Observatório Alviverde

14/11/2016

MÍDIA ITALIANA ANUNCIA QUE OS TIMES DE MILÃO DISPUTAM A CONTRATAÇÃO DE RÓGER GUEDES!


O assunto, hoje, é Roger Guedes, jogador extra-série que, imaginei, o Palmeiras poderia transformar em uma estrela de primeira grandeza do futebol brasileiro, antes de negociá-lo para o exterior.

Ontem os jornais italianos publicaram com destaque e estardalhaço que Milan e Inter, os dois grandes rivais da cidade de Milão se interessam em ficar com o jogador de apenas 21 anos, cuja liberação está  fixada em 15 milhões de dólares.

********************
ATENÇÃO: 
Fique bem claro que, antes de entrar no intempestivo tema quero deixar claro que só o estou abordando porque a mídia brasileira, por pura conveniência, repercutiu e multiplicou.

Sou ciente e consciente de que se trata de um assunto delicado e perigoso que se não for bem conduzido pela diretoria, pode trazer consequências funestas em relação ao título que está bem próximo. 
Todo cuidado é pouco! 

Em razão de tudo isso, independentemente da negociação ser mediata ou imediatamente, abordamos o tema muito mais como um alerta a Mattos e a Nobre, a fim de que a diretoria tenha sensibilidade e saiba lidar com a situação.

Em última análise, as consequências decorrentes dessas divulgações não podem d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e prejudicar o atleta e o time na reta final da luta pelo título brasileiro!

********************

Considerando-se o mercado nacional o montante -15 milhões de dólares- que tabela a transferência de RG é elevado, mas, em termos de Europa, é baixo em face da enome valoração do Euro!

Essa situação, ao mesmo tempo em que afasta possíveis concorrentes brasileiros, encoraja as incursões oficiais dos dois gigantes italianos tanto e quanto, ao mesmo tempo, motiva e incrementa as consultas de outros clubes do velho-mundo.

A diretoria do Palmeiras, a partir de agora, diante da intempestividade das propostas e da inexorabilidade das ofertas tem de ter muito tato e sensibilidade e saber lidar com o problema. 

Trata-se de uma situação que precisa ser administrada para que não provoque as mesmas consequências de outra situação análoga que o Palmeiras está sofrendo na própria pele.

Refiro-me ao principal atacante palmeirense, Gabriel de Jesus, que jamais voltou a ser o mesmo jogador a partir de quando ele foi negociado com o futebol inglês. 

Queiram ou não alguns palmeirenses, Gabriel Jesus, vestindo a camisa verde, "não é e nem está sendo mais aquele"...

Quem não percebe que o "Menino Jesus" (no Palmeiras, no Palmeiras, pelo Palmeiras), anda inibido demais em campo sem render, nunca, aquilo que sabe e pode? 

Seria por autopreservação, isto é, por medo de se contundir?

Mas quem não constata que na Seleção de Tite ele é outro jogador, muito mais lúcido, participativo e vibrante, à imagem e semelhança do mesmo Gabriel Jesus que comandou a grande arrancada palmeirense no Brasileiro?  

Seria por mais motivação, autopromoção ou porque ele quer aparecer?

Quem não sente que o futebol de GJ, quando joga pelo Palmeiras, está longe daquele que ele exibia antes do desfecho do negócio que o transferiu para o Manchester City da Inglaterra? 

Apesar disso e de tudo, é forçoso reconhecer que, mesmo atuando tão abaixo do que sabe e pode, ele tem contribuído bastante nas vitórias palmeirenses! 

Não apenas porque (ao menos isto) tem se esforçado em campo e corre o tempo todo, mas, sobretudo, pela preocupação que sua simples presença em campo sempre causa às defesas oponentes, um verdadeiro terror!

MORAL DA HISTÓRIA

O Palmeiras tem de fazer um trabalho de conscientização em relação a Róger Guedes e explicar a um atleta muito jovem que ainda não ganhou nada na carreira, a importância de mudar-se para a Europa com um título brasileiro em seu currículo. Impõe status e muito mais respeito

Eu só temo que, a exemplo de Gabriel Jesus, Guedes também possa sentir o peso das propostas e declinar tecnicamente, justamente no momento em que mais precisamos de seu futebol ágil, rápido, envolvente e agressivo, marcado também por uma aplicação tática fora do comum!

COMENTE COMENTE COMENTE