Observatório Alviverde

01/06/2014

FINALMENTE O PALMEIRAS (CONTRA O GRÊMIO) NA TV ABERTA, EM CIRCUITO NACIONAL!

 
Felipe Menezes sai da cerca e vira titular absoluto!

Cumpridas oito rodadas do Brasileirão, iniciada a nona,  verifica-se, claramente, que, ao menos em termos de Palmeiras, está dando a lógica neste campeonato.

Por que?

Simplesmente porque a posição do Palmeiras é intermediária com 12 pontos em 8 jogos, decorrentes de quatro vitórias e quatro derrotas, sem nenhum empate.

Foram 8 gols marcados e 10 sofridos, saldo negativo e dois gols e 50% de aproveitamento.

Os números, por si mesmos, estampam, visivelmente, o desequilíbrio de uma equipe mediana que visitou quatro vezes e recebeu os concorrentes, também por quatro vezes e que cumprirá logo mais em Caxias, a sua quinta apresentação fora de casa.

Em casa o Palmeiras perdeu para o Flu, 0 x 1, venceu  Goiás 2 x 0, 
derrotou o Figueirense, 1 x 0 e perdeu para o Botafogo, 0 x 2.

Foram 4 jogos com 2 vitórias e duas derrotas, 3 gols pró e 3 contra, sem saldo, nem deficit.

Fora de casa, também em 4 jogos, o Palmeiras venceu o Criciúma,  2 x 1, para o Fla, 2 x 4, impôs-se ao Vitória em Salvador, 1 x 0 e perdeu para a Chapecoense 0 x 2.

Fora de casa, 2 vitórias e 2 derrotas, com 5 gols assinalados e 7 sofridos, apresentando o déficit de um gol.

Os números explicam, sem qualquer mistério a condição de time mediano, ostentada pelo Palmeiras até a rodada de hoje, quando o Verdão volta a ser visitante e vai a Caxias do Sul enfrentar o Grêmio, cuja campanha é levemente melhor que a do Verdão.

Em 8 rodadas o time gaúcho tem um aproveitamento baixo em relação ao seu grande investimento salarial de 58 por cento, com uma campanha de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 7 gols marcados, 5 sofridos e um saldo positivo de 2 gols.

Se for feita uma comparação de campanhas, verificar-se-a que a diferença entre Palmeiras e Grêmio está no fato de o Grêmio ter uma defesa um pouco melhor e um time mais bem ajustado.

Mas, se uma palavra pode ser utilizada na analogia que se queira estabelecer em relação às campanhas, terá de ser equilíbrio!

O Grêmio, hoje, tem a vantagem de jogar em casa, e o Palmeiras, ainda sem sua melhor formação e completamente remendado, não!

Não quero nem abordar as ausências e consequências de Prass, Bruno César, Valdívia e Leandro estarem fora do time, por contusão ou por seleção!

Refiro-me, especificamente, a ausência de Wesley pelo terceiro cartão amarelo, ele que, na ausência de Valdívia, tem sido o principal articulador palmeirense.

É através de Wesley e de seus pés que nascem todas as jogadas ofensivas do Palmeiras, o que, em sí, ao menos em meu entendimento, é um erro crasso, pois qualquer time que jogue na dependência de um único jogador, acaba se tornando uma presa fácil dos adversários!

Com  a ausência de Wesley e a contusão de Mendieta, não se sabe a quem vai tocar estabelecer o chamado passe final, justamente aquele de que estamos mais carentes para chegar ao gol adversário, em função da falta de um talento e das múltiplas alternativas (todas elas duvidosas) a que pode recorrer Alberto Valentim em sua derradeira figuração como técnico interino!

Teoricamente esse papel de garçom caberá ao limitado Felipe Menezes cuja escalação já está (como sempre) anunciada e garantida.

Menezes, em meu entendimento, deve ser o que se chamava, antigamente, de "leão de treino", isto é jogador que arrebenta nos treinamentos e que nunca dá no couro quando veste a camisa do time principal e entra em campo.

Alguns sites palmeirenses anunciam que Wellington pode voltar à zaga, com a passagem de Marcelo Oliveira para o meio de campo.

Em meu entendimento seria uma ótima alternativa, não, apenas pelo fato dele ser canhoto, como por ter experiência, personalidade e condições de, além de cobrir a lateral esquerda, avançar, lançar, municiar e, até, tentar o gol. 

É bom que lembremos,  sempre. que Oliveira é meio-campista por origem e que, apenas, quebra o galho como zagueiro.

Há que se considerar, também, a hipótese de Bruninho entrar em campo, embora, em meu entendimento, essa não seja, ainda, a melhor alternativa pois falta rodagem ao garoto, que pode, perfeitamente, ser aproveitado durante o transcorrer do jogo.

Finalmente, existe a perspectiva do aproveitamento de Josimar, que, ao menos até hoje, pouco ou nada rendeu com a camisa do Palmeiras.

Provável time para hoje: Fábio, Wendel, Lúcio, Oliveira (Wellington) e Willam Matheus. Renato, (Josimar) (Bruninho) (Marcelo Oliveira), Felipe Menezes e Marquinhos Gabriel. Diogo e Henrique.

O que se nota, nessa formação, é que, qualquer que seja a alternativa adotada, o Palmeiras será um time que, muito mais, vai se defender e, muito menos, atacar.

A não ser que haja uma mudança de atitude e o time assuma uma atitude taticamente mais agressiva, prevejo um jogo pegado, fechado e pesado em que 1 ou 2 x 0 representará uma goleada, até porque o Grêmio de Barcos, em matéria de ataque está conseguindo ser pior do que o Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE

Este é o primeiro jogo do Palmeiras que a Globo (A Band, também) vai passar em circuito aberto para todo o Brasil. O jogo anterior passou, apenas, em São Paulo, sudeste e sul. Já não era sem tempo!

Só espero que, como se trata de um jogo de dois grandes em posição mediana, sem tanta importância na ponta da tabela, (simplesmente o fechamento provisório do Brasileiro para a Copa) que a Globo venha a trazer hipotéticos números para a justificação,  da futura da ausência do Palmeiras na TV aberta.

Com mais tempo e espaço, voltaremos à abordagem do assunto durante a Copa (AD)