Observatório Alviverde

12/08/2020

FLUMINENSE 1X1 PALMEIRAS! LUXEMBURGO PRECISA PARAR DE FAZER MÉDIA E DE INVENTAR ESCALAÇÕES! BASTA O TRIVIAL!

 

 O PRIMEIRO TEMPO de FLU 1 X 1 PALMEIRAS

(escrito no intervalo do jogo)

O Palmeiras não pode entrar para disputar o Brasileiro como se fosse um Paulistinha, muito mal escalado, com um time tão modesto e tão desfigurado. 

Essa história de melhor elenco é conversa mole pra Luxemburgo dormir. Ficou provado outra vez!  

Infelizmente Luxa sempre teve e mantém esse defeito de querer, em hora impropria, prestigiar o seu "INSS". 

Se alguém for entrevistá-lo e cobrar ele alega que havia necessidade de o time entrar "assim ou assado", de mão solta ou amarrado e "coisa e loisa", mas não vai reconhecer nunca que faltaram-lhe visão e profissionalismo.

É faz uso de tudo o que é balela para justificar o aproveitamento dos reservas no time principal sem  irritar os titulares. 

O nome disso na linguagem do boleiro é "fazeção de média" que eu prefiro chamar de "fazeção de merda"!  

A grande verdade é que o Palmeiras e seu técnico tinham de encarar com mais responsabilidade e profissionalismo o Campeonato Brasileiro que, além da própria importância de que se reveste, é o principal passaporte para campeonatos internacionais de muito maior importância e relevância, a Libertadores, inclusive.
 
 Em relação ao primeiro tempo contra o Flu, constatei que o Verdão jogou com tranquilidade, sempre esteve melhor em campo e foi sempre superior ao adversário, mas apenas enquanto o rival jogou com dez jogadores, desfalcado pela presença do veterano Fred. Foi só Fred se contundir e deixar o campo aos 33 do 1º tempo e o Flu tomou conta do jogo. Eu imaginava que viesse acontecer. Aconteceu!
  

A tática defensivista usada hoje por Luxa, certamente inspirada no Curica, além de demodê e ultrapassada, não permitiu que o Palmeiras mostrasse aquilo que tem de melhor, o toque de bola envolvente, as triangulações, o trabalho dos laterais e as tabelinhas progressivas que levam perigo ao gol adversário.

Será que ele desconhece que quanto mais se repete a escalação de um time mais entrosado ele se torna? 

Sei que ele sabe mas também sei que, para ele, é melhor ficar bem com todo mundo, ainda que ponha em risco e que perca a liderança do Campeonato! Visão equivocada, claro"
  

Espero que para a etapa complementar, Luxa, com a perspectiva que tem de poder empreender muitas alterações, retorne imediatamente ao sistema de jogo a que o time está acostumado fazendo uso de Patrik, Ramirez e Willian que estão no banco, a fim de que o time possa encorpar e mostrar a sua força se impor no jogo e ganhar os três pontos.
 
 Neste primeiro tempo, em meu entendimento, o pior em campo entre os palmeirenses, foi -disparadamente- o técnico Wanderley Luxemburgo.
 
 O SEGUNDO TEMPO  (escrito após o jogo)

 Luxa continuou sendo o pior em campo ainda por mais quinze minutos por manter em campo, imutável, um time que fora completamente dominado pelo adversário na etapa anterior e pelo que demonstrara então, não tinha a menor condição para reagir.

Só depois de largos e longos quinze minutos de exposição ruim de suas linhas foi que se dispôs a mexer no time fazendo entrar de uma vez três jogadores, dois dos quais deveriam ter entrado de cara.

Willian, que entrou no lugar de Veiga e Patrick que substituiu Rôni, titulares que são e  pelo que representam no elenco, deveriam ter  iniciado como titulares. Quem quer ganhar um jogo não pode prescindir dessas duas peças, fundamentais em qualquer esquema tático que o Palmeiras adote.

A entrada de Lucas Lima no lugar de Gabriel Menino foi uma falha grotesca de Luxemburgo subtraindo do jogo um atleta de força física e empenho muito superiores ao meia que veio do Santos .

Apesar do erro da alteração temos de reconhecer -outra vez- o esforço de LL e do jeito dele, com lentidão mas com insistência e perseverança, durante o tempo em que ficou em campo!

Ontem LL correu e não se fez ausente do jogo, com direito até a algo que poucas vezes fez com a camisa palmeirense, isto é,  uma assistência fenomenal a Luiz Adriano que conseguiu desperdiçar, mesmo estando face a face com Muriel, aos 44 minutos  do 2º tempo e que poderia ter levado o Verdão à vitória. 

Luxa mexeu novamente no time por volta dos 30 minutos, fazendo entrar Scarpa no lugar de Raphael e Ramirez no lugar de Bruno Henrique, boas alterações no contexto da péssima noite de Luxa. 

Com a maioria dos seus melhores jogadores em campo, o Palmeiras impôs seu jogo de toques, embora improdutivo e desprovido de objetividade final.

Pode-se dizer então que apesar do domínio territorial o Palmeiras teve um arremate "busca gol" apenas aos 27 minutos quando Patrick recebeu de Lucas Lima e foi prensado na hora H.

 Desfrutou de outra chance não tão clara aos 35 com Scarpa após passe de Marcos Rocha e, posteriormente, do lance ao qual já aludi da maior chance de gol de todo jogo, aquela, repito,  desperdiçada por Luiz Adriano.

Não tivesse Luxa ontem "mudado de profissão" indo de treinador para inventor e não tivesse, também, mudado de nome, passando a chamar-se Wanderley dos Santos Dumont" e o Palmeiras voltaria do Rio com os três pontos na bagagem!

De minha parte vou relacionar apenas os melhores do Palmeiras, deixando o restante da análise para vocês que prestigiam o nosso Observatório Alviverde.

O destaque entre todos os medianos que o Palmeiras apresentou contra o Flu foi Luiz Adriano, mas  apenas pelo gol. Trata-se de um jogador para o qual tem de ser armado um esquema especial. Se não for assim, será desperdiçado! 

Marcos Rocha foi, outra vez, muito regular.  Vitor Hugo não comprometeu e Viña apesar do erro antes do gol ao tentar erradamente antecipar-se a Evanilson, reabilitou-se jogando com raça, aplicação, dedicação e seriedade. Menino saiu quando quem deveria ter saído era Bruno Henrique. A entrada de Patrik deu alma ao time do Palmeiras a partir de sua entrada no campo de jogo. 

Ah, para que não digam que não falei de flores registro a razoável performance de Lucas Lima, mas muito longe, ainda, das reais necessidades do Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE

 Para quem deseja conferir os dados técnicos:

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 1 x 1 PALMEIRAS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12/08/2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

GOLS:
FLUMINENSE: Evanilson, aos 38 minutos do 1º Tempo
PALMEIRAS: Luiz Adriano, aos 14 minutos do 1º Tempo

FLUMINENSE: Muriel; Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Dodi, Yago (Ganso) e Michel Araújo; Nenê (Luiz Henrique), Evanilson (Wellington Silva) e Fred (Marcos Paulo)
Técnico: Odair Hellmann

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Matias Viña; Bruno Henrique (Ramires), Gabriel Menino (Patrick de Paula) e Raphael Veiga (Lucas Lima); Zé Rafael (Gustavo Scarpa), Rony (Willian) e Luiz Adriano
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos: Fred, Evanilson e Wellington Silva (FLU); Luan, Rony e Gustavo Scarpa (PAL)
   

-------------------------------------------------------

 


 

CUIDADO PALMEIRAS! CAMPEÕES COSTUMAM PERDER O JOGO SEGUINTE À COMEMORAÇÃO!

 

O jogo inicial do Verdão, que seria contra o Vasco, foi adiado  Em razão disso o Palmeiras estará estreiando hoje no Brasileirão/20 jogando contra o FLU.

O Fluminense fez seu "debut" em Porto Alegre e perdeu para o Gremio por 1 x 0. 

FLU X VERDÃO terá como palco o Maracanã, outra uma vez vazio e sem a presença de torcida por conta da profilaxia contra o Corona Virus e a Covid. 

As transmissões de TV (lamentavelmente) continurão via canal pago Première para todo o país e pela Globo paulista para o estado de São Paulo. 

O Palmeiras, em relação ao time campeão paulista, não terá em campo só o goleiro Weverton e o versátil Felipe Melo, líder da equipe. 

Weverton está sendo poupado e será substituído por Jailson. Felipe Melo está tratando de uma lesão na coxa esquerda e Luan deve voltar à zaga, indo Ramirez para a volância. 

Luan Silva e Veron, recuperados, já estão treinando mas sob observação. Tudo indica que possam estar à disposição de Luxa na 3ª rodada contra o Goiás, 

Antes dos dados técnicos do jogo, deixe-me dizer que o FLU não terá Digão, Hudson, Matheus Ferraz e Yuri, todos com problemas musculares, e Frazan que se recupera de uma cirurgia do joelho. 

O mais provável time do tricolor carioca para hoje à noite: 

Muriel, Igor Júlião, Lucas Claro, Nino e Egídio. Dodi, Yago Felipe, Michel Araújo e Nenê. Evanilson e Fred. 

Técnico: Odair Hellman 

A árbitragem será toda catarinense: Rafael Traci, os bandeiras, Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro No VAR, Rodrigo D'Alonso Ferreira. 

O possível time do Palmeiras: 

Jailson, Marcos Rocha, Luan, Gomez e Viña. Patrick de Paula, Gabriel Menino Ramirez e Zé Rafael. Willian e Luiz Adriano. 

 Ressalvadas as ausências de Weverton e Felipe Melo, você considera este o time ideal para esta noite? Ou promoveria alterações? 

Dizem por aí que todo o time que comemora um título costuma perder o jogo seguinte. Pode acontecer com o Palmeiras? 

COMENTE COMENTE COMENTE

HOJE TEM FLU X VERDÃO! PALMEIRAS QUE SE CUIDE PORQUE TIMES CAMPEÕES COSTUMAM PERDER O JOGO SEGUINTE À COMEMORAÇÃO!

Flu e Palmeiras jogam hoje, no Rio, mas só o Palmeiras estréia no Brasileirão, já na segunda rodada da competição. O jogo inicial do Verdão, que seria contra o Vasco, foi adiado O Fluminense fez seu "debut" em Porto Alegre e perdeu para o Gremio por 1 x 0. FLU X VERDÃO terá como palco o Maracanã, outra uma vez vazIo e sem a presença de torcida por conta da profilaxia contra o Corona Virus e a Covid. As transmissões de TV (lamentavelmente) serão do canal pago Premiere para todo o país e da Globo paulista para o estado de São Paulo. O Palmeiras, em relação ao time campeão paulista, não terá em campo só o goleiro Weverton e o versátil Felipe Melo, líder da equipe. Weverton está sendo poupado e será substituído por Jailson. Felipe Melo está tratando de uma lesão na coxa esquerda e Luan deve voltar à zaga, indo Ramirez para a volancia. Luan Silva e Veron já estão treinando mas sob observação. Tudo indica que possam estar à disposição de Luxa na 3ª rodada contra o Goiás, Antes dos dados técnicos do jogo, deixe-me dizer que o FLU não terá Digão, Hudson, Matheus Ferraz e Yuri, todos com problemas musculares, mais Frazan que se recupera de uma cirurgia do joelho. O mais provável time do tricolor carioca para hoje à noite: Muriel, Igor Júlião, Lucas Claro, Nino e Egídio. Dodi, Yago Felipe, Michel Araújo e Nenê. Evanilson e Fred. Técnico: Odair Hellman A árbitragem será toda catarinense: Rafael Traci, os bandeiras, Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro e, no VAR, Rodrigo D'Alonso Ferreira. O possível time do Palmeiras: Jailson, Marcos Rocha, Luan, Gomez e Viña. Patrick de Paula, Gabriel Menino Ramirez e Zé Rafael. Willian e Luiz Adriano. Ressalvadas as ausências de Weverton e Felipe Melo, você considera este o time ideal para esta noite? Ou promoveria alterações? Dizem por aí que todo o time que comemora um título costuma perder o jogo seguinte. Pode acontecer com o Palmeiras? COMENTE COMENTE COMENTE