Observatório Alviverde

29/11/2018

PALMEIRAS CONTRATA O PRIMEIRO REFORÇO PARA 2019!



Zé Rafael, meiocampista do Bahia, já é jogador do Palmeiras que fez valer sua prioridade na compra desse jogador.

Tudo ficou definido em uma reunião, ontem, na Academia de Futebol do Verdão, entre os presidentes Guilherme Bellintani, do Bahia e Maurício Galliote, do Palmeiras, com  a assessoria de seus respectivos diretores de futebol, Mattos, inclusive. 

A nova aquisção palmeirense, Zé Rafael, 25 anos, paranaense da cidade de Ponta Grossa, é um jogador de estatura média para os  padrões vigentes no Brasil.

Tem 1,75 m de altura e 71 quilogramas de peso, mas é muito forte, tem grande disposição em campo, é muito voluntarioso e tem um estilo de jogo que se assemelha ao de Moisés.

Segundo sites do E.C. Bahia, Zé Rafael, este ano, esteve perto de jogar  setenta partidas vestindo a camisa do Tricolor Bahiano em cinco competições distintas: Campeonato Bahiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão Série A.

Os números de Zé Rafael são excelentes em todas as competições das quais participou vestindo a camisa do "Esquadrão de Aço",  sendo um jogador de participação e produtividade muito acima da média.

No Bahia era, a um só tempo, cérebro e pulmão e, não obstante essas importantíssimas qualidades, era, de quebra, um dos artilheiros do time.

Em suma trata-se de um jogador sério, de muita aplicação, que  dá tudo de si e corre e se esforça o tempo todo.

Da mesma forma, não gosta de firulas, marca muito, mas, ao mesmo tempo, sabe criar.

É muito bom de passe e de "assistências", com elevado poder de finalização e muitos gols embora seja um atleta, muito mais, de marcação, apoio e assistência, do que propriamente um definidor. .

Por tudo o que dissemos e pelo fato de Zé Rafael marcar muito, saber criar e ter bom passe e bom fõlego, neste momento eu vislumbro Moisés e Lucas Lima  esquentando o banco pra ele, embora, na Hora H existam sempre outros fatores que definem as titularidades.

Moisés e Lucas (jogadores de grande potencial) podem voltar a jogar o que sabem e, aí sim,  voltarem a ser os titulares.

Em relação a Zé Rafael, cujas funções primaciais no Bahia são aquelas de defender e distribuir o jogo, trata-se, também, de um definidor, de um artilheiro.

Em 67 jogos disputados por ele em 2018, assinalou 13 gols e estabeleceu uma média de  0,19 por partda ou, aproximadamente, um gol a cada cinco jogos, sendo que seus números são considerados   muito bons considerando-se que essa não é a função de Rafael,

Em 2018, assinalou 13 gols e estabeleceu uma média de 0,19, sendo que seus números são considerados muito bons.

Mas quem vai saber falar melhor do que eu sobre esse atleta é Ney Verde, haja vista que há bem poucos anos Zé Rafael foi um dos destaques do Londrina no Brasileirão da segunda divisão. (AD) 

COMENTE COMENTE COMENTE

NÃO ME SURPREENDEREI SE FELIPÃO TOPAR ASSUMIR A PRESTIGIOSA E TALENTOSA SELEÇÃO COLOMBIANA!


A notícia de uma possível ida de Felipão para o futebol colombiano pode ter causado surpresa a maioria dos palmeirenses. A mim não me causou, sequer, espécie.

A experiência ensinou-me que os finais de ano, por falta de eventos importantes, são carregados de notícias bombásticas que, na maioria absoluta dos fatos, dão chabu e nunca acontecem.

Da mesma forma, como tenho o suficiente discernimento para afirmar que essa notícia, veiculada pela mídia de uma forma sensacionalista, não passa de mera especulação, arrisco-me a afirmar que, "se, de fato, Felipão for procurado pelos dirigentes dessa importante seleção sul-americana, ele não ira pestanejar e dirá, imediatamente, que aceita.

Digo isto porque, embora não declare, Felipão deixa transparecer que tem ainda tem engasgado e parado na garganta aquele 1x7 da Seleção Brasileira contra a Alemanha...

Quem não sabe que ele apreciaria muitíssimo se surgisse uma oportunidade de superação desse doloroso tropeço para que obtivesse seu perdão e redenção por parte da torcida brasileira?

Numa eventual transferência, Scolari sabe que caso essa transferência se materialize, terá de vivenciar muitos problemas  entre os quais a saída de um clube com o qual tem plena empatia, e, sobretudo, problemas de ordem familiar.

Sei -o Brasil inteiro sabe-, perfeitamente, que Scolari está satisfeito com o Palmeiras e o Palmeiras, nas mesmas medida e proporção, também está satisfeito com Felipão, mas, ainda assim acredito que se houver a formalização e oficialização da proposta ele não permanecerá no Verdão.

Digo isso, apenas por isto: 

"não houvesse o homão deixado a Seleção Brasileira de uma forma tão traumática e eu estaria convicto de que ele não ligaria a menor importância aos colombianos, mas o que entra em jogo desta vez é muito mais importante para Scolari algo a que chamamos de brio profissional."

Conhecendo o caráter de Scolari, sei, perfeitamente, que se ele se transferir para o futebol colombiano não terá sido por ambições financeiras porquanto ele é um cidadão realizado financeiramente, porém detentor de uma grande frustração, do ponto de vista profissional.

Acho difícil que ele se contenha na eventualidade de uma proposta colombiana, país de um futebol riquíssimo, de grandes talentos individuais, mas que sempre careceu de liderança e organização, especialidades, aliás, do atual técnico do Verdão. 

Você acredita que Scolari sai ou fica?

COMENTE COMENTE COMENTE