Observatório Alviverde

01/06/2022

QUEM FOI MAIS PREJUDICADO PELAS CONVOCAÇÕES DAS DATAS-FIFA? O PALMEIRAS OU O ATLÉTICO MINEIRO?

 

Já são quase 20 mil ingressos vendidos para Palmeiras x Atlético Mineiro, de domingo que vem. 

Pode-se dizer sem medo de incorrer em erro que, neste momento, esse é o maior clássico do futebol brasileiro.

Pena que as chamadas"datas Fifa", tenham tirado tantos jogadores de Verdão e Galo (principalmente do Verdão) dos próximos jogos do Brasileirão. 

O Palmeiras já começa sem seu guarda-redes Weverton e sem o volante Danilo que servem a Seleção Brasileira.

Além dos dois, o Palmeiras também cedeu aquele que é, hoje,  seu principal jogador e maior liderança, o central Gustavo Gomez, à Seleção Paraguaia.

Outro beque, Kuscevic, foi chamado para Seleção Chilena que excursiona pela Ásia.

O desfalque no meio de campo foi do jovem volante Atuesta, que embora ainda não tenha "estourado" no Palmeiras, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Colombiana.

Conclui-se, então: "menos mal, o Palmeiras não tenha também cedido à Seleção Uruguaia,o lateral Pequerez, pelo fato dele estar contundido, embora em fase final de recuperação.

Como se percebe nas entrelinhas, o Palmeiras enfrentará o Galo Mineiro com uma defesa totalmente diferente da habitual e, cá entre nós, teoricamente muito mais fraca.

A única notícia favorável é que o zagueiro Luan está de volta após longa recuperação, com boas possibilidades de ser prestigiado e até retornar ao time, em face de uma contusão de Murilo ocorrida no treinamento de ontem.

Só que essa informação -muito mais- me incomoda do que me trás alívio, porque fico muito preocupado com o retorno brusco de um zagueiro completamente sem ritmo de jogo.

Para encerrar quero deixar a você que prestigia este OAV, a análise final dos fatos, embora eu não omita o meu ponto de vista em relação ao jogo. 

Repito e confirmo muita preocupação em relação ao clássico porque "o ponto forte do time do Palmeiras em sido a defesa e o ponto forte do Atlético, o ataque". 

" O Palmeiras vê o seu ponto forte -a defesa- enfraquecer pela ausência de quatro jogadores, enquanto o Atlético, que tem como principal força sua linha atacante só perde dois zagueiros.

Da mesma forma, o Palmeiras, também, joga sem seu melhor jogador de marcação no sistema de meia-cancha, o garoto Danilo e sem uma ter no elenco uma peça de reposição à altura

Pelo fluxo do noticiário  o Verdão será obrigado a substituir três ou quatro peças de sua defesa (até o goleiro) para enfrentar o ataque atleticano...

Aí é que mora o perigo porque, com Hulk, o ataque alvinegro é muito difícil de ser anulado, mesmo que, hoje, esteja ainda longe do ataque avassalador que foi na temporada passada.

O Galo não terá mais -como anunciaram- a ausência de três titulares, todos jogadores da defesa, anunciados como desfalques, mas, apenas, dois. 

Seu zagueiro paraguaio, Alonso, agiu como eu qostaria que Gomez agisse e ele não o fez: "pedir dispensa dos próximos jogos da Seleção Paraguaia, concentrando suas forças exclusivamente no Palmeiras". 

Assim o Galo, domingo que vem, não contará com as presenças de dois jogadores importantes de sua zaga: o lateral esquerdo Arana, que está na Seleção Brasileira, e o zagueiro Diego Godin, requisitado pela Seleção Uruguaia. 

Vejam que o time mineiro terá seu ataque, incólume, com Hulk, sem perder nenhum jogador de sua peça ofensiva, o ponto alto da equipe...

Da mesma forma, o Verdão também não perderá nenhum de seus atacantes e terá força ofensiva máxima contra o alvinegro de BH.

Qual, dos dois times, é aquele que você considera ter sido o mais prejudicado pelas convocações decorrentes das datas/fifa?

Qual deles é favorito do maior clássico da atualidade no futebol brasileiro? 

COMENTE COMENTE COMENTE