Observatório Alviverde

28/05/2016

A RGT GARANTE QUE NÃO TEM NADA CONTRA O PALMEIRAS. IMAGINEM SE TIVESSE...


BOLA MURCHA E FURADA!
Resultado de imagem para palmeiras inocente
São assim os bastidores do Palmeiras!


Não vou criticar a mídia pelo zelo em divulgar o episódio dos pontos eletrônicos verificado no jogo Palmeiras x Flu, posto que se trata de uma irregularidade e -reconheçamos- toda a irregularidade tem de ser combatida.

É dever da imprensa denunciar ilicitudes e propugnar por um futebol limpo, escorreito e provido de "fair-play", mas é pertinente que se diga o quanto também seria ético se, em consonância com a sua condição de "quarto- poder", ela agisse da mesma forma em relação a  t-o-d-o-s  os clubes e, igualmente, em outros segmentos, mormente na política.

Porém, lamentavelmente -ressalvados alguns profissionais-, a mídia só adota como prioridade a cobrança da ética e dos bons costumes quando os fatos desfavorecem seus desafetos (o Palmeiras é o maior deles) ou favorecem os seus ungidos (os bambis e os curicas).

O lance do ponto eletrônico, detonado 4ª feira no Allianz, caracteriza e materializa, perfeitamente, exatamente, tudo o que estamos dizendo. 

Por sua pequena (quase irrelevante) importância, o episódio já deveria ter sido superado, encaminhado para as providências judiciais cabíveis e, com a sequencia natural do noticiário, transitado para as prateleiras senão do ostracismo mas da menor importância... 

E no entanto continua sendo usado com exagero, extravagância e amplo maquiavelismo pela mídia gambambi às vésperas do "choque-rei", certamente com o propósito de  desestabilizar Cuca e todo o elenco do Verdão.

Como eu sei, você sabe e todos sabem, a "tchurma da mídia", muito mais que nós, tem plena consciência de que o técnico palmeirense é um ser extremamente emocional e que nos momentos de crise não dispõe da prerrogativa do autocontrole. 

Seu comportamento, ontem, na coletiva, denunciado por suas respostas iradas, revoltadas e ambíguas, são o sinal mais revelador da deficiência comportamental de Cuca, que a mídia inimiga já começou  a explorar objetivando retirar a tranquilidade do elenco alviverde, por sinal, uma de suas maiores e melhores armas até agora neste Brasileirão.

Em relação ao que foi dito, todas as críticas -havemos de convir- não podem ser direcionadas exclusivamente à RGT ou à mídia, por terem focado o irmão de Cuca, o auxiliar Valentim, o médico palmeirense, o massagista ou qualquer outro componente do banco usando, portando, segurando ou mostrando o ponto eletrônico. Do ponto de vista ético-jornalístico, mais do que perfeitamente compreensível é até uma obrigação.

As críticas mais fortes terão de ser feitas -sim- ao Palmeiras, aos profissionais em questão (verdadeiros amadores, para que não se diga inocentes úteis), tanto e quanto à Mattos e à diretoria. 

Por quê?

Porque o clube, simplesmente, agiu de forma infantil, bisonha e varzeana, expondo-se estupidamente às câmeras e provocando tudo o que provocou...

Ressalvando -sempre- a ilicitude do ato, fique claro que o Palmeiras se quisesse agir como agiu, poderia ter apresentado mais eficiência na trama.

A começar por usar o estratagema via um discreto gandula que atuasse perto do banco...

Da mesma forma deveria fazer uso de uma outra forma de escuta mais eficiente do que aquela a que lançou mão, a do ponto eletrônico,   aplicável exclusivamente em ambientes menores e fechados, livres de interferências radioelétricas e eletroeletrônicas, recomenda apenas para a curta distância e sujeita a bloqueios e interferências.

É claro que uma crítica maior tem de ser direcionada à famigerada RGT pelo excesso, insistência e recorrência com que apresentou o fato, o que, pelo que se conhece, não ocorreria nunca, jamais e em tempo algum, mormente da mesma forma, se os clubes envolvidos fossem os seus preferidos, Curica ou Bambis. 

Haveria, certamente, a divulgação jornalística, porém com muito comedimento, parcimônia e discrição. Imediatamente após o registro, viriam, como de hábito, o esquecimento e a omissão. 

A RGT, decididamente, exorbitou e extrapolou em sua ação, não apenas no que respeitou à coleta das provas do flagrante erro palmeirense, mas, principalmente, pela disposição incessante de seus profissionais em divulgar o fato muito mais vezes do que eles próprios divulgam os gols subtraídos do Palmeiras ou aqueles irregulares, sofridos pelo Verdão, porém confirmados irregularmente por arbitragens facciosas, incompetentes ou mal-intencionadas.

De vez em quando eu recebo "e-mails" com críticas e reparos de ex-colegas relativos àquilo que chamam de "injustiça" deste bloguista contra a imprensa.

A propugnada "injustiça", garanto, não existe, haja vista que reconheço sempre as exceções e as reservas morais midiáticas que -felizmente- ainda existem no meio, como rosas entre espinhos...

É óbvio que não posso generalizar -não o faço- tanto e quanto, da mesma forma, não posso, em quaisquer circunstâncias, condenar um companheiro que emita sua opinião em conflito com as minhas em um ou outro jogo, em um ou outro lance.

Tenho a consciência tranquila de que acerto nas críticas em mais de 90% dos casos e isso me tranquiliza. Deveras!

Na verdade o torcedor palmeirense de há muito conhece e sabe, perfeitamente, quem e quais são os narradores, comentaristas e repórteres que trabalham com profissionalismo e isenção em seus jogos, ainda que, de vez em quando errem nas análises.

E os conhecem tanto e quanto aqueles outros que torcem, distorcem e trabalham desbragadamente contra deturpando os fatos sempre em prejuízo do Verdão. Mas muito antes que todos soubessem, eu já sabia!

Para que encerremos o assunto, vamos provar, comprovar e ratificar as antiprofissionalíssimas conduta e preferência da maior parte da imprensa paulistana pelos bambis e gambás...

Reparem que, além da insistência midiática contumaz e fortíssima exigindo a punição de Cuca (suspensão de até 6 jogos) o assunto não cessa, não tem um paradeiro, o que certamente só vai acontecer após o técnico palmeirense ser punido.

E, como disse o blogueiro Élcio em sua intervenção de ontem neste mesmo OAV:

" As bibas não ganham da gente há dois anos e o placar agregado está uns 10 a 1. Entretanto a mídia prefere dar muito mais destaque ao fato secundário de que não ganhamos delas no Morumbi, desde 2002".   

É verdade! E e or jornaleiros, digo, os jornalistas, continuam alegando que tratam os dois clubes com ampla e total isonomia. 

Imaginem se não tratassem...

COMENTE COMENTE COMENTE

AGRADECIMENTO
Agradeço a todos os amigos que se solidarizaram conosco após a semana difícil pela qual passamos.
Abs a todos (AD)