Observatório Alviverde

18/10/2016

PALMEIRAS SOFRE NA BOCA DA MÍDIA! NA COPA DO BRASIL CUCA ESCALA APENAS QUATRO TITULARES ESTA NOITE CONTRA O GRÊMIO!


UMA BRIGA PRA MAIS DE METRO!
Eu ia dizer que com a aceitação do STJD ao pleito de julgamento dos incidentes do Fla-Flu, do auge da crise ao encaminhamento da solução seria simples questão de dias. Equivoquei-me!

Eu ia dizer mais, que as consequências de tudo só iríamos tomar conhecimento após o desfecho do jogo sujo, bruto e desleal ora em curso, nos bastidores. Enganei-me!

A mídia, porém, não permitiu e tudo fez e tudo faz no sentido de exacerbar a discórdia, exaltar os ânimos e recrudescer a intolerância.

Nesse embate entre egos inflados e desesperados dirigentes e jornalistas alcançaram fronteiras estratosféricas mas nem isso os conteve ou contém porque para todos, nem no céu está o limite. 

Mas quem não sabe que o "affair" Fla-Flu é apenas consequência, bem longe de ser a causa imediata de tanta discussões e celêumas? 

A causa das causa não é outra senão a inconformação Global tanto e quanto da mídia em geral, dos dirigentes e dos concorrentes pela queda do Flamengo e pela limpa e inconteste liderança ampliada do Palmeiras que eles não suportam e insistem em combater. 

Pois não é que o Figueira pegou carona na confusão e garante que reivindicará a anulação do jogo contra o Palmeiras, sob a alegação de um hipotético erro de direito?

A reclamação, que deve entrar no STJD entre hoje e amanhã,(se é que já não entrou) assevera que o segundo gol palmeirense proveio de uma jogada irregular.

Dudu, na interpretação dos "emos" (assim são chamados pela torcida do Avaí) teria feito um arremesso manual e a bola quicado fora de campo antes de ser dominada pelo ataque palmeirense, e, portanto, não teria entrado em jogo. 

Cadê que a Globo mostrou com clareza a jogada? Alguém viu claramente o lance ou, apenas, de relance?

Tá mais na cara do que barba, verruga, pinta ou espinha que a incompetente e oportunista diretoria do obscuro time catarinense aproveita o momento conturbado vivido pelo futebol brasileiro e busca uma desculpa através da qual tentará justificar à sua torcida e à sua coletividade, a iminente queda do clube para a segunda divisão.

A prova disso reside no fato de, domingo, tão logo o jogo terminou, os "maconheiros" (também são chamados assim pelos rivais)  anunciavam que iriam denunciar o Palmeiras porque seu diretor de futebol havia telefonado no meio da semana ao meia Renato -emprestado pelo Palmeiras ao Figueira- proibindo-o de jogar contra o Verdão, como se fosse ele um Messi, um Cristiano Ronaldo, um Neymar ou um Gabriel Jesus.  

A pergunta pertinente e cabível em face de tanta desconsideração e tamanho desrespeito, não pode ser outra senão esta:  

Continuará o Palmeiras cedendo jogadores a um clube vocacionado à deslealdade e à traição?
=============================================
A BRONCA NA HORA ERRADA!
Outro dia eu disse que Nobre e Mattos se pronunciaram em hora errada, no que fui contestado por muitos companheiros de blog.

No entanto, poucos dias bastaram para que ficasse claro e explícito de que este eterno aprendiz de jornalismo, estava certo. 

A consequência maior é que a mídia (conforme previ) fez e faz de tudo para desqualificar Nobre, censurar Mattos, desmoralizar o Palmeiras e submeter o time a uma corrente de reprovações e ódio coletivo visando a desestabilizá-lo emocionalmente. 

Quando eu disse que a hora da reclamação era tardia pois havia passado do ponto, acertei de novo, porquanto a mídia aproveitou o ensejo para afirmar que o Palmeiras pegou "carona" no embate entre Fla e Flu com o objetivo claro de tirar proveito da situação.

As críticas a Nobre, Mattos e ao time do Palmeiras foram fortíssimas, num momento em que as arbitragens já não prejudicavam tanto o Verdão, ensejando aos detratores (mais de 90% dos profissionais a que assisto, ouço, vejo e leio), declarações segundo as quais o Palmeiras reclama mas é um dos clubes que mais se beneficia dos erros arbitrais.

==============================================  
A DIFÍCIL MISSÃO DO TIME B NA COPA DO BRASIL!
Em relação ao fato de o Palmeiras priorizar o Brasileiro em detrimento da Copa do Brasil, eu, por princípio, sou contra.

Sou contra porque venho de um tempo em que o time escalado era sempre o melhor e a gente sabia de cor as escalações. 

Naquela época, quando o Palmeiras poupava jogadores o fazia de forma pontual ou individual e não coletivamente como se usa nos dias de hoje.

Nem é preciso dizer que discordo completamente das teses correntes segundo as quais se jogava menos e que o nível de exigência física era tão menor.

Desde que me conheço por gente e acompanho futebol a partir dos anos 50(s) que os jogos ocorrem invariavelmente duas vezes por semana.

Aliás, antes da introdução da Lei das 72 horas de intervalo (o tempo mínimo estabelecido pelo Regulamento Geral das Competições é de 66 horas) havia casos em que o Palmeiras chegava a atuar três vezes por semana.

Em relação aos jogadores, sei, perfeitamente, que há organismos mais e menos robustos, tanto e quanto musculaturas mais e menos resistentes.

Da mesma forma há corpos que precisam mais, ou, menos de exercícios e que tudo isso tem de ser ponderado, analisado e considerado pelos departamentos médicos e de fisiologia das equipes.

Se Cuca que, declaradamente, opta pela perspectiva de ganhar o Brasileiro e parece não se importar com o desfecho da Copa do Brasil viesse a poupar Moisés (já apresentando sinais de fadiga), Zé Roberto (pela veteranice), Mina (vem de contusão por cansaço muscular), Dudu (jogador importantíssimo no atual contexto palmeirense e que tem levado muita pancada) eu, honestamente, concordaria, mas com a ressalva de que os levaria (todos) para o banco como opções, se necessário.

Mas a relação dos escolhidos, isto é, daqueles que vão para o jogo de hoje contempla, exclusivamente, quatro titulares: Jailson, Zé Roberto, Jean e Gabriel Jesus.

Desta relação Cuca extrai o time que enfrenta o Grêmio e que vai a campo precisando vencer pela diferença simples e mínima de um gol:

Goleiros: Jailson e Vagner Laterais: Egídio, Fabiano, Jean e Zé Roberto Zagueiros: Augusto, Edu Dracena, Thiago Martins e Roger Carvalho Volantes: Arouca, Gabriel, Matheus Sales, Thiago Santos e Rodrigo Meias: Allione e Cleiton Xavier Atacantes: Alecsandro, Erik, Gabriel Jesus, Lucas Barrios, Leandro Pereira e Rafael Marques

O time que eu escalaria para iniciar o jogo com o time principal do Grêmio:
Jailson, Fabiano, Dracena, Thiago Martins e Zé Roberto.
Gabriel, Matheus Sales, Thiago Santos e Cleyton Xavier.
Eric e Gabriel Jesus.

E você, com que time iniciaria o confronto que vale a a vida do Verdão na Copa Do Brasil?

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRENSE, CHEGOU A HORA DE FAZER O QUE FAZ UM CAVALO EM DESFILE DE SETE DE SETEMBRO!


Finda a 31ª rodada do Brasileirão/16, em que Palmeiras ganhou, o Flamengo se ferrou, o Galo se enroscou, o Santos parou e a GLOBO se trumbicou, classifico-a como justa e perfeita.

Tudo voltou ao esquadro (T)angido pela força descomunal das mentes e alavancado pelas vontades que compõem a maior colmeia verde deste imenso "green planet". 

Os resultados do fim de semana foram -todos- construídos sob medida, como se à régua e compasso, proporcionando ao Verdão galgar degraus importantíssimos na escada que leva ao título.

No intrincado mosaico de interesses do Campeonato Brasileiro, uns sãos e outros escusos, o Verdão se porta e comporta da melhor forma em ambas as colunas, num tempo em que o bom proceder é tachado de erro, tido e havido como cultura de néscios, de fracos ou de inocentes. 

Sem medo de errar eu lhes digo que o Palmeiras, malgrado os inimigos, as incompreensões e as perseguições, tem procurado transformar a pedra bruta em polida pelo uso constante do cinzel do bom proceder, o que o eleva, ao menos por enquanto, à condição de time de mais alto grau entre todos os que disputam o atual Brasileirão.

Simbolicamente eu diria até que a graduação alviverde atual é 33, coincidentemente o número da camisa do menino Jesus, autêntica estrela (de Davi), teto técnico do Campeonato e, sem qualquer dúvida, o melhor jogador -hoje- em atividade no futebol brasileiro.

A fase de GJ é tão boa que, por portas travessas, mesmo jogando muito aquém de seu potencial decidiu o jogo contra Figueira, ainda que sem exibir 20% do que sabe, pode e é capaz, muito longe mesmo da eficácia e de todo o esplendor de seu futebol.

Com tudo isso, meus amigos, mesmo crendo firmemente na perspectiva do título, ainda não o considero garantido. Uma convicção mora dentro de mim, mas não ouso extravasá-la. Dizem que dá azar, não vou me arriscar!

Prefiro destacar que com os resultados desta 31ª rodada, apenas "goteirou" no caminho do Palmeiras, prenunciando o furacão de alegria que vai se formando a cada rodada, prestes a eclodir.

De qualquer forma as gotas de ontem começaram a irrigar palmeiras e romãzeiras, fazendo-me crer que -finalmente- poderei enfeitar minha mesa natalina com palmas tanto e quanto comer romã após 22 anos em jejum delas. Tenho cá -ainda- as minhas dúvidas, mas um pelicano garante-me que sim!

Finda a rodada e estabelecida a diferença de quatro pontos que destaca o melhor time, eu, já de avental limpo, perfeitamente cônscio de que tudo está -quase- no nível e no prumo que tanto desejamos, peço apenas que o Grande Arquiteto permita que sejamos dignos de guardar a trolha, levantar o malho, bater o malho e arrematar mais esse título!

Que a união fraternal seja a nossa atitude e que a estrela flamejante da vitória nos conduza à conquista inédita, inaudita e exclusiva do nono título brasileiro.

O sol da justiça que brilhou refulgentemente neste fim de semana no universo palmeirense, há de brilhar sempre e para sempre no caminho do Verdão. 

Ainda que por roubalheira, conchavos, perseguições, arreglos ou por um improvável desastre ou acidente de percurso de grandes proporções o Palmeiras não venha a vencer o Brasileiro, tudo o que o time realizou até o limiar da 32ª rodada do Brasileirão dá-nos azo para verberar e desabafar contra o sistema...

Chupa, Globo, chupa mídia e, sobretudo, chupem aqueles jornalistas desonestos que insistem em colocar defeitos na campanha do Palmeiras em 2016, uma das mais vitoriosas da história do Campeonato Brasileiro.

Ah, antes que eu esqueça, faço questão de registrar que esses mesmos "profissionais" só passaram a reconhecer os méritos do garoto Gabriel Jesus após constatar que, de fato, ele houvera sido vendido e se transferido para o futebol europeu.

Para definir a ação desses caras em face da liderança palmeirense nunca foi tão adequado o velho adágio que diz que "os cães ladram e a caravana passa". 

Sei que ainda não passamos -resta pouco-, mas haveremos de passar pois faltam, segundo os cálculos de Cuca, apenas 3 vitórias em sete tentativas, entre os jogos que faremos dentro e fora do Allianz.

E para "homenagear" os mesmos que continuarão criticando e trabalhando a fim de desestabilizar o Verdão e, de uma forma ou de outra, rebaixá-lo, desvalorizá-lo e desmoralizá-lo, permito-me baixar o nível da postagem e sugerir à torcida o seguinte:

vamos -todos- fazer com eles exatamente o que faz um cavalo no auge de um desfile de 7 de Setembro, no centro da cidade, indiferente ao ambiente, às vaias, aos aplausos, às autoridades, à multidão e, enfim, a tudo o que acontece ao seu redor... 

Da mesma forma, também impávidos e indiferentes vamos -todos nós-, olhar para os nossos detratores, passar por eles sem dirigir-lhes a palavra, do mesmo modo que um cavalo no desfile, 

"Cagando e andando, cagando e andando, cagando e andando" ... 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

 COMENTE COMENTE COMENTE