Observatório Alviverde

17/01/2012

É NECESSÁRIO BUSCAR UMA BOA SINTONIA!

 

Não sei, tomara que não, mas julgo ser incontornável o estremecimento entre Felipão e Frizzo.

Quando as coisas chegam ao ponto em que chegaram,  os desentendimentos tornam-se irreconciliáveis. Parece ser o caso!

Diante da circunstância, caberia ao presidente do Palmeiras agir da forma que ele menos gosta, isto é, encarar o problema e frente e tomar uma decisão.

Não conheço, suficientemente, a personalidade de Tirone, mas, pelo que depreendo de suas postura, atitudes e entrevistas, posso afiançar-lhes que a única coisa que ele não é, é um banana!

Apedêuta em matéria de futebol profissional ou, amador, como queiram, a verdade é que ele conhece pouco dos meandros desse intrincado esporte.

A falta de confiança no próprio taco, decorrente da inexperiência e da ausência de conhecimentos da matéria, é o que o tem feito tatear e, ao mesmo tempo manter Felipão e Frizzo, apesar das desavenças.

Não fosse isso e, independentemente de multa ou de qualquer outra barreira, de há muito teria despedido, solenemente, o Homão.

Não, também não creiam que Tirone seja burro ou coisa assim. É preciso que não se confunda falta de conhecimentos futebolísticos com burrice, pois esse termo, creiam, não se aplica ao nosso presidente.

Pelo contrário! M-u-i-t-o, aliás,

Parece que não, mas Tirone tem conseguido, se vocês observarem melhor e mais detidamente o panorama do clube, conduzir com segurança o barco administrativo em águas políticas traiçoeiras e revoltas.

Positivamente, não é fácil administrar a nossa sociedade esportiva, eivada de vícios, vaidades, veleidades, contaminada por egos tão hipertrofiados, e repleta de indivíduos que buscaram o poder colimando, apenas, solver problemas particulares e enriquecer à custa do clube.

A divulgação recente pelo “Blog do Paulinho” da existência de uma taxinha sobre compra e venda de jogadores leva-me a suspeitar e imaginar que há muita carne por baixo dessa polenta.

Não houve contestações, desmentidos pela parte interessada, nem, ao que me consta, o blogueiro que denunciou as possíveis negociatas, foi processado. Até o instante em que escrevo esta postagem, não!

Tirone tem mantido um conveniente silêncio acerca desse e de outros fatos, como aquele do sumiço de dinheiro, refugiando-se no diálogo interno e no silêncio externo. Isto, por incrível que pareça, tem feito muito bem para o ambiente do Palmeiras.

O temperamento “mineiro” do presidente tem evitado tumultos e o recrudescimento de muitas brigas internas.

Com o bom início de temporada, noves-fora a lentidão nas contratações, traduzido pelo sucesso absoluto do amistoso internacional contra o Ajax e da ótima participação dos meninos da base na Copa São Paulo, falta pouco a Tirone para colocar o barco palmeirense em águas mais tranquilas e poder terminar bem o último ano de seu mandato.

Entretanto, para obter êxito total o presidente teria de apear-se dessa linha de conduta de não dizer que dois mais dois são quatro para não magoar o um e o três.

Neste momento, Tirone tem de radicalizar e e-x-i-g-i-r uma convivência pacífica entre Felipão e Frizzo que não podem continuar se atritando da forma como vem ocorrendo. Essa briga pode destruir a atual gestão e a continuidade de Tirone à frente da S.E.Palmeiras!

O presidente deveria chamar os dois brigões para uma reunião, falar alto e grosso, se necessário dar, até, um soco na mesa, impor a sua condição de presidente e enquadra-los na filosofia do clube.

Frizzo não pode continuar ironizando as situações, as contratações e trabalhar frontalmente, desafiadoramente contra o técnico.

Em sua insana vaidade, imagina estar atingindo Felipão, mas, na realidade,  está atingindo, sim, o próprio Palmeiras. Em cheio!

Felipão, de sua parte, tem de entender que ele não passa de mero funcionário do clube.

Um funcionário qualificado, é óbvio, de confiança, o mais importante entre todos!

Mas ele precisa entender que há uma hierarquia sobre a qual ele, teoricamente, não deveria se opor tão frontalmente, tão ousadamente, tão desafiadoramente. E, no entanto, se opõe!

Estaria Felipão tentando uma rescisão a fim de abocanhar a multa? De minha parte, não coloco a mão no fogo por ninguém. Nem por Felipão!

Sei que a postura do presidente, a julgarmos por seu comportamento e personalidade é de absoluta conciliação e eu a aprovo até a penúltima página de nosso livro convivência e de boas maneiras.

O que Tirone precisa entender é que esta é a hora da definição e ele não pode tergiversar de seu dever. Tem de tomar uma atitude forte!

O Palmeiras espera que Tirone cumpra o seu dever! (Royalties para o Almirante Barroso, herói da Guerra do Paraguai)

Mas que Tirone tenha a consciência de que, na impossibilidade de uma conciliação, tem de partir para a opção! E tem mesmo!

QUAL SERIA A NOSSA MELHOR OPÇÃO? FRIZZO OU FELIPÃO?

COMENTE COMENTE COMENTE