Observatório Alviverde

22/02/2024

WEVERTON TEM DE SER RESPEITADO E LOMBA MAIS BEM APROVEITADO !!!

 

Quero voltar um pouco no tempo para fazer justiça ao goleiro Weverton, que ainda jaz inerme e inerte, crucificado no gólgota da ignorância, da vaidade, da ingratidão e da impiedade de tantos palmeirenses. 

Ninguém discute a falha ridícula por ele cometida, e, menos ainda, nega a infantilidade dele "naquele lance", repito, "naquele lance", volto a repetir pra que fique bem claro, "naquele lance" em que o Corinthians ressuscitou à última hora, e se livrou da derrota e da ameaça de rebaixamento exclusivamente em razão disso.

Consequência: 

O Palmeiras deixou de vencer outro "derby", porém  um "derby" que tinha, praticamente, nas mãos, por culpa de seu goleiro principal. 

Isso é grave?

Claro que sim, embora não seja uma "sangria desatada"! 

Trata-se, porém, de algo grave, na medida em que o time concedeu ao adversário, de mãos beijadas, um jogo que já estava em suas mãos.

É por isso que a expressão ameniza a dor da torcida embora exija tantas ressalvas. 

Por "culpa" de Ewerton o Palmeiras deixou de vencer um imperdível  "derby" no qual estabelecera uma vantagem inicial por dois gols, fora o "show de bola".

Aos que pensam assim, eu os convido a meditar nisto: quantos títulos conquistamos usando Weverton e suas defesas mágicas, mirabolantes e maravilhosas? A bem da verdade, não foram poucos!

Quantos lances rápidos que redundaram em gol, decorrentes da esperteza de Weverton na saída de bola? 

Nossos meio-campistas e atacantes "puxaram" quantos ataques, em tantos confrontos nos quais prevaleceram a nossa camisa e as nossas tradições?  

Ah, antes que eu esqueça, fique bem claro que fui contra a vinda de Weverton, a quem eu subdimensionava em razão do time que defendia e da qualidade dos goleiros que o antecederam no Verdão, mormente o extra série Fernando Prass, que o Palmeiras foi buscar no Vasco da Gama, emérito pegador de pênaltis.

Mesmo com a consagração posterior de Weverton, admito que alguns goleiros há no futebol brasileiro que o superem, em razão - principalmente - de sua vulnerabilidade no quesito em que ele mais se atrapalha e no qual é quase nulo: defesa de penalidades máximas. 

Mas quem, ao menos, o iguala nas bolas alçadas à área? 

E nos cruzamentos decorrentes de córneres? 

E nas saída da meta para tirar o ângulo de chute dos atacantes? 

E na orientação aos zagueiros?

Resumo da ópera: 

Weverton não é um simples goleiro, mas um goleiraço que presta serviços até à seleção brasileira, onde só não foi titular porque Tite, Fernando Diniz e a mídia não gostam do Palmeiras.

Finalizando:

Sei que a atuação de Ewerton nos últimos tempos, tem sido semelhante à daqueles goleiros varzeanos "dopo labore" que atuam apenas nos jogos do subúrbio em fim de semana e falham às vezes em certos lances de maneira horrível e horripilante...

Mas não deixo, também, de considerar suas magníficas atuações com a camisa palmeirense e digo, sem medo de errar que, desde sua contração, ele foi -sempre- um profissional de caráter, exemplar, dedicado, um autêntico líder dentro de campo. 

Mas, com tudo isso, houvesse mais critério da parte de Abel Ferreira, Lomba passaria a ter mais oportunidades no time principal e seria ele aquele que estaria em campo nas incômodas decisões por pênaltis !!!

COMENTE COMENTE COMENTE