Observatório Alviverde

11/10/2020

SE LUXA FOR DEMITIDO HOJE NÃO SERÁ NENHUMA SURPRESA!

 

Ressalvada a maioria lúcida e inteligente, como tem "homemerda" que torce pelo Palmeiras! 

É algo assombroso e, como diria o filósofo,  maior do que pode imaginar a nossa vã filosofia.

Há palmeirenses daqueles a que se chama de bobo de carteirinha, que apresentam esse documento a toda hora, sobretudo quando o time perde.

Outros há, idiotas úteis, que ficam o tempo todo promovendo os maus caracteres oportunistas da política do clube, com os quais se identificam.

Há, também, aqueles para os quais nada está bom e nunca está bom, partidários que são do quanto pior melhor, que os possibilita despejar suas diatribes contra tudo e contra todos, para os quais ninguém e nem nada presta.

Há enfim, os "criançolas", que têm na cabeça o que Rui Barbosa tinha na barriga, que desrespeitam os que viveram mais e que, por consequência, sabem muito mais que eles!

Na ânsia de bater, criticar, agredir e ofender nem se dão conta de que a vida é efêmera, rápida e passageira e que o jovem de hoje será, das duas uma, ou o defunto de amanhã ou o velho de depois de amanhã. 

Deus concedeu-me a segunda opção e concedeu-me a alternativa da vida com  pleno gozo de minha consciência e com juízo!

Direto ao assunto...

Depois do que Luxemburgo fez ontem à noite contra os Bambis eu apoio qualquer iniciativa no sentido de rifá-lo e defenestrá-lo da direção técnica do Palmeiras. Ele não merece continuar!

Primeiro pela escalação errada da equipe, depois, pelas substituições equivocadas e precipitadas e durante o jogo, culminando com a desnecessária escalação e manutenção em campo - o tempo todo-  do nulo Lucas Lima que, repito, jamais poderia ter iniciado o clássico como titular, por absoluta limitação técnica.

Seria, ele, Lucas Lima, amigo pessoal ou parente de Luxa? 

Teria Luxemburgo assumido algum compromisso com a diretoria, garantindo a escalação contínua desse jogador, extremamente fraco e muito abaixo do nível de Scarpa? Quantas vezes dissemos que, com ele em campo, o Palmeiras joga com dez jogadores?

Quem não sabe que Scarpa é o viés da moeda, mas quando não está fora do grupo fica no banco, desprestigiado, desprezado e desvalorizado embora, infinitamente, muito mais jogador?

Este episódio escancara a faceta acentuada de orgulho e de vaidade que toma conta da personalidade e do caráter de Luxa e, ao mesmo tempo escancara quanto ele é teimoso e obstinado em suas ideias, ainda que tenha consciência de que está fazendo m...! 

Imperdoável a manutenção de um jogador que corre pouco, que não marca ninguém, que foge das divididas qual o diabo da cruz, que só toca para trás ou para os lados e que mesmo com a facilidade com que tem de bater na bola, sequer consegue cobrar um escanteio com eficiência.

Segundo: por que motivo o time joga fechado, acomodado, indo para a frente só na boa e se conduzindo apenas burocraticamente em campo?

O motivo é o treinador que enche o time de "armandinhos" pela falta de coragem que tem de ir para o jogo com vários atacantes, explorando o jogo pelas pontas e realizando as passagens alternadas dos laterais e pontas pelos dois lados do campo, abrindo as defesas e propiciando espaço aos finalizadores.

Terceiro: só esta semana, quando Luxa pediu reforços (de fato o time precisa de dois ou três) foi que tomei conhecimento de que ele assumiu sabendo que iria trabalhar apenas com o elenco do ano passado mais os juniores que seriam promovidos. 

Ora, se eu soubesse que Luxa assumiria o time nessas circunstâncias, não teria, definitivamente, apoiado a sua contratação porquanto conheço bem essa faceta de Luxa que não tem paciência e nem sabe lidar com atletas jovens.

Se ele não houvesse deixado o Santos ao final de 2.009 talvez o fenômeno Neymar não tivesse ocorrido e prosperado.  

Ele só colocava Neymar em campo dez ou quinze minutos, no máximo, em jogos praticamente definidos e dizia "que tinha de ir devagar para não queimar o filé de borboleta". 

Foi assim até ao final daquele ano e o Santos terminou em 11º lugar no Brasileiro, quando a diretoria santista não renovou-lhe o contrato.

Sua derrocada começou aqui em BH, no ano seguinte, quando ele assumiu o Atlético, ganhou o estadual, perdeu a Copa do Brasil e deixou o time na zona de rebaixamento do Brasileirão. 

Depois de uma derrota de 5 x 1 para o Flu, o presidente Kalil foi à mídia e disse que o elenco tinha pedido a dispensa de Luxemburgo, demitindo-o.  Na realidade, sei porquê, mas, infelizmente, não posso revelar pois envolve assuntos de âmbito pessoal. Dele, é claro!

Hoje, no Palmeiras, vejo que Luxa continua o mesmo, recusando-se a reconhecer que os jovens lançados pelo clube são muito melhores do que os titulares que ele tanto prestigia pela necessidade dele em fazer média com os jogadores mais velhos.

Nem a convocação de Gabriel Menino para a Seleção Brasileira conseguiu sensibilizar e demover Luxemburgo de sua renitente teimosia em prestigiar e manter no time principal jogadores sem o mais mínimo gabarito para atuar num clube da responsabilidade e da representatividade da SE Palmeiras. 

Concedido o tempo necessário para que Luxa mostrasse serviço (ele não mostrou), espero que a diretoria tome as providências cabíveis, antes que seja tarde.

Mas se for para ele continuar no cargo, que a diretoria ao menos o atenda reforçando o elenco com mais dois ou três jogadores de categoria, porque Luxemburgo provou por "a+b" que não sabe trabalhar com jovens!

COMENTE COMENTE COMENTE