Observatório Alviverde

09/04/2012

PERDEMOS OUTRA BATALHA, MAS NÃO PERDEMOS A GUERRA! EU ACREDITO!

 

Não, não vou começar o post falando do vexame de ontem diante do Guarani.

Sinto-me, como todo palmeirense, decepcionado, frustrado, mas, ainda assim, quero falar em otimismo e esperança.

Se a nossa camisa é verde, por que deixar de acreditar?

Sei que convencer a galera de que as nossas chances são reais e efetivas, vai ser como pregar no deserto.

A maior parte daqueles que visitam este OAV farão ouvidos moucos à minha mensagem.

Alguns vão me xingar.

Outros vão me chamar de sonhador!

Mas, a esta altura do campeonato e da vida, creio ser muito melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão!

@@@@@@@@@@

Vou parafrasear Di Stéfano, o ibero-portenho que os espanhóis e argentinos também supunham ser maior que Pelé:

“ A batalha e o jogo só acabam quando terminam!”

Se a batalha final sequer começou, por que haveremos de nos entregar?

Vamos nos suicidar afogados na mágoa do descrédito e da crítica? Isto é suicídio!

Por que morrer antes?

@@@@@@@@@@

Meus amigos do OAV

Não há razão para semelhante abatimento e tanta desesperança!

Ou vamos, antecipadamente, nos render e nos entregar sem luta?

Estamos morrendo de véspera e quem morre de véspera é peru.

@@@@@@@@@@

Se é que vai valer alguma coisa quero lembrá-los: 

Mesmo estando no ponto mais baixo de nossa curva técnica,  na descendente, as coisas, piores do que estão, não vão ficar. Garanto!

Se não houver solução dentro de campo, haverá de ser fora dele!  Felipão sabe isso e já colocou as barbas de molho!

Ganhando ou perdendo, a solução, ainda que tardia, virá, certamente virá! Quem viver, verá!

@@@@@@@@@@

Se imaginam que os estou instando à conformação e à cumplicidade com os erros e desmandos de nossos dirigentes, comissão técnica e jogadores, fiquem todos sabendo que estão, redondamente enganados.

Estou, apenas e tão somente, convocando os, palmeirenses de boa fé e leitores deste blog, a formar uma corrente positiva porque, a esta altura, diante das circunstâncias desfavoráveis, o melhor que podemos fazer é silenciar, momentaneamente, as nossas cornetas e dar moral ao elenco!.

Vamos adotar uma atitude de humildade e apoiar a equipe, evitando as críticas e os reproches! Quem sabe, vai dar certo!

@@@@@@@@@@

Por favor e por amor, raciocinem com o cérebro, não com coração!

Vamos pensar, inicialmente que, independentemente de qualquer resultado no jogo de domingo contra o Comercial, o Palmeiras está classificado e vai lutar pelo título.

Pior foi no tempo de Zago em que ficamos fora da classificação e chegamos, completamente desmoralizados, em décimo lugar, ao final do Paulistão.

Foi duro passar por aquilo mas o mundo não acabou!

A situação atual pode não ser a ideal, mas é confortável.

Estamos entre os oito melhores, com boas condições, por incrível que pareça, de nos classificar em terceiro, conforme vou provar mais adiante.

Considerem, também que, independentemente do posicionamento final a fase classificatpirua, apenas quatro jogos nos separam do título.

Considerem, também que entre os três favoritos, ganhamos do Santos, quase ganhamos do SP jogando muito mais do que eles e que a arbitragem nos levou à derrota para o CU-rintia;

Por tudo o que foi dito, de forma direta e objetiva, não seria um tropeço contra o bom time do Guarani na casa dele que haveria de nos retirar o foco da perspectiva perfeitamente possível e factível de ganhar o Paulistão.

@@@@@@@@@@

Vocês notaram que quando o Palmeiras construia a série invicta, a imprensa anunciava descontentamentos no elenco?

Relatava ciúmes relacionados ao salário de Wesley, brigas dele com Valdivia, uma suposta lista de dispensas fora de hora e a saida de Felipão?

Notaram, também, que depois que começamos a perder, ninguém da mídia tocou mais nesses assuntos?

Agora a tática adotada é a de fazer de qualquer derrota do Palmeiras um cavalo-de-batalha! Não vamos ser cumplices dessa ignomínia!

O Santos perdeu ontem para o São Caetano, de virada, com Neymar, Ganso, Borges e todos os titulares, mas a mídia tratou a derrota como se fosse normal, como um acidente de percurso.

Em contrapartida deu dimensões gigantescas e irreais à derrota do Palmeiras para o Guarani, como se houvésse ocorrido uma catástrofe ou uma hecatombe que tivesse rebaixado o time à segunda divisão!

É bom que a torcida abra o olho e passe a analisar os nossos resultados negativos sob outra perspectiva.

Não existe time que só ganhe e, tampouco, time que só perca. Nem o Barcelona, nem o Real Madrid, nem o Manchester United, nem o Palmeiras, nem o Ibis!

Lembrem-se que, recentemente, com o mesmo elenco que aí está, obtivemos uma invencibilidade de 22 jogos e só não a sustentamos porque fomos operados pela arbitragem, sem direito a anestesia, contra a galinhada!

A mídia caiu de pau, desancou o time do Palmeiras chamando-o de fraco, de limitado, de previsível, mas não fez, como de hábito, nenhuma crítica ou referência à arbitragem deletéria.

@@@@@@@@@@

Infelizmente os homens que dirigem o Palmeiras o fazem sentados em confortáveis poltronas, em salas luxuosas e refrigeradas, cercados de assessores e secretárias por todos os lados.

Em vez  de arregaçar as mangas e partir para a luta de soerguimento da imagem do Verdão, a mais desgastada entre todos os clubes de primeira grandeza do futebol brasileiro, continuam inertes esperando a banda passar.

A campanha de difamação e menosprezo contra o clube segue intensa, O Palmeiras, de há muito, virou chacota e motivo de piadas

O time é roubado em campo pela juizada sem vergonha, apequenado pela TV Globo, injustiçado nos tribunais, desprezado pela FPF desconsiderado pela CBF, escrachado e desmoralizado pela mídia inimiga, sem que nenhum de nossos dirigentes tenha a suficiente coragem de lutar a fim de colocar um basta na situação.

A recuperação da imagem do Palmeiras tem de começar a partir de uma resistência às campanhas de difamação e esvaziamento que o clube vem sofrendo há décadas!

Se isso não ocorrer qualquer derrota ou acidente de percurso vai continuar sendo tratado como crise!

Para a mídia o Palmeiras não será nunca o melhor time ainda que ganhe um título mundial em cima do Barcelona! Quem desconhece isso!

@@@@@@@@@@

No último post eu falei das consequências que poderiam advir em caso de derrota para o Guarani.

A maior delas é a perspectiva de ter de enfrentar, logo de cara, o Santos, se o Mogi nos ultrapassar e ficar em quinto lugar.

A possibilidade é real.

O Mogi, com 34 pontos, está nos calcanhares do Palmeiras que tem 35.

Na rodada final o Mogi recebe o ameaçado XV de Piracicaba, mas joga em casa e tem muito mais time

O Palmeiras enfrenta, no Pacaembu, o já rebaixado Comercial.

Mas, depois do que vimos hoje, seria, realmente, melhor do que enfrentar o Santos voltar a jogar contra o Guarani no Brinco de Ouro?

@@@@@@@@@@

Apesar de tudo, pasmem, ainda temos boas e reais possibilidades de chegar em terceiro n esta fase, cumprida a rodada final.

Para que isso ocorra, é óbvio, dependemos, não apenas de nós, mas de outros resultados.

Precisamos que Santos e Guarani percam ou empatem os seus jogos, respectivamente contra a Catanduvense e Botafogo RP.

Mas, primeiro, temos de vencer o rebaixado Comercial.

Vamos enfrentar o time ribeirão-pretano no Pacaembu, que, desfrutando da condição de franco-atirador vai lutar por um resultado moral. Aí é que mora o perigo!

Para os palmeirenses desiludidos é mais difícil o Palmeiras vencer o “Bafo” do que ocorrer a combinação de resultados negativos do Santos e o Guarani.

Eu não penso assim!

@@@@@@@@@@

Meus caros amigos palmeirenses.

Sem negativismo, numa boa, eu lhes garanto que as nossas chances de chegar em terceiro são bem consistentes.

Analisem friamente!

O Santos, de olho na Libertadores, deve entrar em campo diante da Catanduvense, com um time misto, desinteressado pelo resultado,

A Catanduvense, já rebaixada, a exemplo do Comercial também é um franco-atirador, Quer sair do campeonato ao menos de cabeça erguida!.

O Guarani, em plena ressaca da vitória sobre o Palmeiras, vai jogar em Ribeirão Preto contra um desesperado Botafogo, o primeiro dos quatro clubes interioranos cotados para o descenso.

O Botafogo, que joga a sua vida contra o Bugre, vai ser empurrado por sua fanática e inflamada torcida.

Com certeza, a pantera vai fazer um jogo de superação, tentando sobreviver na Série A do Paulistão

Vai ser um jogo difícil demais para o time campineiro!

Há um aspecto interessante e curioso a ser citado.

Os times interioranos muitas vezes se superam e derrotam os grandes, mas se entregam, em seguida, à equipes de seu nível. Pode, perfeitamente, acontecer com o Guarani!

Jogando em casa, pressionado pelo iminente descenso o Botafogo RP vai dar tudo dentro de campo e, por isto, é o favorito!

Além disso, será que o Guarani vai ter permissão para abrir a caixa de ferramentas como fez ontem contra o Palmeiras com o beneplácito da arbitragem?

Será que seus jogadores vão querer correr forte contra o Botinha, no calor escaldante de Ribeirão?

Ou vão se poupar, considerando-se que, após jogar em Ribeirão, terão de ir ao Rio de Janeiro enfrentar o outro Bota, o carioca, pela Copa do Brasil?

É o tipo de jogo do qual jogador algum quer ficar fora e acontecerá logo na quarta-feira seguinte, dia 18, com TV ao vivo para o Brasil e para o mundo.

Quem, do Guarani vai colocar a perna para dividir domingo no Estádio Santa Cruz e correr o risco de não jogar no Rio de Janeiro?

É óbvio que nenhum jogador bugrino vai querer ficar de fora da batalha final pela permanência e sobrevivência na Copa do Brasil, após ter perdido em casa no primeiro jogo por 2 x 1.

Prevejo um Guarani contido e reprimido e se poupando contra o “chulé” de Ribeirão Preto, em função de já estar classificado e da responsabilidade que impõe o jogo decisivo no Rio de Janeiro, muito mais importante do que o Paulistão!

@@@@@@@@@@

VAMOS ACREDITAR!

Sei que é difícil pedir isso a uma torcida tão sofrida quanto a nossa, sempre de braços dados e às voltas com as derrotas e as decepções.

É inacreditável, mas a história se repete a cada temporada e a cada jogo que tenha caráter decisivo.

Vamos sempre muito bem até que cheguem as fases que decidem os campeonatos.

Daí em diante é só tristeza e frustrações!

@@@@@@@@@@

Sabem por que eu lhes peço para acreditar?

Simplesmente porque estamos desacreditados, rebaixados pela mídia, pela opinião pública e por todo mundo, antes mesmo do início da fase decisiva.

Quem sabe, desta vez, na contramão de tudo,  o Palmeiras se supere e levante o caneco!

São, apenas, mais quatro jogos contra adversários que, conforme já provamos, temos plenas condições de derrotar!

É só voltarmos a jogar com raça, seriedade, aplicação e determinação!

Justamente como fizemos no início do Paulistão!

COMENTE COMENTE COMENTE!