Observatório Alviverde

01/09/2017

CUCA, PALMEIRAS E A LEI DO MENOR ESFORÇO!



O amigo Nehemias, decano deste blog, acertou na mosca em sua observação crítica sobre o time do Palmeiras em decorrência da realização de um dispensável jogo-treino contra o Red Bull, anunciado pelo Verde Insuperável.

1) VERDE INSUPERÁVEL disse...
Acabou o jogo treino na Academia: Palmeiras 1 x 1 Red Bull. Gol de Egídio. Preocupante.
1 de setembro de 2017 17:19
Excluir
Anônimo2) NEI VERDE disse...
Moisés e M.Bastos saíram machucados desse jogo, eu não entendo, quando tem jogos domingo e quarta reclamam, quando não tem marcam amistosos idiotas.
1 de setembro de 2017 17:53
Excluir
AnônimoNey Verde tem toda a razão a propósito desta situação criada pelo próprio Cuca.
 
Um jogo-treino contra times de médio calibre porém muito bons e organizados como o Red-Bull, é sempre carregado de tensão, disputa, rivalidade e exigência, com os jogadores adversários sempre dispostos a mostrar serviço a fim de se credenciar a futuros contratos nas grandes equipes paulistanas, mormente no próprio Palmeiras.
 
É comum, nesses jogos que muitos acreditam ser inofensivos, nos quais os jogadores palmeirenses têm de se esforçar demais para manter a titularidade o status, a fama e até a dignidade, deles se desgastarem acima dos limites e até se contundirem.
 
Esses riscos Cuca correu hoje e, o que é pior, de graça! 
 
Entretanto, quando foi necessário e quando era útil e pra valer agir assim, Cuca, certamente por questões de política interna do elenco, não teve suficientes peito e coragem para fazê-lo.
 
De fato, falou-se tanto este ano, principalmente antes de importantes jogos do Brasileiro e da Copa do Brasil, em poupar jogadores fosse por cansaço muscular, cansaço mental, estafa, excesso de jogos, coisa, "loisa", "teretetê", pão duro e caixa de fósforos. Pura bobagem!
 
Fique claro que N-Ã-O, não estamos damos uma de "profetas do acontecido" e oportunisticamente nos aproveitando de uma situação nova ora ocorrida que vem ao encontro de nossa opinião.
 
Como todos os que frequentam este espaço sabem muito bem, sempre fomos e estivemos radicalmente contra a uma imbecilidade denominada "poupar jogadores"! 

Se mal pergunto me desculpem, então quer dizer que gente nova, tratada a pão-de-lo, isto é, atletas que trabalham sob a orientação dos melhores profissionais da educação física, da fisioterapia e da medicina, que ganham rios de dinheiro não têm capacidade suficiente para entrar em campo e atuar duas vezes por semana? Não dá para entender e, muito menos, concordar!

Não fosse esta bobagem que, conforme antecipei, acabou deixando o Palmeiras sem Libertadores, sem Copa do Brasil e sem Brasileirão, o Verdão poderia estar hoje, no mínimo, com 42 pontos, em segundo lugar, lutando pelo título e a apenas oito pontos do Curica.

Isto sem que se considere que o time teria jogado os seus jogos da Copa do Brasil e da Libertadores muito mais coeso, muito mais equilibrado e, enfim, muito mais forte pela manutenção de um time base, muito mais entrosado...
 
Neste 2017 aparentemente perdido, em que só alguns improváveis milagres coincidentes podem reverter a situação e salvar o clube no que tange a uma única conquista, que fique, ao menos a lição:
 
Poupar jogadores, verdadeiro tiro no pé, significa "A Lei do Menor Esforço", para que não se diga, taxativa e diretamente, uma burrice.
 
COMENTE COMENTE COMENTE