Observatório Alviverde

31/05/2012

DECLARAÇÃO DE BARCOS CONFIRMA QUE FELIPÃO É MESMO UM PROFESSOR PARDAL!

 

BARCOS DECLAROU:

“Antes a gente chegava na frente com muita gente e tinha mais apoio. Hoje, quando pego a bola, estou longe dos demais e fica mais difícil. Também estamos trabalhando nisso, para que outros companheiros se aproximem, caso contrários as chances de gol vão ser raras.'

@@

Estou convencido de que a volta de Luan ao time, do ponto de vista tático, foi um retrocesso.

Não sei se tem a ver com o defensivismo covarde e destrutivo do qual LFS não abre mão, hipótese muito provável e, seguramente, a mais provável.

Pode ser, também, uma forma de justificar a insistência de Scolari pela contratação desse jogador, supervalorizado, cujos direitos econômicos, adquiridos pelo Palmeiras, foram muito acima do que vale o jogador.

Não seria de estranhar que isto ocorresse, haja vista que Felipão manteve na equipe o grossíssimo Rivaldo por tempo indeterminado, a fim de tentar “tapar o sol com peneira”, em razão de outra escolha equivocada, entre tantas outras, da parte do treinador.

A hipótese final, seria o carinho que Felipão tem por um jogador disciplinado fora e dentro de campo,  que cumpre, à risca, as funções táticas que lhe são passadas e corre o tempo todo, o campo todo, ajudando a fechar o meio de campo e a defesa.

Seja qual for a razão da escalação de Luan, ela revela a inquietude do treinador que parece perdido e sem saber mais o que fazer para acertar o time do Palmeiras.

Não me esqueci de uma declaração de LFS há algum tempo, afirmando que, pela primeira vez em sua carreira, ele reconhecia que não havia dado conta de acertar uma equipe, mas que continuaria tentando.

Na verdade, Felipão, empiricamente, vai adotando em cada semana uma atitude diferente em relação à equipe e isso não é nada bom.

Na última postagem eu destacava a necessidade do entrosamento na constituição de uma equipe forte, competitiva, suficientemente forte para brigar pelos títulos.

Como pode se entrosar um time que entra em campo cada vez com uma formação, ainda que venha de uma seqüencia de bons resultados?  

Felipão desconstruiu o esquema adotado que ele próprio concebeu e que vinha dando certo com Mazinho, simplesmente para reconduzir Luan ao time principal, 

@@

Com Luan um jogador que, basicamente, se preocupa muito mais  em marcar, fazendo uso de três volantes e povoando o meio de campo , Barcos acaba se isolando no ataque e o time perde, completamente,  a eficiência ofensiva..

Sem poder participar do jogo, Barcos recua, embora Felipão peça para que ele não saia tanto da área. 

Na coletiva, Barcos falou de seu isolamento e de sua pouca participação, ultimamente, nos jogos. Vejam o que ele disse:

'Se eu sair muito o time perde a referência. E quando saio às vezes vou bem e outras vou mal, é normal.'

@@

Interessante é que Felipão não consegue, mesmo, alterar o “jeito Scolari de jogar”,

Ele, a cada jogo, rotineiramente, troca as peças, mas nem a bico de carabina,  muda o seu esquema, conhecido, manjado e ultrapassado.

A pergunta que não quer calar é esta: ele não muda porque não quer ou não muda porque não sabe?

E depois vem falar que o time não se entrosa, não dá liga.

Que alguém, por favor, diga a Felipão que o problema do Palmeiras não está ligado às peças, mas ao seu esquema pra lá de superado e de há muito, ultrapassado.

COMENTE COMENTE COMENTE