Observatório Alviverde

27/11/2009

MURICY RAMALHO! UMA DECLARAÇÃO INFELIZ!

Vi, há pouco, na tv uma declaração de Muricy Ramalho que me deixou contrariado. Parece que o nosso técnico encontrou, finalmente, a grande culpada pela derrocada da equipe no Brasileirão quando disse que " a exigência da ampliação do número de pontos no certame foi o fator desencadeante da queda de rendimento da equipe na competição".

Essa alusão velada à nossa torcida e à nossa coletividade insulta a nossa inteligência, porque isso não é verdade.

Trata-se de declaração absurda, estapafúrdia, ilógica, intempestiva e tudo o mais que queiram. E, se querem saber mesmo, evidencia a fragilidade emocional de um treinador, perdido no tempo, no espaço e, o que é pior, na própria concepção de suas convicções técnico-táticas.

Acostumado a dirigir os bambis, uma equipe que quando não vai bem encontra respaldo em árbitros e bandeirinhas para virar os jogos, Muricy, certamente, estranhou a inexistência desse fator à frente da S.E. Palmeiras.

Na realidade Muricy não pode culpar ninguém pela "debacle" de nossa equipe e se culpado existe ninguém será maior do que ele próprio. Foi brutal a metamorfose palmeirense na transição Jorginho/Muricy. O time travou, empacou e não houve quem o fizesse andar.

A tentativa da imposição do "jeito Muricy de jogar" foi o principal fator da derrocada verde. A camisa-de-força imposta ao time resultou em um efeito diametralmente oposto àquele que imaginava o novo treinador, do alto de suas tradicionais concepções.

Um time vivo, esperto, de toque de bola envolvente, vertical, jogando sempre em função do gol, indo sempre em direção ao gol, de repente tornou-se lento, previsível, estéril, limitado a uma exclusiva tática de jogo aéreo e circunscrito a lances de bola parada, como se fosse o inspirador do "samba de uma nota só".

Muricy, por essa declaração, mostra que está disperso, perplexo e nem acredita no que está acontecendo. Seu grande erro foi o de tentar impor uma tática, ainda que qualquer manual elementar de futebol advirta sempre que "o esquema depende das peças de que se dispõe".

Caindo no lugar comum, mas definindo com exatidão a atuação de Muricy, eu diria que ele tentou
inventar a omelete sem ovos. Não podia se dar bem!

Nós sabemos das dificuldades e limitações de elenco pelas quais passou o nosso técnico e as compreendemos, perfeitamente. Nem, com este comentário, estamos reivindicando o seu expurgo do Palmeiras. Só não podemos admitir que se culpe quem teve culpa muitos anos mas que, especificamente este ano, não teve a menor culpa, a torcida do Palmeiras (as organizadas, inclusive).

Se Muricy continuar (espero que sim) que a diretoria lhe forneça as peças necessárias para montar uma equipe que possa corporificar, isto é, que venha a mostrar em campo "o jeito Muricy de jogar". Sem um time nessas características, melhor seria prescindir dos serviços desse eficiente treinador e buscar outras alternativas.