Observatório Alviverde

04/03/2020

TIGRE 0X2 PALMEIRAS. FOI UMA BOA ESTRÉIA DO VERDÃO NA LIBERTADORES/2020!


 FALANDO SOBRE O JOGO: 

O Palmeiras foi à Argentina e matou o Tigre por 2 x 0, ainda que sem exibir (nem de longe) o futebol dos meus sonhos.

Mas, se isso é verdade, não é menos verdade que o time também não jogou o futebol dos meus pesadelos. 

Em resumo, foi uma apresentação daquelas a que chamamos na gíria da bola de "meia-boca", mas suficiente para proporcionar uma grande largada ao time que Luxa tenta moldar e não consegue, sobretudo pela falta de um meia criativo e eficiente.

Tentando ser maximamente sucinto eu lhes digo que o time do Palmeiras, do ano da graça de 2020,  parece-me pronto apenas do meio de campo para trás.

Da cabeça da grande área para a frente é, muito mais do que desentrosado, uma balbúrdia, uma miscelânea, uma autêntica babel. 

Em meu entendimento há uma grande confusão na cabeça de Luxemburgo que, mesmo com toda a sua vivência, experiência e tantas horas de rodagem e de voo, ele anda perdendo o siso e mais indeciso do que  o Narciso, com as mãos à cabeça pra não perder o juízo!

Sou convicto, porém, que ele conhece a raiz do problema, ligada ao fato de não possuir em seu elenco um camisa dez de ofício mas apenas "quebra-galhos" que estão bem longe da exigência da marca Palmeiras.

Desconfio que, ao assumir o elenco, Luxa tenha dito ao presidente "que não necessitaria contratar um armador pois havia jogadores para o exercício da função dentro do próprio elenco".

Assim como Mano Menezes, também deve ter garantido que recuperaria Lucas Lima e mencionado situações que, ao menos por tudo o que se viu após esse jogador ser contratado, jamais aconteceram.

Todas as experiências realizadas por Luxa, Felipão, Mano e demais antecessores, no sentido de solucionar o grave problema da meia esquerda a partir da recuperação de Lucas Lima,  deram chabu e não redundaram em nada prático para o time.

Eu, particularmente, imaginei que com treinamento e insistência, Dudu poderia transformar-se nesse jogador, mas convenceu-me o meu irmão, com quem falei ontem após o jogo, que seria um desperdício a transferência do principal atacante palmeirense para uma função que ele nunca predispôs-se a exercer.

E foi mais além, afirmando que ele entende que o Palmeiras, ao menos neste momento, não parece preocupado em contratar nenhum atleta para a posição.

Para não dizer que perdi, completamente, a esperança nesse sentido, volto as minhas vistas para Scarpa, que várias vezes funcionou como armador realizando boas partidas.

Diferentemente de quando passou pelo Flu, Scarpa parece não ter dado certo no Palmeiras, onde sempre foi tratado como mais um, sem qualquer deferência especial. Teria sido por isso que a estrela de Scarpa ainda não brilhou em sua passagem pelo Verdão?


Alguém sabe ou pode informar por quê entra jogador sai jogador e Scarpa nunca é escalado? 

Estaria, ele, contundido? Teria se desentendido com Luxa ou com alguém da comissão técnica?

Em relação ao time escalado para começar (ontem) o jogo na Argentina, não há críticas a fazer. 

Com uma ou outra exceção, Luxa escalou os que considerava melhores e acertou:

DEFESA: 
Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gomez e Matias Viña; 
No momento são os cinco melhores com que pode contar o treinador para formar a defesa que, apesar de algumas pequenas falhas, não está levando gols.

MEIO DE CAMPO
Bruno Henrique, Ramires (Luan) e Dudu; 

Bruno Henrique esteve sacrificado para ajudar Gabriel e o Palmeiras perdeu um meio-campista de excelente chegada, com recursos para distribuir o jogo, promover assistências e fazer gols.

Ramires teve altos e baixos decorrentes de estar ainda procurando melhorar fisicamente. Aqui eu discordo de Luxa pois escalaria -de cara- Zé Rafael, de melhor técnica e mais mobilidade.

Dudu: a partir de agora, que volte a atuar pelos lados do campo. Para se dedicar à função de armador precisaria de muito treino e persistência! 

ATAQUE
Rony, Willian (Zé Rafael) e Luiz Adriano (Gabriel Veron)
Tecnicamente todos eles são jogadores acima da média mas como não existe esquema tático definido e nem um meio-campista que arme o time, conclui-se que:

1) Rôny se esforçou, esteve bem, mas poderia render muito mais do que o futebol apenas razoável que apresentou, embora melhor do que no jogo anterior.

2) Luiz Adriano fez o belíssimo gol  de abertura de placar, mostrando visão, categoria e conhecimento da posição, mas mão teve mobilidade e esteve quase sempre muito mal posicionado, escondido atrás dos beques. Com toda a razão, foi substituído por Luxa. Conforme escrevi ontem, apesar de considerá-lo individualmente muito bom jogador em meu time ideal ele ainda ficaria no banco por algum tempo!

3) Gabriel Veron está sendo muito mal lançado no time. Luxa (fez o mesmo com Neymar em seu tempo no Santos) não deu estabilidade ao garoto no time principal ( Veron contava com isso e estava pronto para isso) retirando-lhe um pouco do moral  e muitíssimo da autoconfiança. Será preciso alterar essa política pois, em caso contrário, o Palmeiras vai usar muito pouco do imenso repertório futebolístico desse jogador de tão grande potencial.

4) William, outra vez, mais uma vez deu provas contundentes de que, na atual conjuntura, o ataque do Palmeiras tem de ser formado com ele na condição de titular. Ele e Dudu. Os demais, sim, é que teriam de passar pelo processo de escolha. Foi o melhor em campo ontem contra o Tigre.

Deixo agora os demais aspectos do jogo para serem analisados por vocês...

Eu só quero dizer que a partir do momento em que resolver o problema da armação (dentro ou fora de casa), o Palmeiras terá todas as condições de montar uma equipe altamente competitiva visando as demandas deste insosso (ao menos até agora) ano de 2020!

COMENTE COMENTE COMENTE

AQUI O TIME DO PALMEIRAS QUE CONSIDERO IDEAL E À ALTURA DE PODER ENFRENTAR O FLAMENGO DE IGUAL PARA IGUAL!



Meus amigos

Ontem, 3ª Feira, todos os times brasileiros estrearam bem na Libertadores 2020. 

Digo isto apenas à guisa de informação, pois não consegui torcer por qualquer deles. 

Hoje também não torcerei pelo Fla contra o Júnior em Barranquilla, Colômbia.

O jogo vale pelo GRUPO A.


Tampouco torcerei pelos Bambis, estes no GRUPO D,  contra o Binacional de Juliaca,  Peru.

Os bambis atuarão na inóspita cidade localizada a quase 4 mil metros de altura, uma espécie de teto da América do Sul. Anotem: dificilmente vencerão!

Mas, com absoluta certeza, torcerei pelo Palmeiras que, pelo GRUPO B enfrenta o Tigre logo mais, às 19 H, na Argentina, com transmissão exclusiva da FOX SPORTS.

Aqui a retrospectiva  dos jogos dos demais brasileiros na rodada de ontem:
GRUPO E:
No Beira Rio o Inter fez 3 x 0 na Universidade Católica.

Em Calli, Colômbia, o Grêmio derrotou o América por 2 x 0 .

O Inter lidera o grupo pelo saldo de gols, posto que os dois gaúchos têm 3 pontos. 

GRUPO G
Defensa Y Justicia 1 x 2 Santos, de virada, grande resultado santista na Argentina. 

FALEMOS SOBRE O VERDÃO:

Por tudo o que se captou, interpretou e depreendeu da coletiva de Bruno Henrique, o Palmeiras deve reeditar esta noite a escalação do time que jogou o clássico contra o Santos.

A possível (provável, dizem alguns) volta de Ramirez, se ocorrer, deverá acontecer com a escalação dele no meio de campo. 

Gabriel Menino, enbora adaptado e à base do sacrifício pessoal, até agora não comprometeu (até e pelo contrário, jogou bem) e deve continuar respondendo pela lateral direita alviverde.

Da mesma forma, não há como e nem porquê desfazer uma dupla de zaga que se entrosa mais a cada dia, formada por dois jogadores acima da média geral vigente no futebol brasileiro e da América do Sul: Felipe Melo e Gustavo Gomes.

Na lateral esquerda eu não creio que Viña fique fora, porquanto a sua saída do jogo no clássico contra o Santos, decorreu -muito mais- por cansaço muscular.

No meio de campo, sim, é que pode (deve) ocorrer a alteração mais provável com o retorno do  veterano Ramirez, já em melhores condições físicas, certamente, do que há quinze dias.

Não sei, porém, qual será e como será a dança das peças.

Imagino que o primeiro jogador a perder a titularidade seja Raphael Veiga que, apesar do esforço, do profissionalismo, de seu razoável potencial (ele pode aprender muito com Luxa)  e sobretudo de seu imenso palmeirismo, ainda não me parece apto a ser titular do Verdão.

A partir dessa realidade as alternativas pululam e muitas delas até vão ao encontro da filosofia de jogo a ser adotada por Luxa, isto é, se o time vai ser defensivo, ofensivo ou intermediário.

Para um time defensivo, creio que Ramirez, Zé Rafael, Bruno Henrique e até Veiga seriam as melhores alternativas.

Nessa hipótese  com Luiz Adriano de centroavante mais Dudu e outro atacante, escolhido entre Willian, Rôni e Gabriel Veron, e o time mais ou menos assim:

Weverton, Menino, Felipe Melo, Gustavo Gòmes e Viña (Diogo Barbosa). 
Ramirez, Bruno Henrique, Zé Rafael (Raphael Veiga), Dudu.
Veron, (Rôny) (William) e Luiz Adriano.

A partir desse suposto time até a montagem de um outo, agora ofensivo, bastaria substituir um meio campista mais defensivo por um atacante e colocar em campo, preferentemente, os jogadores mais agudos.

Um exemplo de time ofensivo:

Weverton, Menino, Felipe Melo Gustavo Gòmes e Viña.
Zé Rafael (Ramirez) Bruno Henrique e Dudu
Veron (Rôny), Luis Henrique (Willian) e Willian (Veron) (Rôny).

Há uma vasta gama de escalações considerando-se a perspectivo do aproveitamento até do improdutivo (ao menos até hoje) Lucas Lima.

Nas circunstâncias atuais, eu olhando de longe, daria preferência a um time mais balanceado, que começaria assim:

Weverton, Menino, Felipe Melo, Gustavo Gòmes e Viña. 

É o que de melhor o Palmeiras tem para guarnecer "a porta da cozinha" (royalties para o grande João Saldanha) e que vem dando plena conta do recado. 

Vejam que Melo, apesar das críticas, tem sido o melhor zagueiro do Paulistinha e tem feito uma dupla (quase) perfeita com Gòmes.

No meio de campo escalaria Ramirez, pela experiência, desde que em boa forma física.

Escalaria também Bruno Henrique que em 2020 está correndo mais do que no ano passado, ajudando mais na cobertura e é um dos líderes positivos do time.

É desnecessário dizer que Dudu seria titularíssimo em qualquer posição do meio de campo para a frente.

Só que eu o escalaria como meia armador por não termos esse homem no elenco. Como se sabe, Lucas Lima, ao menos até agora, fracassou e o Palmeiras não partiu para a contratação de um jogador desse jaez e importância. 

Não sei se por orientação de Luxa -acredito que sim- Dudu  chegou a atuar como meia de ligação na última meia hora do jogo contra o Santos e não só mostrou toda a sua inegável categoria como provou que pode exercer com proeficiência a importantíssima função. 

No ataque eu recolheria Luiz Adriano ao banco e escalaria em rodízio e movimentação constante este trio imarcável: Veron, William e Rôny.

Resumindo o meu time:

Weverton, Menino, Melo, Gòmez e Viña.
Ramirez ou Zé Rafael, Bruno Henrique e Dudu.
Veron, William e Rôny.

Esse time, bem treinado, teria condições de enfrentar o Flamengo de igual para igual e os demais clubes brasileiros em condições de superioridade.

E seu time preferido qual seria?

COMENTE COMENTE COMENTE



FICHA TÉCNICA ANUNCIADA:
Tigre x Palmeiras
Local: Estádio Monumental Victoria, em San Fernando (ARG)
Data: 04/03/ 2020 (quarta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Dionisio Ruinz (COL) e Miguel Roldan (COL)
Tigre: Marinelli; Acuña, Alcoba, Moiraghi e Lucas Rodríguez; Prediger, Jorge Ortiz, Cavallaro e Diego Morales; Emanuel Dening e Marcelo Larrondo (ou Carlos Luna)
Técnico: Néstor Gorosito

Palmeiras: Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gómez e Viña; 
Bruno Henrique, Ramires, Dudu e Willian (Rony); Luiz Adriano e Rafael Veiga,
Técnico: Vanderlei Luxemburgo