Observatório Alviverde

30/01/2014

A PORTUGUESA É CONCORRENTE, O SANTOS É ADVERSÁRIO E O CORINTHIANS, RIVAL MAS O SÃO PAULO É INIMIGO!



 
 PALMEIRAS X PENAPOLENSE

O jogo é hoje, no Pacaembu às 17,30 H, sem TV aberta, só pay-per-view!.

Será a segunda vez que o Palmeiras enfrentará o respeitável time interiorano que, ano passado, derrotou o Verdão em pleno Pacaembu por 3 x 2.

Confesso-lhes, porém que pensei quase nada do jogo desta noite, de olho na saída e Henrique, na perspectiva de saída de Wesley, da contratação do garoto Paulo Henrique, na mudança da camisa do centenário ...

Sobretudo, fiquei fazendo conjecturas a respeito do "choque-rei" (Thomás Mazzoni) de domingo em que enfrentaremos o nosso maior inimigo, o São Paulo FC.

Inimigo?

Sim, muito inimigo!

Ciente e consciente de que jamais ocupará o lugar do CU-rintia, há anos que os bambis fazem de tudo para desconstruir e tomar o lugar do Palmeiras, engendrando todo o tipo de sacanagens, dentro e fora de campo.

Basta dizer que a maior porte dos prejuízos extra-campo e os maiores roubos que o Palmeiras sofreu nos gramados, desde que me entendo por torcedor foram em stuações de bastidores e em jogos contra os bambis.

Como se isso não bastasse, persegue-nos, quando enfrentamos os bambis, um estigma, uma "inhaca" e  
uma falta de sorte que deve ter inspirado Walt Disney a contar as histórias atrapalhadas e azíagas de Pato Donald

Não é por mero acaso ou coincidência que o SPFC, entre os grandes paulistas,  é o único clube que tem mais vitórias -poucas- sobre o Palmeiras no retrospecto histórico.

Por isso, na estratificação da importância dos clássicos, a Portuguesa é concorrentel, o Santos é adversário, concorrente, o CU-rintia, rival, e o São Paulo é inimigo (AD).

Sobre o jogo de hoje contra a Penapolense, relatar o que?

Que nosso goleiro, a partir de hoje, é, também, o nosso capitão! (justo e merecido)

Wendel é o lateral por amplos méritos, mas será complicado para ele continuar como titular!

Lúcio dispensa -por enquanto- a braçadeira e a camisa número 3 que era de Henrique, mas vai lutar por tudo isso  (Anotem: Lúcio, em breve, será o capitão)

Wellington, por enquanto, será o substituto de Henrique, mas Kleina, certamente, quer alguém mais experiente para ocupar a importantíssima posição de beque interior, esquerdo.

Wellington só atuou 6 vezes no time principal e vai ter que lutar muito por um lugar ao sol.

Juninho, excelente no apoio, discretíssimo na marcação, tem jogado bem e feito gols.

Ele está motivadíssimo e vem jogando com entusiasmo e eficiência, principalmente agora que vislumbra muitas sombras ao seu redor.

Marcelo Oliveira -por incrível que pareça- ainda contestado, é, hoje, o jogador, taticamente, mais importante do time do Palmeiras.

Marcelo vem jogando com raça, seriedade, empenho e determinação, mas advirto que um jogador assim, que joga mais para o time, normalmente é incompreendido pela torcida ao menor erro. Espero que ele não seja o "cristo" de plantão e a próxima vítima dos manchados!

Wesley vem jogando muito e se sair, num primeiro momento, fará muita falta. O Palmeiras tem de acertar os ponteiros com ele de uma forma pacífica, mas se ele insistir em uma demanda judicial, tem de pegar o caminho da roça.

Com a nova política de contratações, restrita à aquisição de jovens, o Palmeiras, esquecendo veteranos impotentes, tem condições de buscar no mercado brasileiro alguém que substitua Wesley até com vantagem.

A torcida e que tem de tomar tento e juízo e parar de criticar os jogadores sem nome e sem marketing, porém de muito futuro que o Palmeiras está contratando atualmente.

Não existe outra saída se o Palmeiras quiser voltar a ocupar o lugar que, por méritos e tradição, já ocupou no cenário esportivo brasileiro.

Lembrem-se, todos, que TODAS as experiências com veteranos ou com jogadores e técnicos caros feitas pelo Palmeiras redundaram, sempre, em fracassos.

Mazinho precisa parar de dar uma de jogador de tênis e de querer resolver tudo sozinho. Com a chegada de Bruno César, creio que ele vai esquentar o banco, a não ser que comece a jogar de forma mais solidária, não solitária como vem fazendo.

Valdívia está cotado para entrar de cara, mas, repito, sinceramente, não o faria. Além de preservar o Mago para o "choque-rei", creio que ele renderia muito mais e seria mais decisivo caso entrasse em campo após o adversário estar cansado.

Quanto a Kardec e Leandro, competentíssimos, vão depender, fundamentalmente, dos armadores.


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X PENAPOLENSE
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 19h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Alexandre Basilio Vasconcellos
Palmeiras: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Wellington e Juninho; Marcelo Oliveira e Wesley; Mazinho, Valdivia e Leandro; Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.
Penapolense: Samuel; Rodnei, Jaílton, Gualberto e Rodrigo Biro; Liel, Petros (Fernando), Washington e Guaru; Fio (Fernando) e Alexandro Créu. Técnico:Narciso

Na TV em pay-per-view!

@@@@@@@@@@

Apesar da importância do Palmeiras x Penapolense, estou pensando, muito  mais, no clássico de domingo!

Hoje, se ocorrer uma derrota, não doerá tanto quanto perder o clássico para os bambis, que, de há muito, andam atravessados em nossas gargantas!

Espero, porém, que os jogadores palmeirenses estejam, antes de pensar no clássico, pensando, antes, no jogo desta noite contra a Penapolense, dificílimo, por sinal!.


COMENTE COMENTE COMENTE