Observatório Alviverde

27/10/2022

JÁ CHEGA DE "PRESERVAR" ENDRICK!

Pena que a arbitragem catarinense de Ramon "Abatti Abel" (esse nome me causa calafrios pois, de fato, abateu Abel e o Palmeiras contra o Fla) tenha ajudado tanto o Inter ontem contra o Ceará. 

Não fosse assim e o Palmeiras já teria sido oficializado Campeão do Brasileirão/22.

Menos mal que o Curica, que se afigurava como um adversário mais perigoso, tomou um baile, dançou valsa com o Flu e já está nocauteado, fora da decisão.

Agora, se os juízes não o ajudarem, terá de brigar -muito- para se classificar e ter direto à vaga direta na Libertadores.

Em relação à ajuda  do árbitro ao Inter, ontem, em Porto Alegre quero deixar bem claro que não estou me referindo ao lance do pênalti contra o Ceará, que, de fato aconteceu...

Refiro-me, sim, ao transcorrer do jogo, em que sua senhoria carregou no colo o time gaúcho e mostrou, de forma escancarada, que, nos estádios e na vida já não temos mais os juízes isentos e capacitados de meu tempo. 

Literalmente! No futebol, na política e na vida só temos mesmo simulacros, verdadeiros arremedos de magistrados!

É preciso acabar com isso, sob pena de falirem,  o futebol, as instituições e tudo o que esteja sob a égide dessa gente. O Brasil não aguenta mais. esse tipo de coisas. Está na hora de dar um basta!

Quantas faltas pro Ceará não marcadas ontem em POA, quantas inversões de lances claros sempre em detrimento do time nordestino... 

Quanto prejuízo para um time que luta bravamente pela permanência na Série A? Quanto favorecimento ao time dito mais importante apenas por estar, geograficamente, mais bem localizado.

-------------------------------------------------------

Em relação ao Palmeiras é preciso acabar essa ideia de jerico segundo a qual Endrick tem de ser preservado, coisa e tal, e guardado em uma redoma...

Se, como eu, muitos que escrevem neste espaço e os torcedores com maior visão do jogo e da vida fôssem atendidos, o Verdão estaria nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores.

O Palmeiras ficou como o sujeito que tem a arma certa e ajustada para derrotar o adversário, mas, em vez de utilizá-la prefere apenas lustrar o artefato. 

Irritou-me, profundamente, a utilização de um zagueiro de ofício (Mayke) quando o Palmeiras tinha um atacante de ofício, um dos melhores em atividade no Brasil, que demorou a ser usado.

Não, não venham com essa de alegar que ele é muito novo ou coisa assim. Ronaldo Fenômeno, Robinho, Diego, Edu Manga e tantos outros jogadores iniciaram a carreira profissional com 17 anos ou menos, entrando em campo de maneira devastadora para os adversários.  

O maior de todos os exemplos foi Pelé, Campeão do Mundo na Suécia com 17 anos. 

Ele só entrou em campo vestindo a amarelinha porque os líderes daquela seleção Nilton Santos, Belini e Didi exigiram que o técnico Vicente Feola, que "preservava" o garoto, o colocasse no time para jogar. Nilton Santos contou-me essa história!

Deu no que deu. Brasil Campeão do Mundo pela primeira vez em 1958. Senhores, eu não vi, mas ouvi! O rádio me contou, como me contara 7  anos antes que o Palmeiras era o primeiro campeão do mundo interclubes.

Em relação a Endrick o Palmeiras perdeu a grande chance de antecipar-lhe a consagração, e, concomitantemente, de o time estar nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores, pela incompreensível "paúra" da diretoria, em conveniência com Abel, em queimar o jogador.

Ou vocês acham que com Endrick e sem Mayke teríamos perdido as respectivas classificações da Copa do Brasil para os bambis e da Libertdores para o Athletico paranaense?

Faltou-nos agressividade, força de ataque, jogadores que improvisem, chutem ao gol e tenham mobilidade, coisas que Maike, apesar da versatilidade, do empenho e até de uma boa técnica, jamais vai realizar em campo.

Maike é jogador eficiente para esquemas de jogo, táticas de marcação, para surpreender o adversário e compatível com a qualidade exigida para atuar em um time gigantesco como o Palmeiras.

Só que tem de ser escalado vez por outra  e com muita parcimônia, sem exageros. Nunca para satisfazer o ego do treinador que fica devaneando e imaginando ter descoberto um novo Leivinha.

As escalações teimosas e contínuas de um jogador -reconheço- de boa qualidade, prejudicaram muito o Palmeiras, que perdeu seu poder de fogo ofensivo porquanto, naquela posição, têm de atuar jogadores de excelência e que sejam acima da média. Não é o caso do apenas bom e previsível Maike.

Já que Abel insiste tanto nessa improvisação, faço-lhe uma sugestão. 

Que tal inverter os papeis, recuando Mayke para a asa média direita e adiantar Marcos Rocha, menos marcador e muito mais criativo para desempenhar o papel atual do lateral que veio do Cruzeiro?

COMENTE COMENTE COMENTE

Palmeirense. 

Não vote em quem usa o futebol e interfere no esporte visando a atingir objetivos políticos.

Não permita que seja reeleito, como disse o corintiano Juca, o maior presidente do Corinthians de todos os temos. 

Ou você quer ter o desprazer de ver e viver novamente tudo o que viu da doação de um estádio ao Corinthians construído com o seu dinheiro e esse time, ajudado às escancaras por arbitragens facciosas, ganhando tudo?

E aí, quando você imagina que esse time vai perder, os árbitros anulam gols, assinalam  supostos impedimentos, marcam pênaltis, invertem marcações, expulsam jogadores e encontram pênaltis que só eles próprios enxergaram. 

E, o que é pior, com a conveniência e cumplicidade da maior parte da mídia!

Pense nisso na hora de votar para presidente! (AD)