Observatório Alviverde

12/02/2011

PALMEIRAS 1 X 0 AMERICANA. NÃO FOI UMA VITÓRIA QUALQUER, MAS QUALQUER UM SABE QUE NÃO PRECISAVA SER TÃO SOFRIDA!

 

Todos conhecem o meu ponto de vista. Quero ganhar sempre, nem que seja por meio a zero.

Felipão também é assim.

Embora haja convergência em nossa visão de que o mais importante é o resultado, há profundas discrepâncias quanto aos nossos métodos de chegar a esse resultado.

Felipão parte sempre da premissa de que a melhor defesa é a defesa mesmo. Tal e qual Muricy Ramalho, seu seguidor, só sabe jogar assim.

Por isso, não hesita em abdicar de ofensividade para garantir um resultado, ainda que seja um frágil e reversível 1 x 0 estabelecido até contra times sem nenhuma expressão.

Antagonicamente ao pensamento de Felipão, parto do princípio diverso que ter em campo um time equilibrado, mas com predominância de ofensividade é muito mais producente, mesmo quando se trata de mera administração de resultados.

Um time forte na frente acua o adversário desencorajando-o de atacar ou de contratacar em massa.

Entretanto, mesmo nessa hipótese, terá facilitado o trabalho de buscar os gols decisivos, pois terá pela frente a defesa adversária completamente fragilizada e desmobilizada.

Quero ser sucinto na abordagem da vitória palmeirense sobre o time do Americana, enumerando, apenas, o que gostei e o que não gostei.

GOSTEI;

Da disposição espiritual do time após a dolorida derrota para os gambás.

Da forma e da disposição do time que jogou com muita entrega e disposição.

De como todos correram, marcaram, e se empenharam, sem dar chances ou espaços ao adversário que não conseguiu arrematar ao nosso gol sequer uma única vez.

Do ótimo preparo físico da equipe. Hoje, até Marcos Assunção esteve ao nível físico dos demais companheiros.

Dos três pontos muito sofridos que conseguimos arrancar de uma boa equipe, competitiva e muito bem treinada.

NÃO GOSTEI:

Do posicionamento essencialmente defensivista adotado pelo Palmeiras, jogando dentro de casa.

Do isolacionismo tático de Kléber, que continua sendo constante em nossos jogos, gerando falta de poder ofensivo e escassez de gols.

Da conduta (como sempre) apagada de Rivaldo, muito bom para marcar, correr e retomar a bola, mas um fracasso na saída para o jogo, errando a maior parte dos passes, dos lançamentos e dos cruzamentos.

Com a volta de Gabriel Silva, Rivaldo dificilmente será titular, embora se saiba que ele é um jogador essencialmente de grupo.

Na verdade, está colaborando taticamente com Felipão, já que sua posição de origem é a meia-esquerda.

Também não gostei da falta de ousadia de Felipão, mantendo em campo, sem alterações, um time que dominava territorialmente, mas que não tinha nenhum poder de penetração e que arrematava pouco ao gol.

Com atacantes rápidos no banco, ele optou por defender o resultado do que procurar a folga no marcador.

Só aos trinta e quatro do segundo tempo mexeu no time, sacando um jogador ofensivo, Tinga, e colocando em campo um volante-de-conteção. João Vitor.

A essa altura do jogo, como o adversário partia para cima, ele deveria ter colocado em campo Adriano ou Max para puxar contrataques e partir para o gol da confirmação e da consolidação da vitória,

Novamente o tradicional sentido de preservação de resultados de Felipão prevaleceu sobre o bom-senso. Ele tirou Luan e promoveu a estréia de outro homem de contenção, Chico, sem recorrer à terceira alteração para tentar um “plus” ofensivo.

Os dez mil pagantes do Pacaembu e os milhões de pessoas que assistiam ao jogo pela TV, ficaram, então, com o coração aos saltos e sobressaltos, angustiados até o apito final.

A torcida palmeirense passou a temer por outro dos rotineiros fracassos de final de jogo aos quais estamos tão acostumados, concedendo empates ou vitória aos adversários, no chamado “apagar das luzes” de cada jogo.

Mas, desta vez, afortunadamente, felizmente, conseguimos manter o resultado que nos recoloca à frente da tabela, na liderança absoluta deste paulistão 2011.

E VOCÊ, GOSTOU DO TIME, DO RESULTADO, DA LIDERANÇA?

OU, COMO EU, CONSIDERA QUE PODERÍAMOS TER EVITADO TANTO SOFRIMENTO?

COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE

Sportv – Transmissão excelente de Odiney Ribeiro, em cima da jogada e sem perder muito tempo com perfumarias. Carlos Eduardo Lino, conquanto discordemos em muitos conceitos (é normal) esteve muito bem! Parabéns!

 

 

Mais do que isso,

ACABOU A GORDURA! O VERDÃO TEM DE DERROTAR O AMERICANA DAQUI A POUCO PARA CONTINUAR LÍDER DO PAULISTÃO!

 

Marcos, Maurício Ramos, Lincoln, Valdivia, Dinei e Gabriel Silva, são as ausências do Palmeiras para pegar o Americana.

O jogo será daqui apouco, às 19,30, no Pacaembu.

A mais provável formação do Palmeiras.

Deola, Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Marcos Assunção, Márcio Araújo e Tinga; Luan, Kleber e Adriano (Chico).

Se Chico estrear, Adriano fica no banco. Se não, Adriano será titular.

Nosso adversário, o Americana,  tem se revelado um time forte, corredor, agressivo, ofensivo, competitivo, ostentando o terceiro lugar neste Pulistão com 13 pontos ganhos.

Como estamos com 16 pontos, podem nos alcançar e até nos ultrapassar na tabela, caso vençam o jogo por diferença de três gols.

A hipótese pode ser tachada de absurdo, mas não é impossível. O Palmeiras que se cuide!

O Americana tem um ataque mais produtivo que o nosso, tendo anotado 13 gols e o Palmeiras 11.

Levamos vantagem no ítem defesa. Sofremos 3 e eles, 8. Portanto temos um saldo de 8 gols contra 5 deles.

Considerando-se que vamos enfrentar um time muito perigoso, o que seria melhor para o Palmeiras?

Uma postura mais defensiva com Chico ou uma maior ousadia ofensiva com Adriano?

COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE

Antes, durante e após o jogo, até que seja publicada a postagem reeferente ao Palmeiras x Americana.