Observatório Alviverde

30/05/2017

SOU CONVICTO DE QUE O PALMEIRAS VAI JOGAR MUITO ESTA NOITE EM PORTO ALEGRE!



Quando Cuca revelou que pouparia jogadores na maratona de jogos coincidentes do Brasileiro com a Copa do Brasil e da Libertadores, muito me desagradou. 

O Palmeiras, pelo elenco que tem e pelo que gasta mensalmente, tem de encarar quantas competições sejam necessárias com a mesma seriedade e responsabilidade, sem essa ou aquela de poupar jogadores ou o time principal.

A experiência de meio século de acompanhamento do futebol ensinou-me que quanto mais um time joga junto, quanto mais atua junto, muito mais ganha em termos de entrosamento, ajuste, acerto e espírito de equipe.

O time do Palmeiras, que sob Eduardo Batista literalmente quebrou em todos esses aspectos, muito longe de alcançar a coesão, perdeu a chance, sob Cuca, de obter o necessário e imprescindível entrosamento!

Infelizmente o novo técnico (equivocadamente) resolveu fazer optação por competições quando o certo seria tratá-las da mesma forma e com o mesmo peso, colocando em campo sempre a maior força disponível fosse qual fosse o jogo ou a competição.

O time misto que houvera sido escalado em Chapecó foi o primeiro erro da série que passou a ser inserida e escrita na vida do Palmeiras. Imaginaram se fosse Eduardo Batista que houvesse cometido o equívoco?

O "choque-rei" de domingo contra os bambis refletiu em campo tudo o que se imaginava em termos de maior ou menor esforço e aplicação de alguns jogadores, cujas atuações foram visivelmente  influenciadas pela perspectiva do jogo desta quarta-feira contra o Inter.

Eu diria então que o Palmeiras se poupou fora e dentro campo. 

Como um time nessas circunstâncias poderia vencer os jogos? Não venceu, mas perdeu e perdeu bisonhamente sem quase chutar ao gol!

Embora eu não me atreva acusar ninguém de comodismo por absoluta falta de provas, senti muitos jogadores palmeirenses sem pegada, sem "elan", sem entusiasmo e sem a motivação que deveria nortear-lhes a atuação e a participação naquele que é o segundo maior clássico do futebol de São Paulo e um dos maiores do Brasil.  

Então, muitos jogadores do Verdão procuraram muito mais garantir um lugar no time que enfrenta o Inter nesta quarta-feira! 

Grande parte do time não deu tudo de si e esteve bem abaixo do potencial de cada um, deixando muito a desejar no jogo contra os Bambis, sem valorizar o clássico na medida em que a torcida mais queria e desejava.

Hoje, véspera do jogo contra o colorado gaúcho pela Copa do Brasil, estou convicto de que o Verdão será outro time, muito mais vibrante e com tudo para vencer, apesar do jogo fora de casa e do tabu favorável aos gaúchos que, na maioria das vezes, prevalece nos encontros entre Palmeiras e Inter. 

Se o Palmeiras conseguir desqualificar os gaúchos amanhã em Porto Alegre, entrará no sorteio que vai definir a tabela das semifinais da Copa do Brasil, cujas datas ainda não são conhecidas.

Da mesma forma, a Sul-Americana também não divulgou as datas da sequência da Libertadores e o Palmeiras, forçosamente, terá, por algumas semanas de se desligar da competição, tanto e quanto da Copa do Brasil.

Nesse interregno, porém, o Palmeiras terá pela frente alguns jogos difíceis e importantíssimos pelo Brasileirão e já a partir do próximo domingo quando o Verdão receberá o Galo Mineiro no Allianz Park.

Em seguida, 4ª feira, dia 07/06, irá a Coritiba enfrentar o Coxa e no sábado dia seguinte 10/06,  recebe o Flu também no Allianz.

Dia 14/06, 4ª Feira, o Verdão descerá a Serra para enfrentar o Santos e fechará a semana no domingo dia 18/06 em Salvador contra o Bahia.

Já imaginaram se o Palmeiras esquecer desses jogos e ficar se cuidando para os jogos subsequentes da Copa do Brasil e da Libertadores, cujas tabelas ainda nem saíram?

Cuca precisa  -u-r-g-e-n-t-e-m-e-n-t-e-  definir o time base, a tática, seu modo de jogar e quando tiver de realizar um ou outro trabalho de descanso ou poupança de algum atleta, que o faça sem alarde, sem anúncio ou propaganda.

O importante é que o time principal ou time base seja mantido a fim de que possa readquirir aquilo que sobrou na temporada passada, o devido entrosamento.

Para encerrar é preciso acabar com essa cobrança exagerada que a mídia vem exercendo sobre o Palmeiras da obrigatoriedade de o time ganhar todas e de goleada.

Trata-se de outra estratégia negativista que visa a tornar excessiva a responsabilidade dos jogadores do Palmeiras.

É claro que se as vitórias vierem com folga, muito melhor! Porém, se vierem com dificuldades, ainda que seja como se diz exageradamente, por meio a zero, também serão muito bem recebidas!

Repito o que disse no início desta postagem: como não há nenhum jogo seja da Copa do Brasil ou da Libertadores marcado para os próximos dias e não existe essa bobagem de poupar jogadores, sou convicto de que o time do Palmeiras jogará esta noite com muita técnica, muita intensidade e nos fará lembrar daquele Palmeiras do ano  passado, lídimo campeão brasileiro da atualidade!

COMENTE COMENTE COMENTE