Observatório Alviverde

17/08/2012

AS DENÚNCIAS DE GUTEMBERG FONSECA SOBRE A CORRUPÇÃO NO FUTEBOL QUE A IMPRENSA PAULISTANA ESCONDEU EMBAIXO DO TAPETE DA OMISSÃO E DA HIPOCRISIA! ELES PREFEREM DENUNCIAR A BEBEDEIRA DE JOÃO VITOR! QUE MÍDIA!

 

São Paulo, 06 de Janeiro de 2012, Rádio Jovem Pan.

Excluído do quadro de árbitros da Fifa, o carioca Gutemberg de Paula Fonseca, concedeu entrevista à emissora e detonou uma bomba:

“ - Sérgio Corrêa (*)  me disse antes do jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás: ''É jogo do Timão, hein?'' O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado". (*) Então presidente da Comissão Nacional de arbitragem

@@

Gutemberg foi mais além e insinuou a existência  de favorecimentos dentro da Comissão de Arbitragem ao declarar:

“ - Os juízes escalados precisam ligar para o presidente da entidade, Sérgio Corrêa, para "receberem instruções" antes das partidas”.

@@

Depois, bateu em Ricardo Teixeira, à época presidente da CBF. Cobrando transparência, afirmou:

“ - Ricardo Teixeira, é omisso em relação a este caso”.

@@

Ao ser perguntado sobre o porquê de apenas na hora da saída ele fazer as denúncias, o carioca declarou:

“ - Desde 2007 que denuncio irregularidades, mas nunca recebi qualquer resposta nem do presidente nem de ninguém”.

@@

Falou a respeito das irregularidades denunciadas pela mídia sobre alguns companheiros, de sua inclusão indevida nas acusações e na defesa que apresentou com documentos comprobatórios de sua inocência :

“ -  Muitos árbitros foram acusados de superfaturar despesas. Não foi o meu caso. Apresentei documentos para mostrar que eu não estava envolvido da maneira que mostraram, com superfaturamento de passagem, ou restrições. Juntei tudo, após um processo na 32ª DP e informei ao presidente, assinado por ele. Pedi que isso fosse publicado no site da CBF, mas ele ignorou. Nem me respondeu. Era meu primeiro teste da Fifa, passei no teste físico na época. Isso me atrapalhou a conseguir uma vaga na época”.

@@

Sobre o silêncio dos árbitros, declarou:

“ - Quantas vezes vocês da imprensa tentam falar com o árbitro e não conseguem, porque ele pode ser punido. Tive que abrir mão da minha carreira, aos 38 anos, tendo sido considerado o melhor árbitro do Rio, para poder falar o que muitos árbitros gostariam de falar”.

@@

Gutemberg Fonseca garantiu provar a corrupção na arbitragem ao declarar: 

“Tenho um dossiê recheado de documentos e matérias. São 1.100 páginas. Não vou expor a documentação a fundo, porque meu advogado me aconselhou a não fazer isso, pois pode ser uma forma de ajuda-lós a prepararem uma defesa em cima do que for apresentado. Mas estou disposto a mostrar tudo aos tribunais”.

@@

A respeito de corrupção na arbitragem:

“Quando falei sobre corrupção, afirmo que não é só seduzir por dinheiro, mas também por presente. Em 2009, o Sérgio foi acusado de oferecer dinheiro ao Djalma Beltrami. Ele retiraria o escudo da Fifa por um lugar no quadro especial e ficaria apitando até os 46 anos e apitando “bons jogos”. Beltrami confirmou, mas isso foi esquecido”.

@@

Sobre a sua eliminação do quadro da Fifa:

“ - “Não me deram explicação para me tirar da Fifa. Fui tratado como um cachorro. A Fifa tem seu regulamento, cumpri com todos e ele me tirou sem satisfação. Fiquei sabendo em 4 de janeiro, pelo site. Foi mais uma coisa que fez com que essa panela de pressão explodisse. No artigo 11 do regulamento da arbitragem diz que o árbitro para ser tirado do quadro da Fifa precisa que um argumento seja apresentado. E até hoje não sei qual foi”.

@@

Ao encerrar a entrevista, radicalizou e pulverizou Correa ao declarar alto, forte e amplificado para o Brasil inteiro ouvir:

“ - O presidente da Conaf é  mentiroso mariquinha e corrupto  Quero contribuir para que essa sujeirada toda seja lavada".

@@

Coincidência ou não, o CU-ríntia foi campeão nacional, vergonhosamente ajudado pelos árbitros, principalmente em jogos decisivos!

COMENTE COMENTE COMENTE