Observatório Alviverde

27/07/2014

CORINTHIANS X PALMEIRAS, O DERBY DA AFIRMAÇÃO!





O Palmeiras, a partir de hoje, necessita conquistar uma sequência de vitórias para se ajustar, readquirir moral e voltar a vencer no Brasileirão. Se o panorama palmeirense continuar do jeito que está, vamos acabar entrando no rebolo, tendo de lutar para não cair. 

Sem querer ser alarmista ou pessimista, mas, simplesmente, realista, antecipando os fatos para que as soluções cheguem o mais depressa possível, fique claro o seguinte: 

se o Palmeiras deixar de somar pontos no derby desta tarde, a chapa vai esquentar e o time passará a sofrer reais riscos de rebaixamento no Brasileirão.

A torcida palmeirense tem de se ligar e considerar que a excelente vitória sobre o Avaí não envolveu uma confrontação do Brasileiro, onde estamos, já, há vários jogos, sem vencer e a apenas 4 pontos do pelotão do rebaixamento. Isso é muito preocupante!

Menos mal que, ontem, o Bahia perdeu em casa e o Figueira foi goleado no Mineirão, e essas equipes permaneceram nos mesmos lugares incômodos que ostentavam até antes da rodada de ontem.

Da mesma forma, a derrota da Chapecoense para o Santos, na Vila, também ajudou muito o Verdão, impedindo que um adversário perigoso se aproximasse!

O Vitória ganhou do Criciúma em jogo no qual um empate seria o melhor resultado, na medida em que seguraria bem abaixo do Palmeiras ambos os concorrentes. Mas, na eventualidade de uma vitória de qualquer equipe, o triunfo dos baianos, sem qualquer dúvida acabou por se constituir em um mal menor.

Em resumo, em termos de luta para não cair, os resultados da meia rodada de ontem, de forma unânime, foram todos excelentes para o Palmeiras. 

Triste sina essa de todos nós, palmeirenses, de a cada ano ter de ficar de olho nos adversários desimportantes e a de ter de contar os pontos para permanecer na primeira divisão do Brasileiro. Virou karma, com k, mesmo!

Do Palmeiras para trás a situação na tabela do Brasileirão está assim:

Em 12º Palmeiras com 13 pontos - Em 13º  Botafogo, 12 - Em 14º Criciuma, 11 pontos. Em 15º Chapecoense, 11. Em 16º Vitória 11. Essas equipes, por enquanto, estão fora do Z4!

Os quatro últimos classificados são o Bahia que permaneceu com 9 pontos em 17º lugar, seguido pelo Figueira em 18º com 7 pontos, que tem a mesma pontuação de Coritiba e Flamengo, 7, respectivamente os 19º e 20º na classificação.

Bem que eu gostaria de estar agora comparando os números do Palmeiras com os clubes que encabeçam a tabela, mas a distância do Verdão para o líder, o Cruzeiro, já está na ordem de 15 pontos e para o quarto colocado, o Cu-rintia, nosso adversário de hoje, que tem 20 pontos, é de 7 pontos. 

Diante de tudo o que expomos, como falar em título em 2014? Você, -seja sincero- do fundo de sua alma e de seu entendimento, ainda acredita nisso? Só se ocorrer uma zebra maior do que elefante, o que, convenhamos, é pouco provável que venha a acontecer!

De qualquer forma, existe, ainda, a perspectiva matemática e é por ela e pela classificação na Libertadores que o Palmeiras tem de correr. Muito, por sinal!

Como se conclui, o Palmeiras necessita -prementemente- de uma vitória esta tarde no Itaquerão, pois, em caso contrário, poderá ver outros adversários que não jogaram ontem e que estão atrás na pontuação, se aproximarem perigosamente.

O Flamengo, com a motivação da chegada de Luxa, enfrentará o Botafogo, com a perspectiva do empate acenando como o melhor resultado. Se houver um vencedor, em termos da situação do Palmeiras, será menos ruim que seja o Flamengo.

 O Coritiba terá pela frente um rochedo chamado Grêmio em Porto Alegre e dificilmente arrancará pontos dos gaúchos, a não ser que uma improvável zebra paste na arena gremista.

Em suma, uma vitória, hoje, sobre o nosso maior rival é importantíssima, sob todos os aspectos, sejam eles moral, técnico, psicológico, emocional ou qualquer outro.

Para atingir esse objetivo o time deve entrar determinado e jogar seu melhor futebol com tranquilidade, sem se preocupar ou deixar influenciar pelo fato de atuar no estádio do adversário e nem atuar com receios ou medos em função de o campo curintiano não ter alambrado, de acordo com os padrões adotados pela Fifa.

PARA ENCERRAR EU PERGUNTO:

Teremos bola, personalidade sangue frio para derrotar o Cu-rintia nas circunstâncias atuais?

Que time Gareca deveria escalar para vencer  a gambazada, considerando-se as ausências de Lúcio e de Diogo?

PRÁ CIMA DELES, VERDÃO!

COMENTE COMENTE COMENTE