Observatório Alviverde

10/05/2013

PERGUNTO A NOBRE, KLEINA E A BRUNORO. QUANDO É QUE O PALMEIRAS VAI PASSAR A PRIORIZAR A CONTRATAÇÃO DE ATACANTES?

 

ENTRE AS DÉCADAS DE 60 E 70, O PALMEIRAS, CAMPEONÍSSIMO, FOI O MELHOR TIME BRASILEIRO, AINDA QUE A MÍDIA JAMAIS RECONHECESSE-LHE OS MÉRITOS OU DESTACASSEE AS SUAS FAÇANHAS.

A MÍDIA ESTAVA OCUPADA E PRIORIZAVA O SEU ESPAÇO PARA TRATAR DE UM OUTRO TEMA, QUE, IMAGINAVA SE SOBREPOR A ISSO E A TUDO, SABEM QUAL?

O JEJUM DO CURINTIA!

ESTAVA FAZENDO TEMPO QUE A GALINHADA NÃO CONSEGUIA GANHAR NADA E ISSO INCOMODAVA DEMAIS GRANDE PARTE DA IMPRENSA, JÁ NAQUELES ANOS.

O CURINTIA FICOU 23 ANOS SEM GANHAR UM TÍTULO IMPORTANTE, MESMO DE ÂMBITO REGIONAL E SÓ CONSEGUIU APÓS LARGOS E LONGOS 23 ANOS, AINDA QUE, PARA ISTO, VIU-SE OBRIGADA A LANÇAR MÃO DO ESQUEMA RUI REY.

ENTÃO, TAMBÉEM POR ISSO, A MÍDIA PAULISTANA, MUITO MAIS A IMPRESSA, SIMPLESMENTE, DELETOU, ARQUIVOU E FEZ QUESTÃO DE ESCONDER TODAS AS CONQUISTAS PALMEIRENSES DE 1971 PARA TRÁS.

IRRESPONSAVELMENTE, CRIMINOSAMENTE, SÓ PASSOU A CONSIDERAR CAMPEÕES BRASILEIROS, OS TIMES QUE LEVANTARAM O CANECO UM APÓS A COPA DO MUNDO DO MÉXICO, MAS EM 1971.

A GRANDE PERGUNTA, JAMAIS RESPONDIDA POR QUEM QUER QUE FOSSE DA MÍDIA DAQUELA ÉPOCA É ESTA:

FOSSEM OS BAMBIS OU AS GALINHAS OS DETENTORES DE TANTOS TÍTULOS, ESSE PASSADO GLORIOSO TERIA SIDO ESQUECIDO, OU, SIMPLEMENTE, COLOCADO DE LADO?

IMAGINEM SE A CRÔNICA CARIOCA OMITIU OU OMITE AS CONQUISTAS DOS CLUBES DO RIO DE JANEIRO ANTES DE 1970!

LÁ O FLU, POR EXEMPLO É TIDO COMO QUATRO VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO.

A CRÔNICA CARIOCA NÃO TEM O PÉSSIMO COSTUME DE REBAIXAR OS CLUBES DO RIO DE JANEIRO, COMO EM SÃO PAULO MUITOS FAZEM CONTRA O PALMEIRAS.

AOS TÍTULOS DO FLUMINENSE DE 84, 2012 E 2010, A CRÔNICA CARIOCA – FIZ PARTE DELA – JAMAIS OMITIU OU DEIXOU DE CONSIDERAR E MENCIONAR O DE 70, QUANDO O BRASILEIRO SE CHAMAVA ROBERTÃO E FOI REALIZADO EM QUATRO EDIÇÕES, DUAS DAS QUAIS EM QUE O PALMEIRAS FOI CAMPEÃO.

MAS A MAIOR PARTE DA MÍDIA PAULISTANA, A PIOR E MAIS CLUBÍSTICA DO ´BRASIL, PREFERIU, SEMPRE, IGNORAR O QUE, GARANTO, NÃO TERIAM FEITO, HOUVESSEM AQUELES TÍTULOS SIDO CONQUISTADOS POR CU-RINTIANUS OU BAMBIS.

FOI PRECISO QUE A CBF, MUITOS ANOS DEPOIS, RECONHECESSE OFICIALMENTE O QUE JÁ ERA OFICIAL E DE DOMÍNIO PÚBLICO, 

COMO OS BAMBIS E OS GAMBÁS NÃO GANHARAM NADA NAQUELA ÉPOCA, SOA COMO SE NADA HOUVESSE ACONTECIDO E QUE OS ANOS DE OURO PALMEIRENSES NÃO HOUVESSES EXISTIDO,

MESMO HOJE, É MUITO RARO SE VER, LER OU OUVIR QUE O PALMEIRAS É OCTACAMPEÃO BRASILEIRO.

COM PERDÃO PELA DIGRESSÃO, MENCIONEI TUDO ISTO PARA DEIXAR CLARO QUE, NAQUELES TEMPOS MEMORÁVEIS, O MAIOR, DA HISTÓRIA E ÁPICE DO FUTEBOL BRASILEIRO, O PALMEIRAS TINHA UMA OUTRA POLÍTICA DE CONTRATAÇÕES.

NAQUELA ÉPOCA O ALVIVERDE PRIORIZAVA A CONTRATAÇÃO DE ATACANTES SENDO ESSE O GRANDE SEGREDO DA PREDOMINÂNCIA E DA IMPOSIÇÃO PALMEIRENSE NO CENÁRIO ESPORTIVO BRASILEIRO.

NÃO SE VÊ, ENTRETANTO, A ADOÇÃO DESSA POLÍTICA NO CLUBE HÁ MUITO TEMPO.

O PALMEIRAS, HÁ MUITOS ANOS, É EXPERT EM CONTRATAÇÃO DE ZAGUEIROS E DE MEIO CAMPISTAS, PRINCIPALMENTE OS  QUE ATUEM RECUADOS.

QUEREM A PROVA DISTO?

ENTREM NO HISTÓRICO DOS ARTILHEIROS DOS CAMPEONATOS PAULISTAS DE 1950 PARA CÁ, QUANDO EU COMECEI A ACOMPANHAR FUTEBOL.

SE NÃO QUISEREM PERDER TEMPO, CONTO A VOCÊS AS SETE VEZES EM QUE O PALMEIRAS TEVE O ARTILHEIRO DA COMPETIÇÃO APÓS 63 EDIÇÕES DE CAMPEONATOS PAULISTAS.

O PALMEIRAS TEVE O ARTILHEIRO DE 1953, HUMBERTO TOZZI, UM CARIOCA QUE VEIO DO BONSUCESSO 22 GOLS;

HUMBERTO QUE JOGOU NA SELEÇÃO BRASILEIRA DE 54, FOI O ARTILHEIRO DO PAULISTA DAQUELE ANO COM 36 GOLS.

DEPOIS DISSO, SÓ CONQUISTASMOS NOVAMENTE A ARTILHARIA EM 1971, COM CÉSAR LEMOS, QUE MARCOU 18 GOLS.

POSTERIORMENTE, SÓ EM 94, COM EVAIR QUE ASSINALOU 23  GOLS NO PAULISTÃO.

EM 99 ALEX MARCOU 12 GOLS MAS A MÍDIA SÓ TINHA OLHOS PARA RICARDINHO E MARCELINHO CARIOCA E NUNCA REALÇOU O FEITO DO PALMEIRENSE.

VOLTAMOS A TER ARTILHEIRO EM 2004, VAGNER LOVE E EM 2008, ALEX MINEIRO.

NÃO, NÃO ME CHAMEM DE INCOERENTE POR HAVER DITO QUE A PRIMEIRA ACADEMIA TEVE GRANDES ATACANTES, QUE FAZIA MUITOS GOLS E QUE JAMAIS TEVE UM ARTILHEIRO EM SUA ÉPOCA DE PREDOMINÂNCIA NO FUTEBOL DE SÃO PAULO E DO BRASIL.

LEMBREM-SE QUE, NA ÉPOCA, EXISITIA UM TAL PELÉ, ARTILHEIRO SUCESSIVO DO PAULISTÃO DE 1957 A 1965, COM DIREITO A MAIS DUAS VEZES ALTERNADAS EM 69 E 73.

QUANDO BRUNORO ASSUMIU A CONDIÇÃO DE MANAGER PLENIPOTENCIÁRIO E INDEPENDENTE, IMAGINEI QUE ESSA POLÍTICA ESTÚPIDA DA CONTRATAÇÃO PRIORTÁRIA DE VOLANTES E DEFENSORES VIESSE A SER ALTERADA, MAS NÃO ROLOU.

CONTINUA TUDO COM DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES, MESMO QUE O TIME NÃO TENHA UM ATAQUE EFETIVO E PADEÇA DE UMA ENORME DIFICULDADE DE CHEGAR, AMEAÇAR O ADVERSÁRIO E, PRINCIPALMENTE, DE FAZER GOLS.

AS LIÇÕES MAIS RECENTES DE NOSSA HISTÓRIA. PARECEM INSUFICIENTES PARA SENSIBILIZAR OS NOSSOS DIRIGENTES.

FOMOS REBAIXADOS PORQUE JOGAMOS TEIMOSAMENTE NA DEFESA, ACOELHADOS, ACOVARDADOS E NÃO TIVEMOS NUNCA A NECESSÁRIA FORÇA OFENSIVA E NEM GOLEADORES.

BARCOS E VALDÍVIA, QUE PODERIAM TER ALTERADO ESSE QUADRO, FICARAM MAIS TEMPO FORA DA EQUIPE DO QUE JOGARAM, EMBORA OS ÔNUS, TODOS, FOSSEM JOGADOS SOBRE OS OMBROS DO CHILENO PELOS ESTÚPIDOS DAS ORGANIZADAS QUE POUCO OU NADA ENTENDEM DE FUTEBOL.

DA MESMA FORMA QUERO LEMBRAR QUE QUANDO VOLTAMOS À ELITE EM 2003 SÓ CONSEGUIMOS A FAÇANHA PORQUE JAIR PICERNI OUSOU MONTAR UM ATAQUE RÁPIDO QUE BUSCOU NA BASE COM VAGNER LOVE E EDMILSON E TEVE TEMPO PARA TREINAR E AJUSTAR A EQUIPE, COM TOTAIS PODERES..

HOUVESSE O PALMEIRAS RECORRIDO A MEDALHÕES EM FIM DE CARREIRA, COMO O FAZ POR HÁBITO, A NOSSA VOLTA À ELITE TERIA SIDO MUITO MAIS DIFÍCIL OU, QUEM SABE, IRREALIZÁVEL!

MAS TODAS ESSAS LIÇÕES NÃO SÃO SUFICIENTEMENTE CAPAZES PARA SENSIBILIZAR OU MUDAR A CABEÇA DE NOSSOS DIRIGENTES.

DIZEM QUE SÓ HÁ QUATRO FORMAS DE OS SERES HUMANOS APRENDEREM AS LIÇÕES DA VIDA: PELA OBSERVAÇÃO, PELA IMITAÇÃO, PELO AMOR OU PELA DOR.

O QUE SE NOTA É QUE O TEMPO PASSA E OS DIRIGENTES PALMEIRENSES NÃO CONSEGUEM APRENDER DE NENHUMA DESSAS FORMAS E NEM POR OUTRAS COMO O DESPRESTÍGIO, A DESMORALIZAÇÃO E DEPOSIÇÃO NAS ELEIÇÕES.

BRUNORO, MESMO SEM SER DIRETOR, É MUITO MAIS QUE DIRETOR,  NÃO TEM SIDO A EXCEÇÃO.

ISSO É LAMENTÁVEL PORQUE DEPOSITAMOS NELE TODA A NOSSA ESPERANÇA DE UMA MUDANÇA RADICAL DE POLÍTICAS DE CONTRATAÇÃO E, SOBRETUDO, DE MENTALIDADE.

NÃO SEI SE É KLEINA QUE ESTARIA CONVENCENDO O NOSSO MANAGER PLENIPOTENCIÁRIO DE QUE NÃO PRECISAMOS DE ATACANTES, MAS NÃO DUVIDO QUE ESTEJA OCORRENDO.

MAS, SERÁ, O PEDRO, O PAULO, O JOÃO, O BENEDITO OU O DIABO QUE ESSA GENTE, QUE ESTÁ NO RAMO HÁ TANTOS ANOS, NÃO TEM SENSIBILIDADE E CONHECIMENTOS PARA ENXERGAR A REALIDADE?

SERÁ QUE BRUNORO E KLEINA NÃO VEEM, NÃO PERCEBEM, NÃO DIVISAM, NÃO NOTAM E NÃO ENXERGAM QUE O TIME NÃO EXPLODE PELA FALTA DE ATACANTES À ALTURA?

TÁ MAIS NA CARA DO QUE OLHOS, LÁBIOS, NARIZ, SOBRANCELHA, ÓCULOS, BARBA, BIGODE, PINTA, CRAVO, ESPINHA, DO QUE MÁSCARA DE CARNAVAL OU DE TUDO O MAIS QUE QUEIRAM, DE QUE O NOSSO PROBLEMA É FALTA DE SUFICIÊNCIA OFENSIVA, DE ATACAR,  E FAZER GOLS!

MAS BEM BRUNORO, NEM NOBRE E NEM KLEINA SE DÃO CONTA DE QUE O TIME É DESEQUILIBRADO JUSTAMENTE PELA FALTA DE UM MEIA CRIATIVO;

PRINCIPALMENTE DE ATACANTES LISOS, DRIBLADORES, OUSADOS E FINALIZADORES QUE ARRISQUEM, QUE PARTAM PRA CIMA DAS DEFESAS E OUSEM TENTAR FAZER GOLS.

PODE UM TIME DO TAMANHO DO PALMEIRAS VIVER SEM ATACANTES QUE PREOCUPEM AS DEFESAS ADVERSÁRIAS POR SUA CATEGORIA, IMPROVISO E, SOBRETUDO, POR FINALIZAÇÃO?

HÁ ANOS QUE A TORCIDA CEGA E ENSANDECIDA, ATACA OS NOSSOS JOGADORES DE DEFESA, TACHANDO-OS DE GROSSOS E INEFICIENTES OU DE ENTREGADORES DE JOGOS DECISIVOS.

INTERESSANTE É QUE NINGUÉM NOTA QUE ENTRA ANO E SAI ANO NÃO TEMOS ATACANTES E MEIAS PARA SUPRIR AS NOSSAS NECESSIDADES.

A CONSEQUÊNCIA DISTO É A SOBRECARGA CONSTANTE A QUE FICAM SUBMETIDOS OS NOSSOS DEFENSORES SOB A PRESSÃO CONSTANTE DOS ADVERSÁRIOS,

O PALMEIRAS ESTÁ EM FASE FINAL DE NEGOCIAÇÃO COM O ZAGUEIRO TIAGO ALVES DO MOGI.

ESPERAVA-SE QUE O CLUBE, ANTES DE CONTRATAR QUALQUER ZAGUEIRO OU MEIO CAMPISTA, DEFINISSE, PRIMEIRO, A SUA MAIOR CARÊNCIA, A DE ATACANTES.

ANTES DE METER-SE NA SITUAÇÃO PELA QUAL ESTÁ PASSANDO, ESTUPIDAMENTE, ATRAVESSANDO A PONTE PRETA E GERANDO ANTIPATIAS E INIMIZADES,  O PALMEIRAS TEVE TUDO PARA CONTRATAR O EXCELENTE MEIA VAL DO MOGI,

CANHOTO, HABILIDOSO, FORTÍSSIMO NA MARCAÇÃO, COM BOA SAÍDA DE BOLA, ÓTIMO PASSE E CHEGADA À FRENTE PARA O ARREMATE, TRÊS GOLS NO PAULISTÃO, PODERIA SER O MEIA Á ALTURA DE SUBSTITUIR VALDÍVIA.

MAS, COMO É JOGADOR QUE CHEGA, DRIBLA E PARTE PRA CIMA, AO PALMEIRAS, COMO SEMPRE, É UM TIPO DE ATLETA QUE NUNCA INTERESSA.

O FLAMENGO SE ANTECIPOU A TODOS OS OTROS CLUBES, COLOCANDO-O SOB VÍNCULO POR DOIS ANOS E, CERTAMENTE, VOLTAREMOS A OUVIR FALAR SOBRE O JOGADOR.

SE HOUVESSE MÍNIMA VOCAÇÃO OFENSIVA EM NOSSOS DIRIGENTES, O PALMEIRAS PODERIA OPTAR, TAMBÉM, POR RONI E HENRIQUE, TAMBÉM DO MOGI, QUE MARCARAM 8 GOLS CADA NESTE PAULISTÃO.

MAS, COMO SEMPRE, A DIRETORA PREFERIU OPTAR POR CONTRATAR MAIS UM ZAGUEIRO. BAITA DECEPÇÃO!

RESULTADO:

NOSSO ATAQUE COM VINICIUS E KLÉBER, NÃO ME PROPORCIONA A EXPECTATIVA OU A CONFIANÇA DE QUE VÃO ASSINALAR MUITOS GOLS E QUEM NÃO FAZ MUITOS GOLS DIFICILMENTE GANHARÁ QUALQUER COMPETIÇÃO.

TOMARA QUE EU ESTEJA ERRADO EM MINHA VISÃO E EXPECTATIVAS

TOMARA QUE EU SEJA DESMENTIDO POR UMA GRANDE ATUAÇÃO DE KLÉBER E VINICIUS E MUITOS ME INTIMEM A RECOLHER-ME A MINHA CONDIÇÃO DE ANALISTA APEDÊUTA E INSIGNIFICANTE.

A ESSES QUERO DIZER QUE PREFIRO SER CHAMADO ASSIM DO QUE DE “PROFETA DO ACONTECIDO”, DE “ARGUMENTADOR BARATO DO ÓBVIO” OU DE “ANALISTA DE RESULTADO” COMO OCORRE COM 90% DOS COMENTARISTAS IMEDIATISTAS E CONVENIENTES  QUE PULULAM NA MÍDIA PAULISTANA, A PIOR DO BRASIL.

QUE PAULO NOBRE, (SEMPRE FIEL A DOUTRINA OTOMANA QUE GUIA E INSPIRA AS SUAS AÇÕES, IMPELINDO-O A NÃO CONTRATAR NINGUÉM) E SEUS PARES, BRUNORO E KLEINA, COADJUVANTES, ESTEJAM CERTOS.

SE ESTIVEREM FAREI QUESTÃO ABSOLUTA DE ME PENITENCIAR NESTE MESMO BLOG E RECONHECER O MEU ERRO, EMBORA DUVIDE MUITO QUE ISTO VENHA A ACONTECER.

NOSSA CARÊNCIA MAIOR FOI, É E CONTINUARÁ SENDO A DE ATACANTES.

CASO PERSISTA ESSA POLÍTICA ESTÚPIDA E SUICIDA, EM VOGA HÁ TANTOS ANOS, REPITO,  DE PRIVILEGIAR A DEFESA E O DEFENSIVISMO E DE NÃO CONTRATAR ATACANTES, VAMOS CONTINUAR, COMO SE DIZ AQUI EM MINAS, NA TÁBUA DA BEIRADA!

MENOS MAL QUE, FINALMENTE, COLOCARAM NO ELENCO CHICO, MUITO MELHOR DO QUE MAICON LEITE, VINICIUS, KLÉBER OU QUALQUER OUTRO.

QUANDO É QUE VÃO DAR UMA CHANCE AO NOSSO MELHOR ATACANTE DOS JUNIORES, O CEARENSE JOÃO PEDRO?

JÁ QUE A DIRETORIA NÃO SE AVIA E NEM TOMA QUALQUER INICIATIVA DE CONTRATAR AS REVELAÇÕES DO PAULISTÃO QUE, AO MENOS, APROVEITE AS JÓIAS CONTIDAS NO COFRE DE NOSSA BASE, EMBORA, RECONHEÇO, NÃO SEJA AÇÃO FACTÍVEL EM UM PASSE DE MÁGICA, E, MUITO MENOS, DA NOITE PARA O DIA.

COMENTE COMENTE COMENTE