Observatório Alviverde

23/09/2018

SPORT 0 X 1 PALMEIRAS OUTRA VITÓRIA COM A MARCA DE FELIPÃO!


PRIMEIRO TEMPO: (Postagem escrita no intervalo.Sport 0x0 Palmeiras)

Jogo de péssima qualidade técnica, não dá nem para analisar.

Palmeiras joga mais fechado do que boca de bode à espera (como diz meu irmão) do desespero do Sport.

É o chamado "jogo da paciência" pelo qual Felipão, de fato, parece ter adotado como a alternativa mais viável para buscar a vitória.

Os melhores jogadores do Palmeiras neste primeiro tempo foram os zagueiros. Exceção feita a Jailson que não compromete mas parece sem ritmo de jogo e falha na saída de bola, todos jogaram bem.

O meio de campo palmeirense não me agrada e seu mau rendimento decorre da noite até agora pelo menos, desfavorável de Felipe Melo e do sumiço de Jean até agora procurado vivo ou morto.

A falta de municiamento decorrente do mau funcionamento dos meio-campistas, reduz demais as perspectivas ofensivas do Verdão que, pode-se dizer, teve sorte quando o inofensivo Lucas Lima saiu aos 27 minutos por contusão e muito azar quando Guerra entrou em  campo sem a mais mínima condição de jogo.

O ataque não criou quase nada nesta primeira fase e pode-se dizer que esteve estéril, vivendo de algumas bolas alongadas ou cruzadas e de uma ou outra chegada.

Em contrapartida convém que se diga que o Sport mostrou-se um time muito fraco e conseguiu criar ainda menos chances do que o Palmeiras, tendo, inclusive, como registraram alguns companheiros de blog, feito uso de força excessiva e abusado da violência, sob os olhares cúmplices do árbitro.

Embora exerça o domínio territorial o Palmeiras, pelo que mostrou até agora, não mereceu vencer e o empate sem abertura de contagem define bem o primeiro tempo ruim das duas equipes.

Espero que o time melhore muito no segundo tempo porque se melhorar pouco será insuficiente para uma vitória que tem o poder de catapultar o time para a segunda posição deste Brasileirão.(AD)

SEGUNDO TEMPO
São 5 ms do 2º tempo e neste curto espaço de tempo o Palmeiras, que voltou muito ligado, fez mais do que em todo o primeiro tempo. Já foram três oportunidades de ouro perdidas com Guerra, Deyverson e Hyoran .

Felipe Melo voltou outro para o segundo tempo e certamente foi por isto que o Palmeiras subiu tanto de produção.

São 15 minutos e Felipão saca Hyoran e escala Dudu. Dudu é a melhor individualidade ofensiva e a entrada dele em campo é certeza de agressividade e quase um sinônimo de gol. O meu receio é que ele seja caçado em campo e fique fora da decisão de 4ª feira contra o Cruzeiro em BH.

35 minutos. Finalmente saiu Jean importante apenas taticamente dando lugar a William em alteração pouco frequente de Felipão que sempre prefere as opções defensivas.

O gol saiu em seguida à entrada de William, através do próprio William em rebote de Magrão que tirou a bola de dentro do gol após cabeçada do paraguaio Gustavo Gomez.

O que se viu em seguida foi o Palmeiras defendendo com unhas e dentes o resultado, completamente encastelado no campo defensivo, mas contornando e superando todos os lances criados pelo adversário em mais um verdadeiro teste para cardíaco.

Foi duro, difícil, problemático, mas o Verdão chegou e isso é mais importante

E não me digam que foi só Felipão porque Deus também ajudou e provou que é palmeirense ao promover a saída prematura de Lucas Lima com pouco tempo de jogo, ele que, até então era um mero adereço em campo e cuja atuação comprometia enormemente o rendimento do time.

AS MINHAS NOTAS AOS PALMEIRENS
Jailson - Embora sem ritmo, ótima performance. NOTA 7.
Mayke - Toda a defesa esteve bem, ele também.  NOTA 7.
Luan - Jogo aéreo perfeito. Jogou com disposição. NOTA 7.
Victor Luis - Bem no cômputo geral. Muita raça. NOTA 7.
Felipe Melo - Recuperou-se no 2º tempo. Comandou o time em campo. NOTA 7,5.
Thiago Santos - Excelente para desarmar. Boa atuação. Joga para o time. NOTA 7.
Jean - O jogador menos citado na transmissão. Peça tática. NOTA 7.
William - Jogador de estrela. Entrou e fez o gol decisivo. NOTA 7.
Lucas Lima - Pelo pouco que mostrou na deveria ter sido escalado. NOTA 4.
(Guerra) - Fora de ritmo lutou e superou Lucas Lima. NOTA 6.
Hyoran - O atacante mais fraco, pouco fez em campo. NOTA 5.

A PERSONAGEM DO JOGO:
Deyverson - Por seu esforço, luta e técnica em ascensão. NOTA 7,5.

O CRAQUE DO JOGO: 
Gustavo Gomez - No chão ou pelo alto, perfeito. Fez até gol que o árbitro erroneamente deixou de convalidar -  NOTA 8.

Técnico:
Luiz Felipe Scolari
Já disse, reiteradamente, que sou contra a escalação do time alternativo do Palmeiras, mas Felipão tem mostrado, na prática, que está dando certo.
Em minha avaliação o sofrimento teria sido evitado e deixaria de ser esses autênticos testes pra cardíacos que tem sido os jogos do Palmeiras.
Do ponto de vista tático, louvo as iniciativas de Felipão por escalar Lucas Lima, mas concluí que esse este é um jogador que precisa começar no  banco por sua inconsistente condição física.
A entrada de Guerra (um dia ele teria de ser lançado) ocorreu hoje e pelo que o venezuelano mostrou no segundo tempo, é um jogador que pode crescer e ser muito útil no contexto do elenco.
A melhor sacada de Felipão no jogo de hoje ocorreu quando ele colocou William em lugar de Jean (substituição que foge dos parâmetros normais de Scolari) e assim que entrou William fez o gol que levou o Verdão à vitória. Brilhou a estrela do técnico palmeirense! NOTA 8!

 COMENTE COMENTE COMENTE