Observatório Alviverde

03/05/2017

Jorge Wilstermann x Palmeiras


Comente durante o jogo, no intervalo e ao final do jogo, até que fique pronta a postagem final.
==================

A MINHA OPINIÃO
Faltou inteligência a Eduardo Batista na concepção da tática de jogo a ser utilizada que seria, simplesmente, a tática da espera.

Por que um time imprime correria a um jogo, se atira irresponsavelmente para o ataque sem método ou cálculo e sem a menor necessidade, mesmo sabendo que além de ter melhores jogadores pode jogar até por um empate?

Foi assim o Palmeiras, ainda que bem escalado e com os melhores jogadores possíveis de seu elenco.

Desta vez, sim, pode-se culpar o Eduardo Baptista pela tática adotada, embora eu entenda a razão do procedimento do técnico.

Se ele joga fechado, o criticam porque jogou na retranca. Se joga aberto e não dá certo, aí dizem que a tática é errada.

A torcida do Palmeiras é intolerante e cruel. Quantos estão torcendo para que o time perca só porque desejam ver o treinador pelas costas.

O treinador fica, então, entre a cruz e a espada e não sabe o que fazer.

Hoje, em meu entendimento, ele errou na filosofia adotada, pelo que depreende do que o time apresentou no primeiro tempo.

Que o Palmeiras necessita de um comandante mais eficiente é óbvio porquanto o clube não pode ficar servindo de cobaia e indefinidamente esperando que o técnico acerte.

Alguns jogadores passam a impressão (tomara que seja apenas impressão) estão visivelmente "TRABALHANDO" pela queda de EB e entre eles eu destaco Vitor Hugo e, principalmente, Dudu.

De qualquer forma creio que o Palmeiras voltará classificado para o Brasil, para o desgosto e o desespero de (é incrível) muitos palmeirenses, mas isso é apenas um palpite.

A entrada de Borja é fundamental considerando-se que Willian não estava cem por cento fisicamente.

COMENTE COMENTE COMENTE

A ESCALAÇÃO DO PALMEIRAS PARA PEGAR O JORGE WILSTERMANN!



Qual, enfim, o time que Eduardo Baptista vai escalar para enfrentar o Jorge Wilstermann hoje em Cochabamba, Bolívia?

Antes da resposta direta a essa questão, consideremos e discutamos aspectos importantíssimos do jogo, como, por exemplo, a grande responsabilidade de o Palmeiras vencer ou de, minimamente, empatar.

A vitória do Atlético Tucuman, ontem, sobre os muares do Peñarol por 2 x 1, decuplicou a responsabilidade dos jogadores do Palmeiras que já era imensa.

Tido e havido antecipadamente como virtual classificado, o Palmeiras, verdade seja dita, ainda não está matematicamente garantido para a sequência da Liberta.

Para oficializar a classificação, o Verdão necessita -prementemente- conquistar ao menos um ponto dos seis que vai disputar sendo três (3) com o Jorge Wilsterman esta noite em Cochabamba e os outros três (3)contra o Atlético Tucuman no Allianz Park numa quarta-feira, dia 24 de maio.

O jogo desta noite contra o Jorge Wilsterman será um desafio de enormes proporções para o Palmeiras, na medida em que, se vier a perder, o Verdão, ainda que tenha muito mais time corre severos riscos de se enervar e ser surpreendido em casa pelo time argentino. 

Como torcedor da velha guarda, já passei inúmeras vezes por situações dessa natureza e confesso-lhes que nada mais no mundo do futebol, sobretudo quando se relaciona com o Palmeiras, me surpreende mais.

====================
ADVERTÊNCIA

O que vou dizer não se trata de pessimismo e só o farei por precaução a fim de evitar que o excesso de otimismo, traduzido pelo estúpido "já ganhou", tome conta do time e o encaminhe à desgraça.

No jogo da 1ª fase em São Paulo contra o Jorge Wilstermann, o Palmeiras sofreu demais e só marcou o gol do "magérrimo" triunfo por 1 x 0, nos acréscimos, aos 50' através do zagueiro Mina, em jogada de abafa! 

Os bolivianos mostraram, sim, naquela 4ª feira, 15 de março, um time determinado e aguerrido, capaz de resistir ao Palmeiras e em condições favoráveis até de derrotá-lo. Quem assistiu àquele jogo sabe disso! 

Ainda que disponha de um time menos técnico e bastante inferior ao Verdão técnica e individualmente, do ponto de vista técnico, as chances de o JW surpreender o Palmeiras ampliam-se considerando-se que os bolivianos vão jogar esta noite em casa e com o apoio da torcida.

O Palmeiras, portanto, que se acautele, se mobilize, se prepare para o impacto, dê tudo de si em campo e atue com seriedade e confiança o tempo todo, imponha a maior qualidade técnica e individual de seu time e jogadores, sem imaginar em momento algum que terá pela frente um time bobo, ingênuo ou desprovido de força.

=====================
ALGO A PENSAR

Os jogadores palmeirenses têm algo a pensar e raciocinar acerca do Jorge Wilstermann. 

Têm de lembrar e concluir que o todo poderoso Peñarol se esfacelou e se desmobilizou nesta Libertadores ao ser goleado pelo próprio JW em Cochabamba por um histórico, extravagante e humilhante 6 x 2, logo na primeira rodada.

Essa, em meu entendimento é a maior advertência ao elenco do Verdão, considerando-se que se o time boliviano, sempre incentivado por sua fanática torcida, ganhou as duas partidas que realizou em seu estádio Félix Capriles. 

Além da ampla goleada no Peñarol, derrotou, também, o Atlético Tucumán da Argentina por 2 x 1. Em compensação, não conseguiu vencer ninguém fora de de seus pagos. 

O Palmeiras é o terceiro adversário que o JW recebe em casa com a diferença em relação aos jogos anteriores e uma agravante para o Palmeiras, que o jogo contra o Verdão tem um caráter decisivo para o time boliviano.

Isso obriga o time do Palmeiras a se acautelar em campo (isto é muito importante) mas sem se encolher ou acovardar, dando-se ao luxo até de poder jogar no erro do adversário, que, pelas circunstâncias da tabela e dos pontos terá de adotar todas as iniciativas do jogo.

Em razão disso a torcida palmeirense terá de ter os pés no chão e não ficar criando quimeras, fantasias ou plantando ilusões segundo as quais o Palmeiras tem a obrigação de golear.

A vitória, para mim, será muito bem-vinda e até acredito que ela venha pela tradição, pelas diferenças técnicas de time e elenco e, sobretudo, pela categoria individual muito maior do time do Palmeiras!

No entanto eu lhes digo que se o Palmeiras arrancar um empate de zero a zero suficiente para classificação sentir-me-ei, não apenas satisfeito, mas realizado! 

====================
SEM ZÉ ROBERTO

Que ótimo que Zé Roberto não tenha viajado e nem vai jogar. Ele, que não vinha nada bem, segundo estou informado, trata de uma contusão e está sendo preparado para o Brasileirão.

Em meu critério de análise, de há muito ele já deveria ter sido afastado do time principal do Palmeiras e ser escalado -exclusivamente- em circunstâncias de manutenção de resultado e de valorização e posse de bola, nada mais que isto.

No duro, no duro, Zé deveria mesmo (já faz tempo) é estar fora do futebol de elite e jogando, em melhor hipótese, num clube de menor exigência da série A.

Um time da série B carente de experiência para galgar à Série A seria o local ideal para a aposentadoria desse esplêndido (ex)jogador ainda na ativa, onde, certamente, ele ainda cabe e caberia. 
====================
ZÉ ROBERTO E EDUARDO BAPTISTA

O caso de Zé tem analogia ao de Eduardo Baptista, visto que ambos, nem de longe, representam as melhores soluções para o Palmeiras em suas respectivas funções e no entanto fazem parte do elenco.

Aliás, fique bem claro que o fato de eu ter dado um tempo a EB não significa que tenha a expectativa ou esteja esperando que, do pouco, do quase nada que o caracteriza, EB se transforme subitamente em um novo Osvaldo Brandão!

O fato é que pelo dinheiro estupidamente gasto por Mattos na renovação de Zé e na aquisição de Eduardo Baptista temos de esperar mais um pouco, sob o risco de prejuízos ainda maiores.

Mattos poderia e deveria ter investido em um lateral mais jovem, mais produtivo, mais promissor e da posição (Zé é adaptado) tanto e quanto errou (este Blog foi o primeiro a estrilar e protestar) na medíocre contratação de um treinador neófito sem estrada e sem estofo (ainda) para dirigir um clube da magnitude do Palmeiras.

EB tem de (por enquanto, por enquanto, repito, por enquanto) permanecer porque o Palmeiras, além de estar no momento crucial da fase classificatória da Libertadores, viu e sentiu uma perspectiva de melhora do treinador quando de suas ações e substituições no intervalo do jogo contra o Peñarol.

Além do mais Batistinha tem muito tempo de contrato a cumprir e sua demissão neste momento tumultuaria completamente o ambiente do elenco gerando divisões e inseguranças no grupo de jogadores.

Da mesma forma, incitaria os eternos descontentes do elenco -eles não são poucos- a continuar trabalhando contra qualquer treinador que chegasse ou contra outros cujas permanências não desejem, não lhes agrade ou lhes contrarie os interesses. 

O fato é que Eduardo Baptista terá esta noite a oportunidade derradeira (mais uma) de mostrar que pode e deve ser o técnico do Palmeiras, mas estará novamente entre a cruz e a espada.

Se o time perder e não render creio que dificilmente ele sobreviverá para comandar o time contra o Atlético de Tucumán. 

Será difícil que a diretoria se arrisque a perder a classificação prestigiando (no sentido exato do termo) um técnico perdedor e arriscando-se a assinar um atestado público de burrice e de ignorância.

Para que nada ocorra com Eduardo Batista e para que ele continue no cargo sem tantas contestações, será necessário que o time, no mínimo, reedite a performance apresentada no segundo tempo contra o Peñarol em Montevidéu. 

Se render mais ou além das expectativas, muito melhor, embora os opositores de EB, teimosa e irracionalmente continuarão asseverando que "o mérito é exclusivo dos jogadores".
====================
O TIME PARA ESTA NOITE

Como Dracena também não viajou, Vitor Hugo ocupa a quarta-zaga e é bem melhor para o Palmeiras, ainda que devamos respeitar muito o veterano jogador, útil e eficiente em todas as partidas que disputou.

Prass (o melhor goleiro brasileiro da atualidade), Jean (voltou com a corda toda nos dois últimos jogos, Mina (o melhor zagueiro em atividade no Brasil) estão garantidos ao lado de Vitor Hugo (a melhor opção palmeirense para a posição, um dos melhores zagueiros do país).

Aliás, a volta de VH garante ao Palmeiras a importante presença de um quarto-zagueiro canhoto (raro entre os clubes brasileiros), de muito mais juventude e velocidade do que Dracena, emérito cabeceador defensivo e ofensivo, grande arma nos escanteios pró e contra, mormente nos pró, perdendo apenas um pouco na saída de bola em relação ao destro veterano.

A dúvida persiste na lateral esquerda entre Michel Bastos e Egídio, mas se EB tiver visão, e, principalmente, juízo nem em pensamentos retira Michel (muito melhor) do time.

Além de proporcionar muito mais consistência à defesa, (Egídio não marca bem. Nem apoiar tem conseguido) Michel Bastos melhora a saída de bola, a passagem de bola, isto é,a transição, o troca de passes na meia-cancha tanto e quanto aumenta o tempo do time com a bola no pé. 

Como emérito chutador será importantíssimo nas cobranças de faltas, nos escanteios e nas chegadas impressentidas, arrematando de longe, sempre com muita potência e capacidade para decidir os jogos.

No meio de campo Thiago Santos vai substituir Felipe Melo, -injustamente- suspenso pela Conmebol, mas este é um outro assunto. 

Thiago é uma peça importantíssima do elenco palmeirense, um "reserva titular" que não precisa provar mais nada a ninguém e que tem tudo para substituir à altura o xerife palmeirense.

O ideal nesse jogo decisivo na Bolívia, em que é importante ter uma defesa bem fechada, a presença de Thiago e Melo à frente da zaga, seria de bom alvitre, ao menos sob o meu ponto de vista.

Hoje, Thiago abre o setor, a ser complementado pelas presenças de Tchê, Guerra e Dudu que está voltando ao time após algumas alterações bem apagadas. 

Aliás, já imaginaram os ferozes críticos de Thiago Santos se não tivéssemos no elenco esse jogador? Seria o cáos!

No ataque o EB deixou claro que só garante mesmo a presença de Willian, a expressão superlativa da virada alviverde sobre o Nacional.

Se Willian for escalado para exercer a função de centroavante, Róger Guedes será titular. Jogará aberto pelo lado direito e Dudu, então, abre pela esquerda.

Caso (perspectiva remota) Borja seja escalado, Róger Guedes vai para o banco e Willian atua pelos lados do campo.

O mais provável time:

"Prass, Jean, Mina, Victor Hugo e Michel Bastos(remotamente Egídio.
Thiago Santos, Tchê, Guerra e Dudu.
Róger Guedes (Borja) e Willian".

QUAL, EM SUA OPINIÃO, O TIME IDEAL PARA QUE O PALMEIRAS RETORNE ANTECIPADAMENTE CLASSIFICADO AO BRASIL?

COMENTE COMENTE COMENTE