Observatório Alviverde

09/11/2019

MUITOS SE ESQUECEM QUE O BRASILEIRÃO AINDA NÃO TERMINOU!


ANTES DO CLÁSSICO EU DISSE ISTO:

"Os jogadores do Palmeiras sabem que têm o dever de ganhar o "derby" de hoje no Pacaembu.

Eu, particularmente, creio -firmemente- numa vitória tranquila porque o Verdão é muito mais time.

E vocês?"

------------------------------------------------ 
DEPOIS DO CLÁSSICO EU DIGO ISTO:

Meus amigos, há de se dizer que os jogadores encarnaram o espírito do guerreiro e, como tal, se estão sujeitos às críticas, não podem ser expostos à execração.

O Palmeiras dominou o "derby" do começo ao fim, acuou o adversário, não deu-lhe o mínimo espaço, arrematou muito mais ao gol, e perdeu até pênalti. 

Se o domínio palmeirense fosse estampado no placar, o Verdão teria vencido o "derby" por 2 ou mais gols de diferença.

Como criticar então um time que lutou, se esforçou, deu tudo de si, dominou completamente o adversário,  buscou o resultado positivo do início ao fim e só não venceu por aspectos a um só tempo inerentes e alheios ao jogo?

Na verdade mesmo apresentando um futebol infinitamente superior, o Palmeiras quase perdeu para o  maior rival que, como antecipei, jogaria pelo acerto de uma bola, o que acabou ocorrendo nos minutos finais do jogo.

Aliás, sem goleiro e sem ninguém à frente o lateral curicano, se chutar dez bolas como aquela dificilmente acertará o gol com tanta precisão como ontem. Uma lástima para os palmeirenses!

Menos mal que o Palmeiras no paroxismo do desespero conseguiu fazer o que tentara desde o início do jogo, isto é, ajustar um lance e marcar o gol de empate. 

Aconteceu ao apagar das luzes de um espetáculo em que só um time jogou e o outro foi, visivelmente, bafejado pela sorte e por um certo auxílio da arbitragem que permitiu o carrossel de falta dos jogadores curicanos e não puniu, sequer, uma única falta das dezenas cometidas sobre Dudu que jogou, mais uma vez, muito mais sentado do que em pé. 

O Curica, limitou-se apenas a se defender, como se fosse um time pequeno (sou convicto de que é), embora esteja longe (reconheça-se) de ser um clube pequeno!

Mas como criticar o time palmeirense no confronto de ontem se jogou com raça, estoicismo, disposição, amor à camisa e superou, completamente, o rival?  

Fazer o que se a bola se recusava a entrar? Eu criticaria o time, sim, se não criasse nenhuma jogada ofensiva e se percebesse a acomodação dos jogadores em campo. Nada disso ocorreu!

Como censurar jogadores que lutaram do começo ao fim pelo resultado, diante de um adversário "mais encolhido do que brim de segunda", que jogou inteiramente na defesa no aguardo de um contra-ataque?

Críticas há de se fazer, sim, mas com equilíbrio, respeito e decência, mas os fanáticos não conseguem exercer o sacratíssimo dever da crítica construtiva sem fazer uso de expressões chulas tipo mer... bost..., e outras congêneres. 

Outro dia xingavam os jogadores de vagabundos, FDPs e até de lazarentos, esta última uma expressão que eu não ouvia há mais de 40 anos.

Por que chegar a esse extremo se o campeonato está em curso e, repito, o Palmeiras ainda precisa de alguns resultados para que possamos vivenciar um ano melhor em 2020?

Por que tanto desrespeito pelos seres humanos que cumprem nesta terra a sacratíssima missão de levar diletantismo e alegria às pessoas neste plano de expiação e de provas?

Sinto um profundo asco quando leio citações de palavrões desclassificantes em relação aos jogadores que têm filhos, família, amigos só porque não agradam A ou B. A culpa não é deles, mas, com certeza, de que os contratou.

Em vez de dizer fulano é limitado, não tem bola para jogar no Palmeiras escrevem que o atleta é vagabundo, um bosta, um merda e o mandam à PQP. Pode?

Ontem queiram ou não, o Palmeiras jogou melhor que o adversário e mereceu vencer. O que for dito ao contrário é mera oposição pelo simples prazer de se opor.

Se o time não tem bola para o título, se o grupo é ruim, se tem jogador que merece ser dispensado, se o treinador não tem capacidade (está mostrando que sim), se não tem ninguém que preste nesse elenco, esse é um outro assunto a ser debatido na transição para a próxima temporada. Falar disto agora, não é inteligente e nem contribui para nada.

O que me faz morrer de rir é a incoerência de alguns que publicam que o time não vale nada, que o elenco não presta, que tudo está perdido em 2019, mas, incoerentes, pedem a cabeça do treinador.


Como é que Mano pode realizar um grande trabalho sem ter material humano eficiente e suficiente? 

Pelo que tem em mãos está realizando um trabalho exemplar e a continuar assim até o final do Brasileiro, serei partidário de sua continuidade, respeitando, claro, todos aqueles que pensam de maneira diferente e que sustentem as suas teses tecnicamente sem recorrer aos famigerados palavrões e ofensas gratuitas.

Peguem como exemplo Jorge Jesus. Enquanto não chegaram os reforços de peso, isto é, os jogadores acima da média, o time dele era perdedor. Só se ajustou e se acertou quando foi reforçado.

O Palmeiras, infelizmente, não soube se reforçar porque, desconfia-se, o diretor de futebol pensa muito mais em si e em seus apetites do que, propriamente, no clube.

Então, por que e para que agitar o ambiente e criar um clima de crise num momento em que o Palmeiras ainda luta matematicamente para tentar um quase impossível título?

Por que menosprezar os jogadores do elenco na rota final de um campeonato que vale o passaporte direto para a segunda fase da Libertadores? É um desserviço ao clube!

Por que colocar os jogadores abaixo da linha de crítica quando se está a seis rodadas do final de um campeonato, sabendo-se que, pelo regulamento, não é possível inscrever mais ninguém?

Será que um time que supera os números até de outros certames em que chegou ao título, está tão ruim quanto continuam tentando pintar?

Nossa torcida, mais do que exigente, no duro, no duro, é, mesmo, prepotente! 

É inadmissível que digam que um time que é o segundo da temporada não presta, não vale nada, que não tem nenhum jogador aproveitável ou coisa assim. Isso é coisa de imaturos, de doentes ou de fanáticos. Não há outra explicação!

Uma coisa é criticar pontualmente Mano Menezes e outra é dizer que ele não presta, que não serve pra nada, que o time tem de jogar pra frente como exige a mídia e outras bobagens mais. 

Mano, justiça seja feita,  pegou o bonde andando de um time acostumado a jogar na defesa (mesmo esquema do Curica de ontem) e mesmo sem os jogadores mais adequados e indicados ao sistema de jogo que deseja aplicar, tem estabelecido um recorde de resultados positivos.

Os números estão aí para provar! Ou não?

Ontem eu afirmei, repito, que ganhar o clássico era um dever mas não posso acusar Mano ou os atletas de  terem se omitido porque sei que o jogo é jogado e o lambari é pescado (Jair Pereira) 


Há que se lembrar que do outro lado havia uma camisa tão pesada e poderosa quanto a do Verdão, vestida pelo nosso maior rival.

Vou além e lhes digo. Sem Mano as coisas iriam ser infinitas vezes piores do que imaginam os fanáticos. Ele superou as minhas expectativas e vem mantendo a invencibilidade, malgrado as contusões, os problemas e as próprias limitações do elenco. 

Quem, como Mano, que pegou um time da mão dos outros, montado pelos outros, condicionado a esquemas dos outros e com as "igrejinhas" dos outros, conseguiria realizar uma campanha tão boa e muito compatível com a grandeza palmeirense?

Continuarei criticando construtivamente Mano ou qualquer jogador que atue mal, mas, fique bem claro, apenas e tão somente no contexto do próprio jogo. 

É preciso acabar com essa doença mental segundo a qual ganhou é o maior do mundo, mas, perdeu é o pior. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É preciso equilíbrio na hora de criticar!

Vou esperar o desfecho deste Brasileiro no qual, quem analisa futebol com a cabeça, não com o coração, sabe que a campanha palmeirense é muito boa e o Palmeiras é o segundo colocado, estando atrás apenas de um time que a mídia está colocando, embora eu não concorde, como um dos melhores de todos os tempos.

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

SE PASSAR HOJE PELO CURICA O PALMEIRAS TERÁ MOTIVAÇÃO E CONDIÇÕES PARA BRIGAR PELO TÍTULO!



Ontem estive pensando em tudo aquilo que pode prejudicar o Flamengo em sua luta pelo título.

Falei de contusões e o Fla já está sem Arrascaeta, com entorse no tornozelo, sem um prazo para voltar ao time. Como ele fez falta ao rubro-negro quinta-feira contra o Botinha!

Falei de jogadores se poupando para não ficar fora da grande decisão com o River, embora o fenômeno, sempre natural, não tenha ocorrido ao menos até agora. Elogiei o Mister por isto!

Falei das brigas por ciúmes entre os jogadores. Já ocorreram algumas, a mídia "passou o pano" e minimizou-as, mas podem ocorrer outras, sim senhor.

Falei que qualquer time que imitar o sistema de marcação utilizado pelo Botafogo, isto é, que marque individualmente e sob pressão Bruno Henrique o tempo todo, tem meio caminho andado para limitar o potencial ofensivo rubro-negro.

E se quiserem aperfeiçoar o sistema, marquem individualmente (também) o Méssi deles, Éverton Ribeiro, responsável pela armação pelo lado direito do campo e pelo meio.

Ah, e antes que eu esqueça, o tal Gabi-Gol tem de ser marcado apenas prevenindo o seu chute de pé esquerdo, sem tantas preocupações com o destro, haja vista que o pé direito ele só tem mesmo para subir degrau de carro ou escadaria de vestiários 

A respeito do Fla, só não falei ainda do desgaste físico que já é visível e começa a tomar conta do elenco, colocando-o, como já se verifica, à condição de time normal, perfeitamente  enfrentável e superável. 

Do ponto de vista matemático, fiz, ontem, novas projeções de título, mas apenas em relação aos dois únicos clubes que podem chegar,  Palmeiras e  Fla, e gostaria que vocês analisassem comigo. 

A grande pergunta é esta: será que ainda dá para que o Verdão conquiste o título? 

Em meu critério de análise sim, embora tenham de ocorrer, concomitantemente, duas situações distintas e bem difíceis. 

Uma é o Flamengo empatar ou perder alguns de seus jogos. 

A outra é o Palmeiras vencer (quase) todos os jogos que vai disputar daqui ao final do campeonato nas sete rodadas que ainda restam.

Pela ordem, o Fla tem 74 pontos e o Palmeiras, 66.

Considere-se, preliminarmente, que a larga diferença de 8 pontos só poderá cair ou diminuir nas condições que vamos enumerar, desde que o Palmeiras consiga vencer o Curica logo mais, manter o nível de produtividade e alcançar os resultados que vem obtendo sob Mano.

Mas, registre-se novamente, isto é tão difícil quanto o Flamengo perder. 

Fiz, então, a simulação com resultados que em minha opinião, são todos lógicos, com tendência a se consolidar, inclusive.

Eles mostram que uma virada palmeirense não é tão impossível quanto prevê a mídia. 

Senão, vejamos e façamos, então os cálculos

32ª rodada
O Fla vence o Bahia no Maracanã e vai a 77 pontos.
O Palmeiras vence o Curica e vai a 69 pontos, mantendo a diferença.

33ª rodada
O Fla perde para o Grêmio em Porto Alegre e fica nos 77 pontos.
O Palmeiras derrota o Bahia em Salvador, vai a 72 e fica a 5 pontos do Fla.

34ª rodada
O Fla empata com o Vasco e vai a 78 pontos.
O Palmeiras derrota o Grêmio em Sampa e vai aos 75 pontos.

35ª rodada
O Fla vence o Ceará no Maracanã e sobe para 81 pontos
O Palmeiras derrota o Flu no Rio e sobe para 78 pontos.

36ª rodada
O Palmeiras derrota o Fla em São Paulo e ambos empatam em 81 pontos
Obs - O Fla terá a vantagem no número de vitórias, 25 x 24.

37ª rodada
O Fla derrota o Avaí no Rio indo para 84 pontos.
O Palmeiras derrota o Goiás em Sampa e também vai para 84 pontos.
Obs - O Fla continua melhor em número de vitórias, 26 x 25.

38ª rodada
O Fla perde para o Santos na Vila e permanece com 84 pontos.
O Palmeiras empata com o Cruzeiro em BH e é campeão com 85 pontos.
Obs - Terminariam empatados em vitórias, 26 x 26.

FINAL: 
PALMEIRAS, CAMPEÃO COM 85 PONTOS 
FLAMENGO, VICE-CAMPEÃO COM 84 PONTOS 

Hipótese - Caso o Fla também empatasse com o Santos, com 26 a 26 em número de vitórias,  o maior número de gol marcados decidiria o Campeonato.  Neste momento o Flamengo lidera o item (65 x 50) mas a bola e as águas ainda vão rolar de hoje até o dia 8 de dezembro.

Acho que deu pra perceber que não está tão impossível assim uma mudança na chamada atropelada final em busca do título, embora o favoritismo (questão de lógica e realidade) seja do Flamengo

Mas para que tudo o que colocamos possa ter chances de ocorrer, tem de começar a partir de uma vitória alviverde esta noite no maior clássico brasileiro, o "derby" Palmeiras x Curica!


Perder (nem penso nisso) significará, como diz uma velha frase do boxe, "jogar a toalha  e dar por perdida a remota porém possível conquista do título do Brasileirão. (AD)

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE