Observatório Alviverde

09/08/2016

PALMEIRAS JÁ É O FELIZ PROPRIETÁRIO DE METADE DO TÍTULO DO BRASILEIRÃO-16!


Digam tudo que que quiserem e acharem conveniente, os adversários, a mídia, os nossos inimigos e até alguns palmeirenses menos otimistas, mas eu estou festejando até agora o título alegórico de campeão do primeiro turno do Brasileirão conquistado pelo Verdão.

Por que não haveria eu de comemorar ao menos o simbolismo de uma conquista que destaca a equipe em relação à unanimidade de seus adversários, colocando-o mais perto, tanto do título Brasileiro quanto da vaga para a Libertadores 2017 ?

É óbvio que todos nós sabemos, perfeitamente, que ainda há um longo caminho a ser percorrido, representados pelos outros dezenove desafios duríssimos da tabela, que só os chamados times "cascudos" ou maduros têm condições de trilhar na intrincada batalha de superação que é o Campeonato Brasileiro.

Numa retrospectiva rápida, que já suscita projeções futuras, analisem como vai ficar a tabela para o Palmeiras neste segundo turno.

O primeiro jogo do returno, às 18,30H do próximo domingo em Curitiba, se constituirá no primeiro teste para o campeão do primeiro turno,  já que o Verdão vai ter de se apresentar no gramado artificial da Arena da Baixada em Curitiba contra o bem armado time do Furacão a quem venceu no primeiro turno por 4 x 0.

Diga-se de passagem, o Atlético Pr. fechou o turno em franca ascensão na tabela com 30 pontos, em 7º lugar e está entre as equipes com chances de brigar ao menos pela vaga na Libertadores e até, remotamente, pelo título.

O segundo jogo do Palmeiras será no Allianz, domingo 21/8, às 16 H, possivelmente o jogo da TV aberta, contra a sempre indigesta Ponte Preta, de quem o Palmeiras perdeu em Campinas por 1 x 2.

O terceiro, dia 28/08, também num domingo e, certamente, o jogo da TV aberta ocorrerá fora de casa contra o Flu a quem o Palmeiras derrotou no Allianz por 2 x 0.

O quarto compromisso no feriado de 7 de setembro, às 21,45 contra os Bambis é especial pois o Palmeiras joga em casa um jogo com o gosto de vingança após a derrota do primeiro turno por 0 x 1 no Morumbi.

O quinto jogo, dificílimo, colocará o Verdão num domingo, 11/09 às 18,30H, frente a um dos candidatos ao título, o Grêmio, em Porto Alegre.

O sexto confronto dar-se-á contra o Flamengo dia 14/09, quarta-feira, time que o Palmeiras derrotou em Brasília até com uma certa folga apesar dos números indicarem o contrário. De lá aos dias de hoje o Flamengo se reforçou e com 34 pontos,  pode-se dizer que é um dos candidatos ao título.

O sétimo jogo é o clássico com o Curica, com o repto de ocorrer no campo deles. O jogo será sábado, 17 de setembro, às 16 H.  No primeiro jogo, na Allianz Arena, o Palmeiras venceu por 1 x 0, mas poderia ter aberto uma vantagem maior.

O oitavo compromisso alviverde, domingo, dia 25/09, ainda não tem horário definido tanto e quanto o restante dos jogos a partir dessa data e colocará o Palmeiras frente à frente com o Coritiba com quem o Verdão original empatou na capital paranaense por 2 x 2.

A nona partida será sábado, 01/10 em Recife diante do Santa Cruz. No jogo em Sampa, Palmeiras 3 x 1 Santa.

O décimo jogo do Verdão será quarta-feira, 05/10 em Belo Horizonte diante do atual lanterna, o  América, derrotado pelo Palmeiras na primeira fase em Sampa por 2 x 0.

O décimo primeiro compromisso ocorrerá dia 12/10 contra o Cruzeiro, um time que sempre dificulta demais a vida do Palmeiras e de quem o Verdão perdeu no Mineirão por 1 x 2.

O décimo segundo adversário, o Figueirense, foi derrotado pelo Verdão no Allianz por 4 x 0 e o novo encontro vai ocorrer no Estádio Orlando Scarpelli num domingo, dia 16/10.

O décimo terceiro jogo palmeirense acontecerá em Sampa também num domingo, 23/10 diante do Sport de Recife que perdeu para o Verdão em plena Ilha do Retiro por 3 x 1.

O décimo quarto compromisso alviverde será travado sábado, 29/10, na Vila Belmiro, em Santos sendo que no encontro dos times no Allianz registrou-se um empate por 1 x 1.

No décimo quinto, no Allians, o Palmeiras recepcionará o Inter a quem venceu em Porto Alegre por 1 x 0, domingo, 06/11.

O décimo sexto a 16/11, quarta feira, poderá ter poder de decisão. O Palmeiras enfrentará o Galo Mineiro, de quem o Palmeiras perdeu em pleno Allianz por 0 x 1.

Já entrando no funil do campeonato na décima sétima rodada, no dia 20/11, domingo,  o Palmeiras recepcionará o Botafogo carioca, de quem perdeu recentemente no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador por 1 x 3.

A penúltima rodada estabelece que o Palmeiras recepcione no dia 12/11, domingo, a Chapecoense  no Allianz, sendo que os times empataram no primeiro turno na Arena Condá por 1 x 1.

O último jogo do Verdão, fechando a sua participação no Brasileirão-16, acontecerá no Barradão em Salvador contra o Vitória, domingo, 04/12.

Aí estão os jogos e os adversários para que você faça um balanço das perspectivas do Palmeiras que, espero, possa realizar ao menos a campanha do primeiro turno.

Se o fizer, sou convicto de que o Palmeiras levanta o título e poderemos, todos, comemorar de verdade a conquista de um título real e que deixe tatuadas em nossas almas verdes perene alegrias!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Neste dia de alegria, independentemente do teor desta postagem aborde o tema que achar mais conveniente!

 





QUEM DIRIA! MÍDIA PAULISTANA DENUNCIA COM ÊNFASE O ERRO ESCANDALOSO DE ARBITRAGEM QUE SALVOU O CURICA DA DERROTA PARA O CRUZEIRO!


Tenho um recado direto àqueles que têm por hábito censurar gratuitamente os semelhantes, cultivar  debates inúteis e empreender dispensáveis desforços verbais pelo simples prazer de contestar o mundo e as pessoas!

Os péssimos exemplos desse tipo de comportamento doentio estão -muitas vezes- muito mais perto do que se pensa ou imagina. 

Incomoda-me, por exemplo, quando alguém que desconhece os verdadeiros objetivos deste espaço,  afirma que a mídia é "justa e correta" e que nós palmeirenses deste OAV é que temos mania de perseguição! 

Fico estupefato ao ler essas asneiras em que (sei, perfeitamente) o real objetivo é aquele de me provocar e me desafiar para discussões vãs que visam mais a imposição de egos do que, propriamente, os interesses de nosso clube de coração.

O interessante é que essas pessoas, sem a menor vivência no "metier" rádio, tv, jornal, revista, site ou blog, querem criticar e ditar regras, deliberando sobre um assunto que pouco ou nada conhecem.

Em vez de fecharem conosco e continuarem apoiando o Blog e o próprio Palmeiras nessa batalha inglória de tantos anos em que se propugna pela moralidade e pela decência perenes e constantes no futebol e na comunicação esportiva, eis que concedem, inexplicavelmente, atestados de boa conduta e antecedência à mídia maliciosa, tendenciosa, sempre e cada vez mais antipalmeirense. Não dá para entender!

Interessante que eles nem percebem que a manifestação conjunta e concomitante -ontem- de tantos homens da mídia, como se formassem um coral e as unânimes afirmações fazendo uso dos mesmos termos de que "o Cruzeiro foi roubado, garfado, esbulhado, e prejudicado" ou que "O Curica foi ajudado e ganhou no apito" é do mesmo tom e procedência daquelas com as quais condenam e demonizam o Palmeiras o ano inteiro, justa ou injustamente. 


Sou capaz de apostar que as manifestações negativas de tantos cronistas em relação a outro resultado que, afinal de contas, foi favorável ao Curintia e  construído (como de hábito) pela arbitragem, só decorreu de forma ensaiada em face da dispersão de atenções em face da Olimpíada.

Além disso (creiam no que vou dizer) o enorme peso da linguagem usada (finalmente) contra o Curica teve e tem a finalidade precípua de justificar futuros bombardeios verbais sobre o Palmeiras em quaisquer situações.

Para finalizar quero deixar claro que não é pelo mero fato de grande parte da mídia ter tratado, excepcional e circunstancialmente, o Curica da mesma maneira como trata por hábito, o Palmeiras, que vou passar a reconhecer-lhes a credibilidade!  

Ao final do primeiro tempo do jogo de ontem tanto e quanto ao final dos noventa minutos, nenhum dos repórteres globais fez as perguntas capciosas que nós, telespectadores, esperávamos, e que, invariavelmente, são dirigidas aos jogadores do Palmeiras em situações parecidas. 

E não as fizeram fosse para o goleiro Cássio que, está provado, "tem licença para matar e esfolar quem quer que seja sem que seja marcado pênalti ou que ele seja expulso", nem para qualquer outro jogador, fosse do Cruzeiro ou do Curica! 

Mas "será o benedito" que tudo aquilo que escrevemos durante todos estes anos, há mais de dez, foi produto exclusivo de minha, da sua e enfim de nossa imaginação, nós todos que fundamos este blog?
COMENTE COMENTE COMENTE

O mais importante é que o Palmeiras foi o campeão do 1º turno do Brasileirão!