Observatório Alviverde

23/12/2015

NÃO SE PODE ELOGIAR MATTOS, O INCOERENTE... EU NÃO CONTRATARIA EDU DRACENA!



Resultado de imagem para edu dracena
Beijaria, também, Dracena, a camisa do Palmeiras?

Outro dia eu elogiava Mattos pelo que supunha ser critério, lógica e coerência nas contratações efetivadas visando a 2.016.

Não em função dos nomes dos contratados, mas pela excelente produtividade dos escolhidos em seus clubes em 2015, tanto e quanto pelo baixo custo de todos, adstrito ao fato de serem jovens e já considerando as perspectivas de se transformarem em "ativo$ concreto$ em futura$ negociaçõe$". É assim que tem de ser...

Mas quando se esperava que pelo fato de pertencer à escola mineira, aquela que mais promove os jovens e a base e que tanto rejuvenesce o futebol brasileiro, Marcelo Oliveira e Mattos, desta vez, pisaram no tomate (royalties para Osmar Santos).

É de se admirar que ocorresse, haja vista que Oliveira ingressou no futebol profissional por este atalho em um time fabuloso montado pelo inesquecível Barbatana, o Galo Mineiro de 1977, tanto e quanto Mattos iniciou sua vida profissional em um clube que trabalha exclusivamente assim, o América Mineiro.

Imaginei que ao mesmo tempo em que chegariam algumas contratações de jogadores acima da média como peças pontuais que reforçassem a equipe incontinenti , chegaria, por acréscimo, o aguardado substituto de Valdívia.

Foi assim que me iludi, imaginando que Oliveira e Mattos estivessem planejando construir um novo Palmeiras.

E, imaginei, calcado na juventude e na depuração e renovação do elenco sinalizada pelas primeiras contratações...

Mas, a julgar pelos extensos dois anos de contrato concedidos a outro veterano (irresponsabilidade do cabaço deslumbrado que toca o futebol), o Palmeiras, infelizmente, teima e persiste em permanecer no sótão mais escuro e obscuro do futebol, cercado pelas teias de aranha da mediocridade administrativa, (no futebol, no futebol, no futebol) e a caminhar na contramão da verdade e da modernidade.

Desanimo quando vejo nomes como o de Edu Dracena serem contratados pelo meu time com direito não apenas a contrato extenso, mas à festas e comemorações, como se fosse o veterano jogador  um salvador da pátria ou um messias às avessas anunciando outra "boa velha". É frustrante e desanimador!

Eu seria injusto se dissesse que Dracena é um zagueiro tosco, grosso e destituído de qualquer valor profissional, mas eu seria um néscio (tanto e quanto tem se revelado o apavonado diretor de futebol do Palmeiras) se o considerasse um craque e endossasse a sua contratação por dois largos e longos anos mediante um salário que, embora não revelado, certamente não é o de um principiante.

Se mal pergunto, porque a mídia  "u-n-a-n-i-m-e-m-e-n-t-e" aprovou a aquisição, tanto e quanto  o vínculo tão extenso?

O que me deixa possesso é o fato desses jogadores terem dado o melhor deles a outras camisas, de sempre terem feito o diabo quando enfrentaram o time que mais gostavam de vencer, o Palmeiras, e na hora da aposentadoria o Palmeiras se transforma em irmã Dulce e os acolhe com carinho e amor proporcionando-lhes uma feliz aposentadoria!

Falta no Palmeiras, não apenas em campo como cobra a torcida, identidade e gente que respeite a nossa saga e a nossa história. Mattos não liga a mínima por isto haja vista que ele não é, como todos somos, um palmeirense, mas, simplesmente, está palmeirense. Cousas piores, virão!

O que parece importar ao diretor de futebol é, simplesmente, negociar, negociar e negociar... 

Dos possíveis 50 ou 60 zagueiros de área pela direita da primeira divisão brasileira Edu estaria entre o vigésimo e o trigésimo considerando-se a condição de reserva que ostentava no Curica.

Torço, sinceramente,  para que Dracena, excelente zagueiro há oito ou mais anos, tanto e quanto correto, disciplinado e com gana por jogar (isso é muito importante) chegue, se achegue, se agrupe, se aglutine e se integre ao grupo.

Torço, também, para que ele de tudo de si, se supere e volte a ser aquele atleta que Mattos pensa estar contratando, mas que perdeu, recentemente, o lugar  para jogadores mais jovens no time do Curica.

Acontece que lá eles têm a noção de que, chega um momento em que a renovação é, mais do que necessária, compulsória.  

Por isto, não se fizeram nenhum pouco de rogados liberando mais um veterano, 
(não fizeram o mesmo com Ralph e levaram Danilo para a reserva?) jactando-se (simbolicamente) de despejar rejeitos no quintal do Palmeiras.  

Final da história: Teoricamente passável e a muito custo deglutível, a contratação de Dracena não foi um investimento inteligente ou, digamos, o melhor possível entre centenas de alternativas ofertadas pelo mercado.

Em meu entendimento, a sua maior utilidade reside no fato de conseguir aplacar um pouco a ira do comentarista (?) Neto da Band, amigo soutien, isto é, amigo do peito e fraternal de Edu Dracena, cujas digitais consigo ler nas entrelinhas dessa desnecessária contratação.

COMENTE COMENTE COMENTE

  
LIBERTADORES
 Resultado de imagem para libertadores 2016
Quem quiser abordar, simplesmente, o tema Grupo do Palmeiras na Libertadores pode fazê-lo:

Grupo 2
Nacional (URU)
Palmeiras
Rosario Central
G4 River Plate (URU)x Universidad de Chile (CHI)


Até quando imbecis utilizarão velhos clichês e afirmarão que o Palmeiras está no Grupo da Morte. 

Nenhum desses times é melhor que o Palmeiras e nem o grupo é tão difícil.

Basta jogar com seriedade, vontade, voluntariedade, aplicação e, sobretudo, raça! (AD)