Observatório Alviverde

23/08/2014

PARA LER E REFLETIR: A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO DO PALMEIRAS!


 
Aqueles que acompanham este blog, sabem, perfeitamente que sempre fui -e sou- contra a dispensa de treinadores no decorrer dos campeonatos em função de resultados negativos.

Por isso, pode parecer incoerente a minha postura em relação a Gareca, mas, entendo, que a imediata dispensa desse fraquíssimo estrategista (pode ser até um bom formador de times e descobridor de talentos) é uma situação emergencial, importantíssima! 

Defendo, neste momento a dispensa sumária e imediata do argentino, pois trata-se de uma solução que envolve algo mais do que importante, sagrado, sacratíssimo, em relação ao Palmeiras, a nossa manutenção na elite do futebol brasileiro.

A minha insistência na demissão de Gareca, decorre de muitos fatos e constatações a respeito de um técnico que não consegue, sequer, administrar os egos do elenco (Bernardo saiu do treino de ontem, bufando e reclamando em altos brados para quem quisesse ouvir)!

Decorre, também do fato de Gareca estar há dez jogos sem vencer com o time na lanterna absoluta e solitária do Brasileiro e, pior, sem ter conseguido, decorridos mais de três meses de trabalho, sequer armar um esboço de time para a sequência do Brasileiro.

Entendo que Gareca, pelo que já realizou no futebol, poderia, teoricamente, dar a volta por cima, desde que dispusesse de tempo para moldar um novo Palmeiras. 

Aliás, tempo, ele, até teve, porém insuficiente para a lentidão de seu trabalho "tartarugal", realizável, exclusivamente, como se depreende agora, a longo e dilatado prazo.

Parece-me improvável que, em face das circunstâncias que enfrenta no Palmeiras, sobretudo aquelas de adaptação ao Brasil e ao futebol brasileiro, Gareca possa alcançar o objetivo de salvar o Palmeiras do descenso. 

Essa demora demasiada da diretoria palmeirense na substituição de Gareca por um técnico mais dinâmico, mais objetivo, e melhor motivador de grupo, mais afeito ao futebol tupiniquim e ao Brasileirão  pode ser fatal. A responsabilidade de Nobre, a partir de agora,  é imensa por sua falta de coragem em demitir El Flaco!

Na verdade, não creio que a torcida palmeirense tenha tido as suas expectativas satisfeitas com a contratação de Gareca, que, em meu entendimento, poderia ser um diretor remunerado das categorias de base, cargo que, sou convicto, ele desempenharia muito bem!

Os palmeirenses esperavam muito mais de um argentino, mais especificamente de um portenho, em termos de um comportamento bilioso e "liderante", capaz de exercer com força as cobranças que exigem os times de futebol do Brasil, sobretudo  o  instável e desmoralizado Palmeiras de Paulo Nobre e de todos nós!

Mas o que se viu foi um técnico de um temperamento de baixa estimulação, à beira da fleugma, incapaz de motivar um elenco que pode não ser a oitava maravilha do futebol brasileiro, mas que, por falta de alguns gritos, perdeu para a maioria dos adversários em razão de não encontrar respaldo em seu comandante..

É duro, para qualquer jogador, olhar para o banco e ver o seu treinador sentado, sempre confabulando ao pé do ouvido com o seu auxiliar,  como se fosse incapaz de sentir na própria pele a emoção do jogo!  Assim é Gareca!

Quer queiram ou não muitos que escrevem neste OAV e que não estão concordes com este escriba, os jogadores brasileiros estão, mais do que acostumados, condicionados à participação efetiva dos técnicos, quer orientando, catimbando, ou, até, pressionando as arbitragens. 

Essas atitudes que, reconheço, de um ponto de vista ético são antiprofissionais, definem bem o atraso mental do futebol brasileiro!

Entretanto, infelizmente, exercem considerável influência no rendimento dos atletas em campo, quer sob os aspectos tático e técnico, como, também, no emocional. 

Muito dessa letargia do time do Palmeiras, decorre da  minúscula participação de Gareca e de seu aparente (sei que não é mas a boleirada, em maioria, pensa diferentemente), "desinteresse" pelo jogo.

Meus amigos, eu gostaria, imensamente de estar errado em minhas críticas, e, principalmente, em minhas previsões, calcadas em meus mais de quarenta anos de imprensa esportiva, mas, entendo que Gareca, a partir do momento em que não pode mais contar com Valdívia por um mês, já não tem mais muitas chances de reabilitar o Palmeiras. 

Em razão disso, fosse eu o presidente, não desperdiçaria mais duas semanas com o argentino, que, em meu entendimento, deveria ter sido dispensado a caminho do vestiário em Recife, ou nem que fosse embaixo do chuveiro.

Sem um esquema tático, sem a definição de elenco, fundamental, que ele, até hoje não estabeleceu e cheio de jogadores meias-bocas, que ele próprio escolheu (ou estou errado?) vocês acham mesmo que vamos ganhar os dois próximos jogos, ainda que em casa?

Seremos, no fechamento do turno, capazes de derrotar o Atlético Paranaense na baixada? 

Hoje, contra o Coritiba (time encardido e difícil) e, semana que vem, contra o nosso maior algoz, o Inter de Porto Alegre (time que como o Curíntia de Pai Nilson, é movido, também, à macumba) teremos chances?

Como ganhar de um time do qual somos fregueses, que, via de regra, nos derrota no Rio Grande do Sul, em São Paulo e em toda a parte? 

Já viram o tamanho dos problemas que teremos de superar? Deu pra sentir a gravidade da situação em que estamos mergulhados, sabendo que daqui a três rodadas começa a rolar o returno?

Só um "cabaço" administrativo como Nobre para, (na atual circunstância, na atual circunstância, na atual circunstância), prestigiar um treinador que per si já apodreceu, caiu do galho e nos encaminha para o cadafalso em que uma forca poderá sufocar o nosso clamor e o nosso grito! 

Para um técnico que não ganha há dez jogos não se tem de ter dó ou piedade, haja vista que ele é um profissional e ganha um alto salário para trabalhar, da mesma forma que receberá uma grande bolada indenizatória a partir do momento em que for demitido.

Nobre tem de ter, mesmo, é piedade da torcida do Palmeiras!

Espero, sinceramente, estar errado em minhas previsões e voltar a esse espaço para me retratar diante de Nobre, de Gareca, dos jogadores e dos companheiros de blog que acreditam (ainda) na perspectiva de que um técnico que entra em campo mudo e sai calado, até agora ao menos, azarado e perdedor, possa se reabilitar de uma hora para a outra e engatar uma série de vitórias. Aqui, oh!

Muitos que ainda não perceberam a gravidade da situação ainda estão argumentando: "- o que poderá fazer de diferente um novo técnico, neste momento?"

Simplesmente, emitir o grito que falta para despertar do sono letárgico em que se encontra, um elenco que, apesar de Lúcio dizer que não, o seu discurso e as suas palavras confirmam que sim, está rachado!

Hoje, contra o Coxa, Gareca vai inovar. Ele já anunciou a volta do "cracaço" Mendieta para o trabalho de armação!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Só rindo, para não chorar!

COMENTE COMENTE COMENTE

RECADO A PAULO NOBRE,

 

Uma das formas inteligentes de o Palmeiras sair da crise é jogar no interior, com custo do ingresso barato e os estádios lotados e "pintados" de verde!

O Palmeiras ainda tem a maior torcida do interior paulista!              D-i-s-p-a-r-a-d-a-m-e-n- t-e!

Pense nisso (AD)