Observatório Alviverde

20/11/2015

RODADA MADRASTA PARA O VERDÃO!


Resultado de imagem para madrasta


A rodada de ontem foi madastra para os palmeirenses. Só o  que não interessava, coincidentemente, aconteceu.

A começar pelo próprio Palmeiras, que repetiu a façanha da obtenção do resultado inútil, empatando com o Atlético, no Paraná e já não tem mais nenhuma chance de chegar à Libertadores via Brasileirão.

A continuar pelos côrnointianus que empataram com o Vasco, no Rio, e levantaram pela sexta vez o título brasileiro.

Mas isso tudo ainda não bastou porque teve mais, muito mais.

Os bambis golearam o Galo Mineiro no Morumbi, passaram à frente do Santos e agora estão mais perto da Libertadores-16. 

O Inter perdeu em Chapecó e está três pontos atrás dos bambis e dois atrás do Santos. 

Embora eu tenha restrições a esse time gaúcho, sua classificação para a Libertadores-16 seria um mal menor para o Palmeiras do que a classificação dos cervídeos.

Fique claro, porém, que o ideal para o Verdão seria se a quarta vaga, via Brasileiro, fosse santista.

Mas, contrariando todos os prognósticos e expectativas do público, e, principalmente, da imprensa, o Santos só empatou em casa com o Fla e sem abertura de contagem.  

Agora, se não conseguir ultrapassar os Bambis nas três rodadas finais, a única alternativa do time de Dorival Júnior para chegar à Libertdores, será a de bater o Palmeiras na Copa do Brasil.

Claro fique e claro está que, se isso acontecer, endurece muito mais as duas decisões para o Verdão, haja vista que o Santos vai fazer os jogos da vida.

O único aspecto positivo de Santos 0 x 0 Fla é a utilidade psicológico-motivacional do resultado para o Palmeiras.

Parece que deixa bem nítido, claro e cristalino aos jogadores do Verdão que as sereias não são tão fortes e nem tão rabudas e bonitas quanto pinta e quer fazer crer a mídia paulistana, em seu desvairado trabalho promoção do Santos e de menosprezo ao Palmeiras . 

Querem mais, ainda?

O Cruzeiro, ao derrotar o Sport por 3 x 0, ultrapassou o Palmeiras em pontos (51 x 49) e passou a ter chances palpáveis de classificação, embora dependendo de resultados negativos dos adversários com os quais concorre, diretamente, à vaga. 

Aí (não sejamos hipócritas) fica uma dúvida, deste teor: Interpretará, a mineiríssima direção do Palmeiras, esse jogo contra o Cruzeiro em SP como um jogo decisivo? Ou irá encará-lo como um mero amistoso?

Considerando-se os laços afetivos que ainda unem Mattos e Oliveira ao ex-clube, jogaria o Palmeiras com o objetivo único de conquistar a vitória, determinado a deter e ultrapassar o adversário na tabela? 

Ou não consideraria o jogo como prioridade, não se esforçaria e nem daria tudo de si em campo?

Poupará o Verdão seus jogadores de possíveis riscos de contusão para enfrentar o Santos representado pelo que tem de melhor no elenco? 

Ou entregará o jogo a fim de proporcionar ao Cruzeiro a possibilidade de tentar impedir a classificação dos bambis?

Eu, particularmente, entendo que acima de qualquer outro aspecto, têm de prevalecer, sempre, a honra, a dignidade, o caráter, a honestidade, e, sobretudo o espírito olímpico.

Consequentemente, desejo, ardentemente, que o Palmeiras se esforce e faça de tudo para derrotar um adversário que apesar da mesma origem italiana, não nutre um grama de simpatia pelo Verdão, que vença o jogo, que melhore sua posição na tabela e arrecade um premio maior na hora da classificação final.

Não bastassem as tradicionais  rivalidade e hostilidade que o Cruzeiro, muito mais que o Galo, (este uma espécie de Vasco, time irmão) cultua, cultiva e sempre impôs ao Palmeiras e à Leal torcida, uma vitória sobre os estrelados daria muito mais ânimo e moral ao time palmeirense, para os dois confrontos decisivos da CdB.

Hoje permanecerei com o meu televisor desligado em relação a programas esportivos e o farei até sábado na hora de Cruzeiro x Palmeiras. 

A festa descomunal que a imprensa paulistana iniciou há uma semana para comemorar o título dos côrnintianus chega, entre hoje e domingo, ao ápice, ao seu auge, ao seu paroxismo e, como sempre, será a comemoração da mentira, da vassalagem, da submissão, da covardia e da falta total e absoluta de caráter.

Que cronista (não excluo ninguém) terá a coragem e força moral suficiente para investigar, repetir e repercutir o que disse Levir Culpi na transição do primeiro para o segundo turno, quando recrudesceu a bandalheira e multiplicaram-se os favorecimentos aos curicas, e ele declarou que o campeonato estava manchado?

Qual deles terá peito ou topete para denunciar em rádio, jornal, revista, internet ou televisão os quinze pontos doados gratuitamente aos côrnintianus que lhes garantiram o título?

Quem se atreverá a apontar tantos outros propositadamente surrupiados dos times que concorriam diretamente com os curicanos?

Se não o fizeram à época, porque iriam fazê-lo a esta altura, preocupados que estão alçar aos pináculos da glória um time mediano que, mesmo ajudado, foi desclassificado na Libertadores pelo Guarani do Paraguai e na Copa do Brasil pelo Santos, para o qual perdeu na Vila por 2 x 0 e em casa por 1 x 2?

Quem da imprensa, finalmente, terá culhões e ousará denunciar as ajudas por eles recebidas, a fim de que ganhassem um título de importância, da parte das instituições mantenedoras do futebol, dos árbitros, do governo "popululista" e ladravaz que infelicita o nosso povo e da maior rede televisiva do país?

Se eles não tem coragem para o fazer, acabo de fazê-lo!

COMENTE COMENTE COMENTE