Observatório Alviverde

23/02/2018

CURICA X PALMEIRAS. COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS O JOGO, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM FINAL!



O Curica x Palmeiras de hoje, que pode ter o peso e o valor de um divisor de águas, será jogado na casa do curica. 

Para não variar no que respeita a todos os jogos em que os dois times se encontram(seja em qualquer lugar), é um jogo tão equilibrado no qual, efetivamente, tudo pode acontecer.

Conforme antecipamos, a preparação mais forte do Palmeiras ocorreu de quinta para sexta-feira, sendo que o treino de ontem à tarde serviu para que Róger Machado aprimorasse a saída de bola, a bola parada  e realizasse outros ajustes à defesa e ao ataque do Verdão.

Houve um intenso trabalho defensivo em relação às cobranças de faltas e corners, principalmente pelos lados do campo,  tanto e quanto cobranças em relação às jogadas de ataque.

Muito pertinente esse trabalho de Róger porque já nem se sabe quando foi o último gol que o Palmeiras fez através de cobrança de um córner ou de uma falta, seja pelo meio ou pelas laterais do campo.

Aliás, como já aconteceu inúmeras vezes, existe, também, a perspectiva de o clássico ser decidido através da chamada "bola parada" e esta é uma das grandes preocupações de Róger Machado, seja pró ou seja contra, para o bem ou para o mal.

Entre os jogadores titulares que defendiam os cruzamentos no treino de ontem, estavam Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins, Michel Bastos, Felipe Melo, Tchê Tchê, Willian e Borja, sempre dentro da área. 

Lucas Lima e Dudu estavam cobrando as faltas e escanteios com grande perícia, segundo as informações daqueles que assistiram ao treino.
 
Ao final do trabalho, muitos jogadores permaneceram no campo 2 visando, apenas, a treinar cobrança de pênaltis. No campo 3, o garoto recém promovido da base, Papagaio, e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa realizaram atividade física.

O Palmeiras x Corinthians da tarde (17H) deste sábado, 23/02/18, vale pela nona rodada do Campeonato Paulista e será realizado na Arena do Curica.

DADOS TÉCNICOS PROVÁVEIS:

Local: Estádio de Itaquera, São Paulo (SP) Data: 24 de fevereiro de 2018, sábado Horário: 17h (de Brasília) Árbitro: Raphael Claus Assistentes: Danilo Simon e Anderson de Morais

Provável formação do Curica:
CORINTHIANS: 
Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Maycon; 
Gabriel, Renê Júnior, Jadson, Rodriguinho e Clayson; 
Romero
Técnico: Fábio Carille

PALMEIRAS:
Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Michel Bastos; 
Felipe Melo, Tchê Tchê e Lucas Lima; Willian, Dudu e Borja Técnico: Roger Machado

COMENTE COMENTE COMENTE
 

 

TREINO DESTA SEXTA-FEIRA NÃO IRÁ ALTERAR A DEFINIÇÃO DO TIME DO PALMEIRAS!


Jogados nos sábados, os clássicos perdem um pouco de seu encanto e magia. É como fazer a ceia de natal ou ano-novo na antevéspera dessas datas.

Desta vez, porém, há um componente de utilidade permeando o derby,  em face das participações do Palmeiras e do Curica na Libertadores, ambas, coincidentemente, na Colômbia. Os dois clubes ganham um dia a mais para se preparar para as viagens.

Isto é ótimo na medida em que ambos os times podem viajar com antecedência, descansar mais, chegar aos dias dos jogos em plena condição atlética e, consequentemente, correr mais em busca da vitória !

O Curica, inserido no Grupo 7, jogará dia 28, quarta-feira, último dia do mês, em Bogotá, no Estádio El Campin onde enfrentará o Milionários,  time que, de hábito, veste azul e branco.

O Palmeiras, partícipe do Grupo 8, entrará em campo no dia seguinte, quinta-feira, lº de março 

No Estádio Metropolitano em Barranquilla vai encarar o Júnior, time que veste as cores azul, vermelha e branca, no qual jogou Valderrama, um dos mais famosos jogadores da história do futebol colombiano.

Em relação ao Curica x Palmeiras, gostei da indicação de Raphael Klauss para apitar o derby e entre todas as opções existentes era, de fato, a melhor. 

Para quem não se lembra ele apitou aquele Palmeiras x Curica de 2016 e anulou um gol curicano aos 49 do 2º tempo quando o zagueiro Felipe empurrou Prass e fez falta. 

Klauss foi suficientemente macho e corajoso para anular um gol do Curica naquela condição!

Fosse Luis Flávio, o irmão de PCO vocês creem que ele anularia um gol curicano naquela situação? É óbvio que não! Mas ai se fosse um gol do Palmeiras...

Pois Luis Flávio foi o outro nome que entrou no sorteio e o Palmeiras correu riscos de ele ser escalado. Um árbitro como Luiz Flávio não poderia (nem de brincadeira) ser ao menos cotado para apitar o "derby".

Em relação ao time que começa o derby, a deduzir-se pelo treino de ontem (o de hoje não será de manhã  mas às 15,30H e tudo leva a crer que será só recreativo) com a definição antecipada das presenças de  Borja e Felipe Melo, será este:

Jailson, Marcos Rocha, Antonio Carlos, Thiago Martins e  Michel Bastos (Victor Luís).
Felipe Melo, Tchê, Lucas Lima, Dudu e Willian. Borja.

Este o time que Róger Machado há muito sinaliza ter definido como o titular e que, caso não haja problemas ou mudanças de plano de jogo, deve iniciar o jogo. 

No banco o Palmeiras terá, a partir de Prass mais do que um time para escolher que ficará em prontidão:

Prass, Mayke, Luan, Juninho, Edu Dracena, Vitor Luís (Michel Bastos), Thiago Santos, Bruno Henrique, Hyoran, Scarpa, Guerra, Keno e Moisés, um time que se fosse necessário entraria em campo e cumpriria uma ótima performance.  

Você prefere Vitor Luís ou Michel Bastos na lateral esquerda?

Há condições e clima para que Edu, o zagueiro mais experiente com que conta o Palmeiras volte ao time?

Esta é seria a hora propícia para o retorno de Moisés que sempre joga bem e dá muita sorte contra o Curica?

Ou o time pelo qual está optando Róger é a melhor entre todas as alternativas individuais?

COMENTE COMENTE COMENTE

PS

Tudo o que se comenta neste espaço, da minha lavra ou de todos vocês, não representa, definitivamente, uma palavra jurisprudencial. Sou convicto de que, aqui, ninguém tem essa veleidade!

Tudo o que eu e vocês publicamos neste espaço, são, apenas, observações que se faz refletindo o que vemos e sentimos cada vez que o time entra em campo. 

Antigamente se dizia que o futebol não tem lógica, frase com a qual eu concordo, mas apenas em parte... 

É claro que incompetência de um, mérito do outro, azar de um sorte de outro, dia ruim de um, ótimo dia de outro, ainda assim, antes das definições dos jogos, há todo um trabalho de preparação técnica, tática, física, individual e até o famigerado jogo dos bastidores capazes de interferir no resultado dos jogos e nas decisões dos campeonatos.

Eu tenho a minha tese segundo a qual para ganhar-se do Curica é necessário que se imite o modo de atuar do rival. O Brasileirão/17 comprovou minha tese a qual volto a defender antes do derby de amanhã.

Não significa, porém, que ao publicá-la "eu esteja dando uma de dono da verdade ou a esteja impondo, mas, apenas sugerindo"!

Posso estar errado, posso estar certo, mas, respeitando todas as outras, até as de Róger Machado, esta é a minha opinião(AD)