Observatório Alviverde

22/09/2015

MATTOS QUEBROU O SILÊNCIO NA HORA CERTA!


Image result for quebrando o silêncio


Até antes do jogo contra o Grêmio, o diretor de futebol do Palmeiras manteve-se calado, como que se estivesse alheio a tudo o que acontecia em relação ao time.

Era uma postura equivocada, sobretudo porque a parte facciosa da mídia (é notório) trabalhava como se estivesse orientada, visando a prejudicar o time.

Essa circunstância exigia do diretor de futebol de um clube do tamanho, da grandeza e da responsabilidade do Palmeiras, posicionamentos firmes no sentido de desmentir o noticiário tendencioso, distorcido e desonesto e, na medida do possível, recompor a verdade.

Nesse aspecto o Palmeiras tradicionalmente (esta gestão não é a exceção) tem pecado pela omissão oral dos homens do depto de futebol.

No caso específico de Mattos, num momento inicial, ele deve ter  imaginado ser, São Paulo, "midiaticamente", semelhante a Minas Gerais, conquanto a diferença é brutal.

Fique claro, antes de tudo, que não estou fazendo ironia e nem me refiro ao tamanho do mercado. 

Em Minas, de onde proveio Mattos, coincidentemente onde moro, em termos de mídia, há uma única emissora de rádio que viaja por conta dos clubes e, por interesses comerciais, faz o jogo de bastidores dos três times, com uma certa tendência atleticana.

Há, também, apenas três jornais diários (todos em dificuldades, cujos esportes são tocados por focas e iniciantes) e os programas de TV realizados em rede nacional, com um ou outro em TV alternativa, sendo, mínima, portanto, a cor local.

Não houvesse o coveiro do futebol brasileiro Juca e assemelhados ( os 7 x 1 tem de ser posto na conta deles) e os mercados de Ribeirão, Campinas, Rio Preto, Prudente e outros seriam, senão maiores, mas do mesmo tamanho do limitado mercado midiático de BH, mas isto é apenas uma ilação.

Tudo é dito a fim de que Mattos tome conhecimento (tenho certeza de que já tomou) de que a mídia paulistana, gigantesca tanto e quanto o tamanho e influência da cidade, não pode ser domada, calculada, dimensionada, avaliada ou em até certos casos, dirigida como a de outras capitais.

Em razão disso torna-se necessário que o Palmeiras tenha um "departamento de desmentidos", para que o clube possa reagir às notícias falsas e tendenciosas plantadas com intuito destrutivo pela parcela facciosa da mídia, justamente aquela de maior influência hoje em dia: da televisão.

Não, não há necessidade de brigar com ninguém, de agredir ninguém, mas, simplesmente, de desmentir o noticiário tendencioso, a fim de pacificar os ânimos e tranquilizar o ambiente do grupo de jogadores.

Em razão disso e na falta de um porta-voz (esse tipo de profissional faz muita falta ao Palmeiras) Mattos e Cícero precisam tomar as iniciativas, vir a público e, sempre que necessário, colocar os pingos nos "i"(s).

Esta semana fiquei muito satisfeito com Mattos, por ter, ele, rompido o silêncio oficial e desmentido, categoricamente, as ilações mentirosas da parte fanática e facciosa da mídia acerca de contratações e até de uma lista de dispensas, anunciada, quem não sabe, de tumultuar o ambiente, com o objetivo único de prejudicar o caminho do Palmeiras em direção à Libertadores.

Cadê, eu pergunto, a lista jogadores que interessa ao Curica, aos Bambis e ao Santos? Onde estão as listas de dispensas dessas equipes? 

Se existem, não foram divulgadas e nem serão, ao menos antes da hora, para que os jogadores dessas equipes possam ter tranquilidade e render o máximo nesta fase de afunilamento da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Em relação ao Palmeiras, a criatividade destrutiva dos "anti" chegou ao ponto de incluir até o impossível Ibrahimovic.

Além dele, já existe, outra relação de cinco atacantes que estariam em negociações com o Verdão com outro jogador de  nível internacional Hulk, da Seleção Brasileira.

Além de Hulck a mídia já coloca no Palmeiras:
1) Barcos (ex-Verdão),
2) Henrique do Coritiba (ex Sport Bahia e Botafogo), 
3) Guilherme Queiroz (artilheiro da Portuguesa na série C) 
4) Luis Fabiano 

E o fazem mesmo sabendo, perfeitamente, que ao menos neste momento, a contratação de atacantes não é uma prioridade.  

Eles querem, mesmo, é ver o circo verde pegar fogo.

O que dissemos serve também para muitos garotões e gente imatura da torcida, que ficam repercutindo essas notícias inverossímeis...

Com isso, estão ajudando a mídia anti-palmeirense a ter êxito em seu trabalho de disseminar a intranquilidade e a incerteza sobre o elenco do Verdão.

A manifestação de Mattos a respeito disso foi perfeita e cirúrgica quando ele disse que quase a totalidade do elenco será aproveitada em 2016. 

Mattos é bom de entrevista! Já que o Palmeiras não tem porta-voz, ele e Cícero deveriam falar mais à mídia e à torcida, a fim de esclarecer a torcida, sempre que possível, e, sobretudo, para dar tranquilidade aos jogadores. 

Como ninguém consegue agradar a todo mundo, houve quem dissesse que Mattos errou ao afirmar que "a quase totalidade do elenco" seria aproveitada e que muitos não iriam se sentir seguros.

Ao dizer que "a quase totalidade do grupo será mantida", além de falar a  verdade, Mattos passa aos jogadores uma motivação extra, a fim de que aqueles que querem ficar para 2016 deem tudo de si pela titularidade e pelas vitórias. 

EU ACREDITO NO VERDÃO E NA QUEBRA DO TABU! 

O PALMEIRAS TEM MUITO MAIS TIME DO QUE O INTERNACIONAL!


COMENTE COMENTE COMENTE