos jogos do Palmeiras contra o Fla, Grêmio, Inter e Galo, sobretudo contra Fla e Grêmio.

Em razão da ausência frequente de Bruno Henrique muito mais preocupado em atacar do que em cumprir a missão tática de marcação a ele destinada de primeiro combate pelo flanco direito da defesa, há um verdadeiro latifúndio sem vigilância à frente da lateral direita  palmeirense. 

Isto tem sobrecarregado o trabalho de Marcos Rocha, obrigando Dudu a deixar de atacar (é o que sabe fazer melhor) obrigando-o a ajudar na marcação, tirando, assim a força do ataque e do contra-ataque do Verdão, desgastando fisicamente o atacante mais perigoso e desequilibrante do time. 

A outra dúvida de Mano diz respeito ao meia armador. Na realidade o Palmeiras não tem, especificamente, um armador, porque o jogador comprado para a função -Lucas Lima- ao menos até hoje, fracassou. Mano, dizem, está em dúvida entre Scarpa e Lucas Lima.

Não vejo nenhuma razão plausível para dúvidas ou hesitações, pois não há, pelo que ambos
vêm rendendo, comparação entre os dois canhotos. 

A diferença é que, na atual circunstância, Scarpa precisa melhorar um pouco para jogar bem e Lucas Lima precisa melhorar muito para jogar mal. Imaginem, então, o que Lucas Lima tem de melhorar para jogar bem!

Em meu entendimento, não pode haver, definitivamente, titubeios ou hesitações na escalação do time que vai começar o jogo, principalmente no que respeita à meia.

A posição tem de ser de Scarpa, muito mais lúcido, veloz e produtivo do que o lento, desmotivado e desinteressado Lucas Lima.

De acordo com o retrospecto do time, com as pistas das entrevistas de Mano e de alguns jogadores, o mais provável time do Palmeiras para o "clássico mais clássico" do futebol paulista mas que vale pelo Brasileiro é o seguinte.

Goleiro.................Fernando Prass (Jailson); 
Zagueiros.............Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa
Meio Campistas...Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Lucas Lima)
Atacantes..............Dudu, Willian e Luiz Adriano.
TÉCNICO............Mano Menezes 

PS - Em meu critério de análise, este é o melhor Palmeiras que Mano pode colocar em campo.

Este é o mais provável time do Santos:

SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Luan Peres), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Tailson e Eduardo Sasha
  
Árbitro: Flavio de Souza
Assistentes: Danilo Manis (Fifa) e Neuza Back (Fifa)

VAR: José Filho

O jogo vale pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro e a bola começa a rolar  às 21h30, na Vila Belmiro. 

Vale a vice-liderança do Brasileiro, porque o Palmeiras tem 47 pontos e 13 vitórias e o Santos, 44 pontos e, também, 13 vitórias.

COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)