Observatório Alviverde

08/06/2016

O RADICALISMO PERSECUTIVO DA MÍDIA E A CELERIDADE INCONTÍVEL DO TRIBUNAL !


Resultado de imagem para stjd

Falo dos lamentáveis eventos extracampo do Fla 1 x 2 Palmeiras, protagonizado por torcidas fora-da-lei, em um jogo cujos mando, organização e responsabilidade eram da alçada exclusiva do mandante, o clube carioca.

No entanto, a julgar-se pela forma como a imprensa paulistana (a vergonha do Brasil) aborda o tema, a impressão que permanece é a de que apenas o visitante, o Palmeiras, tem culpa no cartório. 

A análise dos fatos é seletiva e só se ouve, se lê, se vê, se aborda e se interpreta as irresponsabilidades e consequências do incidente visando a incriminar exclusivamente a SE Palmeiras. Baita sacanagem!

Imagens mostrando o envolvimento total da torcida do Flamengo foram sonegadas pela RGT e só vieram à tona em face da presença de outras redes de TV que nem detêm os direitos de transmissão como a Band.

Antes de outra coisa quero reiterar que qualquer jornalista que pediu punição do Palmeiras, no mínimo, agiu precipitadamente ou de má fé...

Conhecendo bem a maioria, vou além e considero que a maior parte agiu com parcialismo e irresponsabilidade, no limiar da desonestidade. 

Por que somos tão drásticos, tão radicais, tão contundentes e incisivos na análise?

Porque, em primeiro lugar, eu sabia, tu sabias, ele sabia, a garotada do colégio sabia, todos sabiam, perfeitamente, que o clube visitante -o Palmeiras- nada tem a ver com o fato de o Flamengo, por ambições meramente arrecadatórias, ter agido ao arrepio das orientações da CBF e não ter limitado o número de ingressos destinado ao visitante.

Porque, em segundo lugar, quem vendeu ingressos à Mancha tanto e quanto doou ingressos aos uniformizados flamenguistas, também não foi o Palmeiras.

Porque, em terceiro lugar, todos sabiam -a mídia sabe mas finge desconhecer- que a administração Nobre, há vários anos, tem relações rompidas com a Mancha, a facção dita palmeirense coprotagonista dos lamentáveis incidentes de domingo passado em Brasília.

O interessante é que vi e ouvi de vários cronistas(?) -sei que a esmagadora maioria emitiu esse conceito simplista e deletério- comentários mais ou menos deste teor:

 "...o Palmeiras alega não ter relações com a Mancha, mas essa organizada tem lugares cativos tanto no Allianz como no Pacaembu. O clube nega mas tem, sim, estreitas relações coma a Mancha e  tem de ser punido, sim senhor, com perda de muitos pontos ou com a perda de muitos mandos de campo". 

Como são calhordas, como são parciais, como são ordinários! Falam tudo o que falam quando se trata de condenar o Palmeiras, mas borram-se de medo de falar qualquer coisa que desagrade o Flamengo!

É muita cara de pau a de alguns cronistas esportivos, fingir desconhecer o rompimento de Nobre com as organizadas, se eu, os palmeirenses, a torcida e o mundo esportivo tomamos conhecimento do fato através deles próprios!

Na verdade, na ânsia de prejudicar o Palmeiras, de rebaixar o Palmeiras, de conter o avanço da equipe na tabela eles já nem fazem questão de passar ao grande público a vexatória imagem de mal informados. 

Da mesma forma, não têm nenhum pejo de passar um vergonhoso atestado de desinformação, incompatível com as carreiras desde que seja atingido o objetivo maior de atingir o Palmeiras.

Na verdade, não há o menor cabimento em punir tecnicamente qualquer clube em face do procedimento incorreto de suas torcidas.  Isto não deveria, sequer, ser cogitado!

Quem há de ser punido, sempre, é quem perpetrou irregularidades ou os crimes e, no caso específico, os torcedores brigões. 

Cá entre nós, já imaginaram as proporções desse caso e o que estaria reservado ao Palmeiras na hipotética eventualidade desse jogo ter sido contra um time que não fosse o filho dileto do casamento espúrio CBF e RGT? O Palmeiras correria o risco até de rebaixamento!

Não fossem alguns jornalistas esportivos sérios, probos e honestos -esmagadora minoria- que ainda existem e exercem a atividade com a imparcialidade e a correção que requer a profissão e eu lhes diria que tudo estaria perdido. No entanto, não está! Há bolsões de resistência e honestidade e esses atributos hão de vencer e prevalecer!

Ontem a procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o tribunal de exceção que há anos inferniza e infelicita o futebol brasileiro, agindo como um autêntico parceiro do sistema e como um joguete dos maus jornalistas, liberou a denúncia contra as duas equipes de acordo com os ditames midiáticos.

Palmeiras e Flamengo já estão cientes de que o episódio lhes poderá render multas de até R$ 100 mil por infração e a perda de até 10 mandos de campo. 

Há, por incrível que pareça, sugestões com pedido de jogos com os portões fechados. 

Ainda não há data prevista para o julgamento do processo mas, presume-se, vai ocorrer em breves dias.

Enquanto isso o mérito do caso Portuguesa de Desportos x Flu, até hoje não foi julgado na esfera final! Isso é um opróbrio, uma vergonha, uma ignomínia!

A tendência, em relação a Fla e Palmeiras é a punição se confirmar em plenitude porque de um ponto de vista prático só atingiria o Palmeiras. O Flamengo -faz tempo- está jogando longe de seus pagos em estádios de outras cidades e regiões.  

Se houvesse a prevalência da verdade e da justiça o STJD sequer enquadraria o Palmeiras em uma situação que o clube jamais criou.

COMENTE COMENTE COMENTE