Observatório Alviverde

29/03/2020

VOCÊ É FAVORÁVEL AO CONFINAMENTO TOTAL DA PUPULAÇÃO EM FACE DO CORONA VÍRUS?


Meus amigos, boa notícia...

Não sei como e nem porquê o blog voltou a funcionar per si e sem a minha mais mínima interferência.

Tão misteriosamente como congelou na tela, voltou a ter movimento e vida, já me permitindo publicar esta matéria.

Como sou analfabeto em informática, após ter tentando de tudo (ontem) para reparar o blog, solicitei ajuda à distância ao meu irmão, mas, felizmente, nem houve necessidade da intervenção dele.

Como um milagre e para a nossa surpresa e estupefação, principalmente a minha, o blog, como que por encanto, abriu e aqui estamos, pronto para uma nova postagem.

Como o futebol está parado e em compasso de espera, aproveito para falar a respeito da situação desesperadora pela qual passa o Brasil em face da pandemia que assola o nosso país e o mundo.

Antes de qualquer outra coisa devo dizer que não sou, absolutamente, contra as medidas de confinamento tomadas pelas autoridades que se mostraram salutares na maioria dos países em que foram colocadas em prática.

Sou contra, sim, a forma como estão sendo adotadas e a maneira com que a mídia sensacionalista (sobretudo a Rede Globo) vem conduzindo o noticiário, marcando e mantendo através dele uma posição marcantemente irracional, extremamente crítica ao governo federal e, principalmente ao presidente Bolsonaro.

Já falaram de tudo, já o culparam de tudo e agora só faltam dizer que ele "pariu" o vírus.

Erros houve da parte do presidente e eu os apontei e critiquei forte neste espaço, mas há que se dizer que se ele errou no varejo, tem acertado no atacado, haja vista as providências econômicas no sentido de minorar a situação para pessoas e empresas.

O que dá para que se verifique facilmente é que a Globo está preparando um ambiente propício para o "impeachment" de Bolsonaro e vem trabalhando sem tréguas nesse sentido.

Ao mesmo tempo, em razão do sapo barbudo estar queimado e esturricado, tenta aproveitar sua massiva audiência no sentido de encontrar uma nova liderança e costurar alianças políticas capazes de derrubar um presidente incômodo e sem a menor vocação para mecenas.

Em vez de trabalhar pelo povo e para o povo, essa gente finge se alinhar com a população, mas, na real, trabalha sub-repticiamente mesmo por seus próprios interesses.

Ou alguém considera que se Bolsonaro estivesse abarrotando os cofres dessas empresas com faziam "os trabalhistas" que o antecederam e usando o nosso dinheiro, estaria apanhando tanto e sofrendo tantas críticas? É óbvio que não!

A preocupação do mandatário máximo do país (antigamente era assim que se falava e hoje já não é) com a situação econômica de grande parte da população é legítima e procedente, sobretudo com quem está sendo obrigado a permanecer em casa e não tem condições de ir à rua, justamente o local de onde tira o seu sustento.

Sei que falar é fácil e o difícil é realizar, mas eu faço uma indagação para que você reflita:

"não se está promovendo uma grande injustiça contra aqueles que cumprem as tarefas ditas de primeira necessidade na saúde, na alimentação e nos serviços essenciais?

Então quer dizer que somente esses brasileiros têm de se sacrificar, sim, e continuar correndo riscos de pegar o vírus?

Ou aqueles que apoiam o escândalo da mídia em face da situação se esquecem que, principalmente nas grandes cidades, as famílias sobrevivem amontoadas em casas minúsculas, sem o mínimo conforto? 

E o que dizer em relação às favelas, nas quais a maior parte das habitações impede o confinamento absoluto?

Em razão de tudo isso, a maior parte da população que, no princípio da crise, tangida pela Globo  se posicionava de maneira radical contra o presidente, teve discernimento para cair em si e mudar de posição.

A situação é séria, é perigosa? Claro que sim pois se trata de uma doença para a qual não existe remédio por absoluta incúria da China e completa negligência dos ocidentais.

Você sabia que a revista "Saúde" publicou extensa matéria sobre o surgimento do Corona Vírus no longínquo ano de 2003?

Alertou para o perigo que corríamos, detalhando aspectos relativos à descoberta do novo vírus, cuja gênese  -garantem- provém de morcegos. Os chineses, como se sabe, ingerem carne morcego e até os criam para vender em mercados.

Desses tempos a hoje, decorreram já dezessete anos mas entre as poucas providências tomadas em relação ao problema a única que eu sabia foi a de colocar o nome vírus em rótulos de "sprays" de venenos e inseticidas, afirmando que o conteúdo dos mesmos era suficiente para exterminá-los.

Da mesma forma, por absoluta negligência das autoridades chinesas e absoluto desinteresse dos demais países asiáticos e, principalmente dos ocidentais, imaginava-se que o vírus não tinha letalidade e o poder de invadir o organismo dos humanos.

De fato, num primeiro momento até que não havia, mas ninguém considerou a perspectiva de u'a mutação que, segundo os infectologistas mais bem informados, acabou ocorrendo e levando o mundo ao quadro de desespero que aí está. 

Em minha avaliação, conquanto eu valorize o confinamento, sobretudo das crianças, dos velhos, dos portadores de doenças e de todos os grupos de risco, creio que tem havido muito  exagero e a ortodoxia das medidas torna tudo muito mais desesperançoso e sombrio.

Postos os prós e os contras, você é a favor ou contra o confinamento?

COMENTE COMENTE COMENTE